Professores da UFLA lançam livros com apoio do Centro de Educação a Distância

10.10 ceadCom o apoio do Centro de Educação a Distância da Universidade Federal de Lavras (Cead/UFLA), quatro livros acabam de ser lançados. Dois deles – “Educação Ambiental: Escola, Cidade e Impactos Ambientais” e “Educação Ambiental no Contexto Escolar” – são de autoria das professoras Rosângela Borém e Elaine Frade. Já a obra “Educação e Diversidade: Reflexões sobre o GDE” foi escrita pelos professores Carolina Alvarenga, Cláudia Ribeiro e Celso Vallin. O título “Produção de Material Didático para a Diversidade” tem como autora a professora Ana Paula Melchiori.

Os quatro livros foram produzidos a partir das experiências dos cursos de formação continuada ministrados para professores de educação básica, ofertados na modalidade a distância (EaD) por meio do sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), com recursos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), do Ministério da Educação (MEC).

“Nós do Cead/UFLA fizemos um grande esforço para garantir que os livros fossem publicados, pois são frutos dos conteúdos dos cursos de especialização a distância apoiados pela Secadi e das investigações e reflexões realizadas por docentes e discentes destes cursos. As temáticas tratadas são muito relevantes e atuais, com grande potencial de impactar positivamente o ensino, especialmente a educação básica”, relata o  coordenador da UAB na UFLA Cleber Carvalho de Castro .

Os cursos nos quais esses professores atuaram foram Educação Ambiental, Gênero e Diversidade na Escola, e Produção de Material Didático para a Diversidade.

Para as professoras dos departamentos de Biologia (DBI/UFLA) Rosângela Borém e de Educação (DED/UFLA) Elaine Frade, é um grande desafio executar um curso com a temática ambiental por meio da modalidade EaD; mas, para elas, por meio da união de esforços de cursistas, professores, tutores, coordenadores e técnicos da equipe multidisciplinar – além da equipe dos setores administrativos da UFLA – torna-se uma grande oportunidade.

“Todos orientados por um objetivo comum: superar obstáculos, inclusive os geográficos e temporais, para garantir qualidade de formação aos participantes. Compreender as especificidades dos cursos EaD e se preparar para elas foi um desafio significativo. Aprender e se especializar nos conteúdos complexos da Educação Ambiental, a distância, foi um desafio maior ainda”, relata a professora Rosângela.

Já os professores do Departamento de Educação (DED/UFLA) Carolina Alvarenga, Cláudia Ribeiro e Celso Vallin atuaram no curso Gênero e Diversidade na Escola (GDE). Para a professora Carolina a oportunidade de se aprofundar na área por meio dessa especialização e de publicar o livro é de extrema importância para fortalecer as discussões sobre gênero, sexualidades e relações etnicorraciais.

Para a professora do Departamento de Ciências da Computação (DCC/UFLA) Ana Paula Melchiori, que trabalhou com Produção de Material Didático para a Diversidade, os trabalhos desenvolvidos pelos cursistas constituíram um marco transformador do sistema educacional, incluindo os professores da educação básica na produção de materiais digitais, utilizando a tecnologia para auxiliá-los.

O Cead é resultado da institucionalização, na Universidade, da educação a distância ou semipresencial. Conta com profissionais, estrutura física e recursos didáticos, pedagógicos e tecnológicos que visam à garantia da efetividade das ações educacionais e à satisfação de professores e estudantes.

Sobre as obras

Educação Ambiental: Escola, Cidade e Impactos Ambientais e Educação Ambiental no Contexto Escolar, por Elaine Frade e Rosângela Borém:

educacao-ambiental-contexto-escolarA obra é composta por dois volumes que abordam temáticas voltadas para a ecologia e para os impactos ambientais, problemas de grande significado para a vida cotidiana das pessoas. Trata-se de um conjunto de trabalhos de conclusão de curso da pós-graduação em Educação Ambiental.

No volume Educação Ambiental no Contexto Escolar há os resultados de pesquisas que foram desenvolvidas no universo escolar por meio de experiências, projetos e atividades educativas a respeito da temática Ambiental.

 

educacao-ambientalJá o volume Escola, Cidade e Impactos Ambientais apresenta os resultados de estudos e pesquisas que versam sobre a temática Ambiental, tendo ligação com os impactos ambientais e exemplos de atividades mitigadoras, que representam uma gama de problematizações vivenciadas no dia a dia da sociedade.

 

 

 

 

educacao-e-diversidadeReflexões sobre o GDE, por Carolina Alvarenga, Cláudia Ribeiro e Celso Vallin:

O livro conta com artigos de professoras e professores que atuaram no curso de especialização em Gênero e Diversidade na Escola, nos anos de 2010 e 2011 e também de alguns trabalhos de conclusão de curso de estudantes.

A produção desse livro visa fortalecer e dar maior visibilidade às temáticas da diversidade, em especial gênero, sexualidades e relações etnicorraciais.

 

 

producao-material-didatico-diversidadeProdução de Material Didático para a Diversidade, por Ana Paula Melchiori:

O livro foi produzido a partir de projetos da Pós-Graduação Lato Sensu em Produção de Material Didático para a Diversidade, reunindo os melhores trabalhos de conclusão de curso, no formato de artigo, que foram apresentados em Workshops dessa Pós-Graduação, com a temática da diversidade. As apresentações ocorreram em 2011 e início de 2012.

Os trabalhos foram desenvolvidos em um modelo de construção multidisciplinar, onde a tecnologia associou-se ao conhecimento dos professores de ensino fundamental e médio, propiciando ações pedagógicas que inovaram o processo de ensino-aprendizagem. Assim, professores foram desafiados à construção de materiais didáticos, que geraram elevadas expectativas em professores e alunos envolvidos. Foram consideradas as possibilidades de a informática diminuir a distância entre a realidade do professor e do aluno.

Texto: Camila Caetano – jornalista, bolsista/UFLA