Comissão do MEC visita UFLA e Rede de Saúde de Lavras para acompanhar implantação do curso de Medicina

comissao-medicinaNo primeiro período letivo de 2015, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) dará início a uma nova fase, com a abertura do curso de Medicina. Para que o novo curso siga aos critérios de qualidade já consagrados na instituição, tanto o projeto pedagógico, quanto sua infraestrutura, estão sendo cautelosamente planejados de forma colaborativa por uma comissão especial de implantação.

Nesta semana, nos dia 13 e 14, o trabalho dessa comissão multidisciplinar foi positivamente avaliado pela Comissão Especial de Avaliação de Escolas Médicas do Ministério da Educação (Ceaem-MEC), representada pelas professoras Oscarina da Silva Ezequiel, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e Luciana de Almeida Silva Teixeira, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

A visita faz parte da Política Nacional de Expansão das Escolas Médicas das Instituições Federais de Educação Superior e tem como objetivo o acompanhamento e avaliação do processo de implantação dos novos cursos. Diferente das demais avaliações do MEC, a visita visa à colaboração e ao compartilhamento de experiências.

A professora Oscarina Ezequiel diz que leva uma ótima impressão da Universidade, tendo apreciado o projeto pedagógico desde sua primeira apresentação. Na percepção das duas avaliadoras, o processo de implantação do curso de Medicina na UFLA avançou muito e está em sinergia com a política do MEC que preconiza o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como elemento central do projeto pedagógico.

Oscarina Ezequiel mencionou como pontos especiais do projeto a interdisciplinaridade e a inserção progressiva na comunidade. Ela também destacou a infraestrutura e o sentimento de pertencimento de todos os servidores como diferenciais desta Instituição. “A UFLA já vem fazendo um trabalho brilhante para uma educação de qualidade e a expertise em outras áreas a credencia para a implantação do curso de Medicina”, considerou.

As avaliadoras foram recebidas pelo reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo; pela vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho; pró-reitora de Graduação, professora Soraia Alvarenga Botelho, pró-reitor adjunto de Graduação, professor Marco Antônio Villarta Neder; coordenador do curso de Medicina, professor Luciano José Pereira (DMV); assessora para Indicadores Institucionais, Cláudia de Fátima Pontello, além de integrantes da comissão formada para implantação do curso.

Participam dessa comissão os professores: Luciano Pereira (DMV), Thales Augusto Barçante (DMV); Joziana Muniz de Paiva Barçante (DMV), Cristina Delarete Drummond (DMV), Sandra Bragança Coelho (DCA), Giancarla Aparecida Botelho Santos (DEF), Priscila Carneiro Valim Rogatto (DEF), Cássio Vicente Pereira (Unilavras) e o médico e professor recém-empossado, Adriano José Pereira, além dos representantes da área médica: Maurício Alvarenga Junqueira, Lucas Giarolla Gonçalves de Matos, Hélio Haddad Filho, Ricardo Gama de Oliveira, Ana Paula Ticle de Carvalho e Márcia Regina Guedes.

Para a professora Joziana Barçante, a visita das avaliadoras foi extremamente positiva, pois as professoras contribuíram  para valorizar ainda mais a proposta pedagógica, aconselhando o aproveitamento das potencialidades da Instituição.

O reitor e a vice-reitora, professores Scolforo e Édila, agradeceram a visita, a sensibilidade e o compartilhamento de experiências que serão enriquecedoras para a Universidade. Eles destacaram que o curso de Medicina é um desafio para a Instituição, que almeja a expansão para novas áreas do conhecimento com a qualidade dos cursos já consolidados.

Rede Municipal de Saúde

Além das instalações na UFLA, as avaliadoras visitaram unidades da Rede Municipal de Saúde, como os postos do Programa da Saúde da Família (PSFs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidade Regional de Pronto Atendimento (Urpa), além do Hospital Vaz Monteiro e Santa Casa de Misericórdia de Lavras. Elas também foram recebidas pelo prefeito municipal, Marcos Cherem, que reforçou o apoio à implantação do curso de Medicina. Segundo o prefeito, o curso deverá ampliar a rede de atendimento aos usuários do SUS, incluindo a viabilização do tratamento de oncologia na cidade.

Para as integrantes da Ceaem, Lavras possui uma rede pública de atenção primária e hospitais que oferecem condições adequadas para o cenário de ensino e aprendizagem. Elas também destacaram o grau de comprometimento do Poder Público em relação ao projeto e a sua relação com a Universidade.

Membros da Comissão de Implantação do Curso de Medicina, da Ceaem-MEC e profissionais da rede pública de saúde na Urpa