UFLA consolida posição no grupo de instituições de excelência como a 2ª melhor universidade do País

MELHORA Universidade Federal de Lavras (UFLA) é a segunda melhor universidade do Brasil na avaliação de indicadores de qualidade da Educação Superior, divulgado no dia 6, pelo Ministério da Educação (MEC). Com o resultado, a UFLA se mantém no grupo de instituições de excelência, com conceito máximo no Índice Geral de Cursos (IGC/MEC), calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).

A classificação envolveu 2.171 instituições de ensino superior entre universidades, faculdades e institutos públicos e privados. O índice é elaborado anualmente com base na avaliação dos cursos de graduação e pós-graduação, incluindo notas para a infraestrutura, organização didático-pedagógica, corpo docente e desempenho dos estudantes. O índice considera o triênio antecedente à data de divulgação.

O cálculo do IGC é feito pela média ponderada dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) e dos conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável por avaliar os programas de pós-graduação. O CPC avalia o rendimento dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade (55% do total da nota), a infraestrutura (15%) e o corpo docente (30%).

Para o reitor, professor José Roberto Scolforo, o desempenho da UFLA no IGC reforça o acerto na condução das políticas acadêmicas até agora implementadas e o comprometimento de toda a comunidade acadêmica para que os critérios de qualidade sejam persistentemente buscados e alcançados. Ele ressalta que o segredo está no conjunto, na capacitação e na valorização das pessoas. “O desempenho da UFLA deve ser recebido com imenso orgulho, pois significa o reconhecimento do esforço, competência e dedicação de seus servidores, técnicos administrativos, docentes, discentes de graduação e de pós-graduação, comprometidos em galgar um novo patamar de excelência”.

Pelo 4º ano consecutivo, a UFLA lidera o ranking de todas as universidades de Minas Gerais e ocupa, no ranking nacional, posição de destaque, com valor de IGC contínuo de 4,23, atrás apenas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com 4,28. Na sequência, encontram-se ranqueadas a Universidade Federal do ABC (FABC), Unicamp, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Universidade Federal de São Carlos e Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Orgulho de ser UFLA

Avaliando a série histórica do IGC, desde seu lançamento em 2007, percebe-se que as únicas universidades federais que figuram entre as cinco primeiras do País, nos últimos cinco anos avaliados, são: UFLA, UFRGS e UFMG, demonstrando uma qualidade consolidada. Em 2007, a UFLA ocupava a 15ª posição.

Na avaliação da vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende von Pinho, o desempenho neste índice demonstra que a UFLA está no caminho certo ao aliar a qualidade de ensino de graduação e pós-graduação com investimentos crescentes em pesquisa, extensão e inovação. Ela destaca que apesar do crescimento que vem ocorrendo na UFLA, o bom planejamento institucional e o investimento em pessoal altamente qualificado têm assegurado uma reputação diferenciada, não apenas no que tange à ampliação de cursos e vagas, mas também na melhoria da qualidade do ensino e na capacidade de seus egressos.

Confira a lista completa das instituições avaliadas