Programa de pós-graduação em Botânica Aplicada é aberto

Sexto programa de pós-graduação vinculado ao Departamento de Biologia (DBI), o programa em Botânica Aplicada foi aberto em solenidade realizada dia 16 de março. A solenidade ocorreu no anfiteatro Magno Antonio Patto Ramalho, às 8h30.

O programa tem como objetivo formar mestres e doutores comprometidos com a ciência e a sociedade, orientando ações que contribuam para um manejo mais sustentável de sistemas naturais e agrícolas. Os pesquisadores contam com duas linhas de pesquisa nesse programa: Estrutura e Funcionamento das Plantas e Biossistemática Vegetal.

Trata-se do único curso no país com enfoque específico em Botânica Aplicada – enfoque já tido como tendência em outros países. Mesmo inédito, o projeto para sua criação em níveis de mestrado e doutorado foi aprovado pela Capes com conceito 5 para ambos os cursos, o que evidencia uma proposta de excelência.

A abertura do curso teve sua mesa de honra formada pelo reitor da UFLA, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, pelo pró-reitor de Pós-Graduação, professor  Mozar José de Brito, pelo chefe do Departamento de Biologia, professor César Augusto Brasil Pereira Pinto, pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Botânica Aplicada, professor Evaristo Mauro de Castro, e pelo coordenador da área de Ciências Agrárias da Capes, professor Moacir Pasqual.

Após a abertura, o professor Moacir, que coordena o Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia da UFLA, fez uma palestra sobre a avaliação da pós-graduação em Ciências Agrárias I pela Capes.