Câmpus da UFLA é monitorado por 228 câmeras de videossegurança – Veja a reportagem da TVU

Cibele Aguiar

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) acaba de dar mais um passo para consolidar a sua política de segurança no câmpus. Tendo como princípios a integridade física das pessoas que compõem a comunidade acadêmica e a segurança patrimonial da Universidade, estão sendo instaladas 228 câmeras para o monitoramento ininterrupto em uma central de videossegurança. Das 180 câmeras já instaladas em pontos estratégicos, 10 delas têm alcance de 360º, com ampla capacidade de registro de todas as movimentações.

A central de videossegurança está em atividade, com acesso restrito, no andar superior do Posto da Polícia Militar. O monitoramento é realizado 24 horas por dia por uma equipe de seis operadores, diretamente vinculada à Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI). De acordo com o diretor da DGTI, Erasmo Evangelista de Oliveira, houve um estudo para seleção da melhor tecnologia e o monitoramento adotado tem como objetivo a segurança da comunidade, inibição a atos de vandalismo ao patrimônio público, além do controle do tráfego nas vias do câmpus.

Privacidade será preservada por meio de normas para uso das imagens de videosegurança

O coordenador de Segurança da Informação, Clayton Ferreira Santos, explica que as normas que regem a central de videossegurança, bem como o uso das informações geradas, fazem parte de um documento aprovado em agosto de 2011 em assembleia do Conselho Universitário (Cuni), assim como o Plano Diretor de Tecnologia da Informação da UFLA. Ele ressalta que o uso das imagens segue a normas rígidas de privacidade, podendo ser acessadas apenas em processos administrativos ou judiciais.

Programa de segurança

O monitoramento pela central de videossegurança representa uma das ações do programa de segurança implantado na UFLA desde 2008 no âmbito do Plano Ambiental e Estruturante. Para o reitor da UFLA, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, o investimento em segurança, tanto no que se refere aos recursos humanos, quanto aos equipamentos de última geração, foi uma das prioridades de sua gestão.

De acordo com o vice-reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, foram planejadas diversas ações preventivas para garantir a integridade física da comunidade acadêmica e a segurança patrimonial, com especial atenção no período noturno, que já somam cerca de dois mil estudantes

“Temos um câmpus com 600 hectares de área e estamos caminhando para uma comunidade com 15 mil pessoas em 2014, portanto, a segurança deve ser nossa constante preocupação”, enfatizou Scolforo.

A primeira ação foi o cercamento de 13 quilômetros no entorno da UFLA, além de 23 quilômetros no interior do câmpus. Também houve a estruturação das Portarias e o aumento do efetivo da segurança, tanto do quadro quanto de funcionários tercerizados. Em 2011, foi inaugurado o posto fixo da Polícia Militar no câmpus da UFLA, reforçando uma parceria firmada em 1998, a qual  permitiu o patrulhamento da PM no câmpus. Retomar o projeto de controle dos veículos que acessam o câmpus será o próximo passo.

Veja a reportagem da TV Universitária

[vsw id=”Rz53RsLpnXo” source=”youtube” width=”425″ height=”344″ autoplay=”no”]