Estudantes e professores do DED apresentaram trabalhos em Simpósio Internacional

DED_simposio_internacionalIntegrantes do Grupo de pesquisa “Relações entre Filosofia e Educação para a Sexualidade: a problemática da formação docente”, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), apresentaram trabalhos no III Simpósio Internacional de Educação Infantil e VII Congresso Paulista de Educação Infantil, realizado entre 4 e 7 de novembro na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Estiveram presentes nos eventos a mestranda em Educação Kátia Batista Martins, as estudantes do curso de Pedagogia e integrantes do Programa de Iniciação à Docência (Pibid) Juliana Graziella Martins Guimarães e Priscila Natalicia Bernardo e a pós-graduanda em Gênero e Diversidade na Escola (GDE) Fátima Ribeiro. Todas integram o Grupo de Pesquisa Relações entre Filosofia e Educação para a Sexualidade, coordenado pela professora do Departamento de Educação (DED/UFLA) Cláudia Ribeiro.

Além do Grupo, também esteve presente a professora do DED Carolina Faria Alvarenga, que participou da mesa de discussão na temática “Gênero e Sexualidade”. A professora apresentou as experiências do Pibid Pedagogia/UFLA e levou à tona as discussões sobre gênero e sexualidade com crianças pequenas.

Todos os trabalhos apresentados foram em formato de vídeo. Kátia Martins apresentou um vídeo intitulado “Fórum Sul Mineiro de Educação DED_simposio_internacional_2Infantil: Participação Social desde 1.999”; Juliana e Priscila abordaram “Lúdico Gênero e Sexualidade – a experiência do Pibid Pedagogia UFLA”; e Fátima Ribeiro apresentou “Tecendo Gênero e Diversidade Sexual nas Redes de Proteção: Sexualidade(s) e Infância(s)”, mostrando o trabalho desenvolvido na formação de professoras da educação infantil ao longo dos projetos executados e coordenados pela professora Cláudia Ribeiro.

Durante o evento foram sorteados alguns exemplares do livro Tecendo Gênero e Diversidade Sexual nos Currículos da Educação Infantil, obra organizada pela professora Cláudia Ribeiro, Editora UFLA, e o livro Educação e Diversidade: reflexões sobre o GDE, coordenado pelos professores do DED Carolina Alvarenga, Cláudia Ribeiro e Celso Valim.

Também estavam presentes no Simpósio e Congresso, pesquisadoras e pesquisadores com produção de conhecimento na área da educação infantil, DED_simposio_internacional_3como a professora Tizuko Morchida Kishimoto da Universidade de São Paulo (USP); Susanna Mantovani da Università degli Studi di Milano Bicocca, Itália; Daniela Finco da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); Ana Lúcia Goulart de Faria da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); o professor Miguel Gonzales Arroyo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Rita Coelho, coordenadora nacional da Educação Infantil do Ministério da Educação (MEC). Todos eles receberam o exemplar do livro Tecendo Gênero e Diversidade Sexual nos Currículos da Educação Infantil.

Texto: Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA, com informações de Fátima Ribeiro (Tatinha).