Encontro da Andifes reuniu comunicadores das universidades federais

Palestra de Douglas Falcão sobre divulgação científica
Palestra de Douglas Falcão sobre divulgação científica

Durante o 9º Encontro Andifes de Assessorias de Comunicação das Universidades Federais, representantes desses setores debateram sobre a comunicação pública exercida nas instituições de ensino. O evento foi realizado nos dias 24 a 26 de setembro na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém. A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) promoveu o encontro com os objetivos de debater temas que envolvem a dinâmica da informação dentro e fora das universidades e de estabelecer diálogos entre as assessorias de comunicação das instituições.

No primeiro dia, três temas foram discutidos: gerenciamento de crise, divulgação científica e orçamento das universidades. O coordenador de Comunicação em Ciência e Tecnologia da Embrapa, Jorge Duarte, fez a palestra de abertura, enfatizando como as crises tornaram-se mais instantâneas, com mais personagens e com a exigência de um enfrentamento adequado.

O diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do MCTI, Douglas Falcão, e a coordenadora do Laboratório de Comunicação Multimídia do Museu Paraense Emílio Goeldi, Joice Santos, discutiram a divulgação científica. Já o orçamento das universidades foi o tema de exposição do pró-reitor Tomás Dias Sant´Ana (Unifal-MG), presidente do Fórum de Pró-reitores de Planejamento e Orçamento das Universidades Federais (Forplad).

O segundo dia de atividades começou com a palestra da jornalista da Folha de S. Paulo Sabine Righetti, organizadora do Ranking Universitário Folha (RUF). Ela explanou sobre a elaboração de vários rankings no mundo e sobre como a Folha construiu o de universidades brasileiras. Nesse debate também participou o secretário executivo da Andifes, Gustavo Balduino. A reitora da Ufopa, professora Raimunda Monteiro, fez uma palestra sobre os desafios de implantação de uma universidade interiorizada, destacando dificuldades como a retenção de professores, mas também benefícios, como a geração de desenvolvimento local. O coordenador de Comunicação da Universidade Federal do Cariri (UFCA), professor Anderson Sandes, reforçou o debate falando sobre a experiência de trabalho da comunicação nas universidades recém-criadas.

andifes4A última mesa de palestrantes convidados recebeu dois especialistas em mídias sociais: Daniel Medeiros, coordenador de Comunicação Digital da Embrapa e Paulo Cesar Santos, chefe do núcleo de mídias sociais da Secretaria de Comunicação Social da Câmara dos Deputados. As palestras mostraram estratégias de divulgação de conteúdo, formato ideal, captação de seguidores, posturas de atendimento e respostas às críticas.

Durante a programação, as palestras foram intercaladas por relatos de experiências das assessorias das Universidades Federais. Doze representantes de universidades, inscritos previamente, apresentaram projetos e desafios, no momento do evento configurado para troca de conhecimento mútuo das diversidades de cada instituição.  A UFLA foi representada no evento pelo jornalista e coordenador de Comunicação Institucional Mateus Lima.

Com informações da Andifes