Semana Nacional dos Museus – veja a programação na UFLA e participe

Tela de Lasar Segall "Menino com Lagartixas" (1924) ilustra a identidade do evento.
Tela de Lasar Segall “Menino com Lagartixas” (1924) ilustra a identidade do evento.

Os museus da Universidade Federal de Lavras (UFLA) promovem, de 18 a 23 de maio, uma intensa programação que integrará a Semana Nacional de Museus. Visitas coordenadas, palestras, exibições de filmes, debates e oficinas de astronomia são as atividades que ocorrerão nos museus Bi Moreira e de História Natural, Câmpus Histórico e Ginásio Poliesportivo II da UFLA.

Toda a programação é voltada para o tema: “museus para uma sociedade sustentável”. O assunto foi lançado pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) para a celebração do Dia Internacional dos Museus, 18 de maio. Esta será a 13ª edição da Semana Nacional e o tema enfatiza o papel dos museus para a promoção da sustentabilidade. Assim, as atividades enfatizarão boas práticas de atuação dessas instituições, bem como conscientizarão o público sobre a necessidade de mais cooperação e solidariedade na sociedade.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), 1.387 instituições museológicas de todo o País participarão da Semana. Elas serão responsáveis por mais de 4.500 atividades. Na UFLA, as ações são promovidas pelas Coordenadorias de Museus e Patrimônio Histórico e de Cultura, vinculadas à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec).

MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL

18/5 a 22/5 – 8h30 às 17h30

• VISITA GUIADA – Visita à exposição permanente do Museu.
  • Necessário agendamento prévio.

19/5 – 19h às 20h30

• PALESTRA – Conversando sobre cultura e sustentabilidade.
  • Profª Luciana Braga Silveira (DAE/UFLA).

21/5 – 16h às 17h40

• EXIBIÇÃO DE FILME – “Surplus” (2003, Dir.: Erik Gandini). Exibição comentada.
  • Local: Sala de Audiovisual do Museu de História Natural da UFLA.

22/5 – 9h às 12h

• AÇÃO EDUCATIVA – “A Magia da Física e do Universo”. Apresentação de experimentos com materiais de baixo custo que exploram a observação de fenômenos naturais.
  • Coordenação: Prof. José Nogales Vera (DEX/UFLA).

22/5 – 19h às 22h

• OFICINA – Caravana Astronômica Palestras, oficinas, planetário, e observação do céu a olho nu e com telescópios.
  • Realização: Crea Minas – Crea Cultural – GAIA (Grupo de Astronomia e Astrofísica da PUC Minas)
  • Local: UFLA – Ginásio Poliesportivo II

23/5 – 9h30 às 22h

• Local: UFLA – Ginásio Poliesportivo II

MUSEU BI MOREIRA

18/5 – 8h30 às 10h

• PALESTRA – Museu Expandido: Plataforma de Redes Sustentáveis. Cláudio Santos Rodrigues (Voltz Design). Estudos de caso de plataformas de Redes Digitais e dispositivos interativos em Museus e Centros de Memória.
  • Local: Sala de audiovisual do Museu de História Natural da UFLA

18/5 – 10h30 às 12h

• RODA DE CONVERSA – Memória Afetiva e Patrimônio Cultural. Com Alessandra Soares (Voltz Design) e Patrícia Muniz Mendes (UFLA).
  • Local: Sala de audiovisual do Museu de História Natural da UFLA.

18/5 a 22/5 – 9h às 17h30

• VISITA GUIADA – Exposição temporária “Leonardo da Vinci: maravilhas mecânicas” (MAST).
  • Necessário agendamento prévio.

23/5 – 15h às 19h

• AÇÃO EDUCATIVA – Festim Sustentável: compartilhando momentos no Campus Histórico da UFLA. Visa sensibilizar o público geral sobre a importância do consumo consciente e a valorização do bem-estar.
  • Local: Campus Histórico da UFLA.

(Os Museus da UFLA estarão abertos das 14h às 18h)

Informações e agendamentos:

E-mail: museus@proec.ufla.br Tel.: (35) 3829-1206