Simpósio Internacional de Botânica Aplicada tem início nesta terça-feira (12/5)

simbot-2015Entre os dias 12/5 a 15/5, será realizado na Universidade Federal de Lavras (UFLA) o III Simpósio Internacional de Botânica Aplicada, XXXV Encontro Regional de Botânicos e I Encontro de Taxonomistas de Minas Gerais. Haverá a participação de professores de instituições públicas de ensino superior do Brasil e de professores vindos de instituições dos Estados Unidos, Bélgica e Holanda. A Associação de RPPN e outras Reservas Privadas de Minas Gerais (ARPEMG) também estará representanda.

O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Botânica Aplicada e pela Sociedade Botânica do Brasil, com o apoio da UFLA, das Universidades Federais de Alfenas (Unifal-MG) e de São João Del Rei (UFSJ), e do Núcleo de Estudos em Botânica Aplicada (Nebot).

O principal objetivo do evento é proporcionar aos participantes a oportunidade de interagir com renomados pesquisadores brasileiros e do exterior, a fim de compartilhar experiências, conhecimento e estabelecer parcerias. Também haverá a apresentação e discussão dos projetos de pesquisa em andamento de profissionais, estudantes de graduação e de pós-graduação, pesquisadores, entidades e órgãos ligados à Botânica e ciências afins.

O evento reunirá palestrantes da UFLA, além das Universidades Federais de Minas Gerais (UFMG), Viçosa (UFV), Juiz de Fora (UFJF), Ouro Preto (Ufop), Espirito Santo (Ufes), Uberlândia (UFU), bem como da Esalq/USP e da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Além disso, haverá a presença de três preleccionistas internacionais: Jorge Gardea-Torresdey (dos Estados Unidos), Maurice De Proft (da Bélgica) e Pieter Baas (da Holanda).

Os interessados deverão se inscrever até o dia 13/5 por meio do endereço eletrônico  http://www.sinbot.com.br/index.php/inscricoes. Para profissionais e pós-graduandos, a inscrição tem o valor de R$ 250,00; para graduandos, é R$ 150,00; e para sócios da SSB haverá um desconto de 30% na categoria.

Durante o evento, também será realizada a Exposição de Fotografias sobre o tema “Flora, biodiversidade, conservação e restauração”. Dessa forma, os participantes podem inscrever seus trabalhos fotográficos. Todos os visitantes da exposição poderão votar em até duas fotografias da exposição. A mais votada receberá um prêmio oferecido pela comissão organizadora do evento.

Também serão oferecidos os minicursos: Biomarcadores, Anatomia Quantitativa, Fundamentos Filogenéticos de Angiosperma, Ilustração Botânica e Taxonomia de Eriocaulaceae. Os interessados nos minicursos devem enviar um e-mail à coordenação (simposiobotanica@gmail.com) solicitando a inscrição no minicurso com o título “inscrição em minicurso”, juntamente com o comprovante de pagamento da inscrição digitalizado, além de indicar o minicurso de interesse.

Caso haja vaga disponível e seja confirmada a pré-inscrição do participante no minicurso, a organização do evento enviará um boleto por e-mail para realização do pagamento. As datas e locais dos minicursos serão divulgados até o dia 1º/5, no site do evento.

Mais informações:

Para outras informações, entre em contato com o Nebot ou com a Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Botânica Aplicada no Departamento de Biologia da UFLA, pelos e-mails nebotufla@gmail.com ou botanica@posgrad.ufla.br ou, ainda, pelo telefone (35) 2142-2068.

Confira:

– Os prazos com datas importantes: http://www.sinbot.com.br/index.php/datas-importantes

– A programação completa do evento: http://www.sinbot.com.br/index.php/programacao

– Cartaz do evento.

Camila Caetano – jornalista bolsista/UFLA, com colaboração de Wagner Alefe Schiavoni – bolsista/ASCOM