No ar, mais uma campeã de audiência e credibilidade


Divulgação

A população de Lavras e região já está acostumada a ligar a televisão e acompanhar, diariamente, informações que interferem diretamente no seu dia a dia. Um hábito que começou a ser cultivado quando, há dez anos, entrava no ar a TV Universitária. Um veículo de comunicação que nasceu com a missão de levar aos telespectadores informações com credibilidade, imparcialidade e competência. Ao longo dessa década, tem se dedicado a construir uma programação pautada na promoção da educação, cultura e cidadania, construindo uma sólida e estreita relação com a comunidade.

Inaugurada no dia 03 de setembro de 1999, a TVU, como é conhecida, atinge cerca de 20 cidades da região, totalizando um universo de quase 335 mil telespectadores. A emissora integra a rede de TV´s educativas do estado, sendo encabeçada pela Rede Minas. A concessão do sinal para geração é da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe), com transmissão pelos canais 13 e 15 (VHF).

Uma das missões da TV Universitária é de promover cultura e educação. Nestes 10 anos, foram produzidos programas variados, com notícias, entretenimento, esporte e cultura. Com uma produção eclética e voltada para os interesses da comunidade, a TVU trabalha, também, de forma a aproximar a Universidade da população, divulgando projetos desenvolvidos por professores e estudantes, com uma linguagem simples, dando destaque à aplicação dessas pesquisas no cotidiano das pessoas. “Nossa preocupação diária é oferecer ao telespectador uma programação de qualidade, com um conteúdo diversificado, focado na prestação de serviço, promoção da cidadania e interesse público”, afirma Mariza Alvarenga Mesquita Magalhães, diretora administrativa.

Desde o início de suas atividades, a TVU transmite, de segunda a sexta-feira, duas edições do jornalístico Universitária Notícias: às 11:30h e às 19:30h. Este telejornal leva aos telespectadores notícias factuais e de utilidade pública. Dentro de seu caráter educativo, é feita toda a cobertura do conhecimento gerado na Ufla, com o objetivo de divulgar essas ações para a toda a comunidade acadêmica e o público em geral. “Fazemos um jornalismo diversificado, com um misto de científico, comunitário e investigativo, sempre atento aos interesses da comunidade em geral”, define Suzem Kellen Assis, diretora de Jornalismo.

Quem assiste, comprova o sucesso

“Graças a TVU ficamos por dentro do que está acontecendo na região. Ela é a nossa voz e nossos olhos”.

Heloísa Resende Alves – Auxiliar de secretaria
“Divulgar as coisas que acontecem na Ufla é muito interessante. Prende nossa atenção e desperta nosso interesse. Parabéns a TVU pelos 10 anos de sucesso”.

Noemi Cristina Thomaz – Balconista
“A TVU é sucesso pela informação com credibilidade que ela transmite e pela prestação de serviços que beneficia a população”.

Pedro Henrique Mesquita – Operador de caixa

Valorização do real frente ao dólar influencia a inflação

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) calculado pelo Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (DAE/UFLA) registrou, pela sexta vez no ano, queda na média geral dos preços pesquisados, ou seja, “deflação”. Explica o prof. Ricardo Reis, coordenador da pesquisa, que “deflação é o inverso da inflação, não implicando que os preços de todos os produtos e serviços que compõem o índice tenham caído. Na deflação, o que cai é a média dos preços pesquisados, conforme sua ponderação (cada preço tem um peso no IPC).

 

Em novembro, a deflação foi de 0,03% e no acumulado do ano, o IPC da UFLA está em 2,23%; no mesmo período em 2008 (janeiro a novembro), o índice já tinha atingido 7,16%.

 

O crédito da poupança já atinge 6,47% em 2009, bem superior a inflação estimada pela UFLA.

 

No mês de novembro, a deflação ficou localizada principalmente nos itens que compõem os bens de consumo duráveis (eletroeletrônicos, eletrodomésticos, móveis e informática), cujos preços caíram 1,73%. De acordo com o prof. Ricardo Reis, “a taxa de câmbio tem um efeito direto no comércio internacional. Uma valorização da moeda nacional frente ao dólar faz com que os produtos importados fiquem mais baratos no mercado interno. Neste sentido, tende a elevar as importações de componentes para a indústria eletrônica, tornando os eletrodomésticos, eletroeletrônicos e os componentes de informática mais baratos”

           

O grupo alimentos também teve uma ligeira queda de 0,03% em novembro, principalmente no setor de produtos semielaborados. As maiores quedas foram as do arroz     (-3,9%), do feijão (-3,1%), da carne suína (-0,88%), da carne bovina (-2,02%) e da carne de frango, com baixa de 0,81%.Já os alimentos industrializados aumentaram 1,17% no mês e os produtos in natura tiveram alta de 0,11%.

 

O custo da cesta básica de alimentos para uma família de quatro pessoas teve queda de 1,96%. Em novembro seu valor ficou em R$343,58 e, no mês de outubro, esta despesa foi de R$350,45.

 

Os demais grupos pesquisados pelo DAE/UFLA tiveram as seguintes variações de preços em novembro: higiene pessoal, -0,03%; material de limpeza, -0,44%; despesas com vestuário, -0,01%; bebidas, 1,61% egastos com transporte, cujaalta foi de 0,35% no mês.

 

As demais categorias que compõem o IPC da UFLA se mantiveram, em média, com os preços estáveis em novembro: serviços gerais (água, luz, telefone e gás de cozinha), gastos com lazer, moradia, educação e saúde.

Situação desfavorável para o produtor em novembro

Pesquisa do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (DAE/UFLA), com base no levantamento mensal dos Índices de Preços Agrícolas, chegou à conclusão de que, em novembro, os custos para produzir, no setor agrícola, superaram, em média, os preços pagos ao produtor rural pela venda de seus principais produtos. Ou seja, o produtor rural teve prejuízo no cálculo do quanto ganhou com a venda dos seus produtos e do que gastou para produzir.

 

 Em novembro, o Índice de Preços Recebidos (IPR) pela venda dos produtos agropecuários teve queda de 2,39%, enquanto o Índice de Preços Pagos (IPP) pelos insumos agrícolas aumentou 6,01%. Esses índices estimam a variação da renda agrícola e o comportamento dos custos de produção do setor, respectivamente.

 

A pesquisa do DAE/UFLA faz o levantamento mensal de 42 produtos e 187 insumos agropecuários.

 

Explica o prof. Ricardo Reis, coordenador do índice, que a situação em novembro foi mais desfavorável no setor de grãos, principalmente para o milho e para o feijão, com quedas de preços de 3,77% e 6,94%, respectivamente.  Já o preço do café teve ligeira alta, para o produtor, de 2,0% e o preço do arroz se manteve estável.

 

Também contribuiu para essa situação desfavorável no campo, as quedas dos preços do leite pagos ao pecuarista. No caso do leite tipo B, a baixa foi de 6,94% e para o leite tipo C, o preço pago ao produtor caiu 8,96% no mês.

 

Já os hortifrutigranjeiros tiveram alta em novembro, ficando, em média, mais caros no campo 2,42%. As maiores altas foram para a alface (46,67%), a cebola (15,38%), a couve (17,65%) e a mandioca, com aumento de 7,9%. Dentre as principais quedas nessa categoria, destacam-se: o quiabo          (-34,48%); a banana (-2,11%); os ovos (-2,17%) e a batata fiúza, com queda de 14,71%.

 

Entre os insumos agrícolas, onerando os custos de produção no campo, as altas mais expressivas em novembro foram: fungicidas (2,82%); herbicidas (2,66%); maquinas e equipamentos (9,14%), frete do leite (11,11%) e adubos, com alta de 0,58%. A principal queda nesse segmento e que não deixou de ser uma surpresa, visto o período de plantio, aconteceu no grupo sementes e mudas, que foi de 21,4%.

O balanço acumulado do ano mostra que a situação do campo é bastante desfavorável, cujos preços médios dos produtos vendidos pelos produtores rurais, estimados pelo IPR, caíram 2,9% e os custos de produção, medido pelo IPP, aumentaram 9,44%.

Inep/MEC divulga dados do Censo da Educação Superior 2008

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep/MEC, divulga hoje os dados mais recentes da educação superior no Brasil. O Censo da Educação Superior, realizado anualmente pelo Inep, coleta informações sobre as instituições de educação superior (IES) em suas diferentes formas de organização acadêmica e categorias administrativas; os cursos de graduação presenciais ou a distância; os cursos seqüenciais; as vagas oferecidas; as inscrições; as matrículas; os ingressos e concluintes, além de informações sobre as funções docentes.

 

O Censo da Educação Superior 2008 revelou aspectos importantes da atual situação da educação superior brasileira, como o crescimento da entrada de estudantes. Em 2008, 1.936.078 novos alunos ingressaram no ensino superior, 8,5% a mais em relação a 2007. No total, o número de matrículas em 2008 foi 10,6% maior em relação a 2007, com um total de 5.808.017 alunos matriculados em cursos de graduação presencial e a distância.

 

Os dados de matrícula apontados pelo Censo se aproximam dos resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo a Pnad 2008, 5.932.244 pessoas freqüentaram cursos de graduação no Brasil. A diferença de 124.227 alunos entre os resultados das duas pesquisas pode ser atribuída à utilização de distintas metodologias e em razão do Censo da Educação Superior não incluir matrículas em cursos seqüenciais de formação específica no total de matrículas citado.

 

Nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), houve um incremento de 21.513 novas vagas na graduação presencial e a distancia, ou 12,2% em relação a 2007. Como conseqüência, a quantidade de candidatos por vaga diminuiu nessas instituições. O Censo 2008 revelou um aumento de 10,1% no número das matrículas em graduação presencial vinculado a instituições federais (IFES) em cidades do interior.

 

Em relação ao número de instituições de ensino superior em funcionamento, houve uma redução de 29 no Brasil, comparativamente ao ano anterior, finalizando a tendência de crescimento verificada em anos anteriores. Tal diminuição pode ser explicada pela integração de instituições, por fusão ou compra, observada nos últimos anos. De fato, a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, em muitos casos, se deu a partir da fusão de Centros Federais de Educação Tecnológica. Essa redução não se refletiu diretamente no ritmo de crescimento do número de vagas, inscritos, ingressos e matrículas.

 

No que diz respeito à organização acadêmica, as faculdades continuam representando a maior parte das instituições no Brasil, e cerca de 93% delas pertencem ao setor privado. No entanto, 53% dos alunos de graduação presencial estudam em universidades, 33% em faculdades e 14% em centros universitários.

 

Quanto ao número de cursos, houve um incremento de 1.231 (5,2%) novos cursos de graduação presencial nas IES brasileiras e apenas as IES estaduais não registraram crescimento em relação a 2007, com um decréscimo de 1,6% nos cursos ofertados. Do mesmo modo, houve o aumento de 7,3% (cerca de 319 mil) no número de vagas ofertadas em graduação presencial e a distância. As instituições privadas foram responsáveis pela oferta de cerca de 4 milhões de vagas em 2008, apresentando aumento de 4% em relação a 2007. Em 2008 foram ofertadas 463.969 vagas nos cursos de Educação Tecnológica, com um aumento de 17,8% em relação a 2007. As IES privadas são responsáveis por cerca de 94% dessa oferta.

 

Na graduação a distância, 115 instituições ofereceram 647 cursos em 2008. As matrículas na modalidade de ensino a distância aumentaram 96,9% em relação ao ano anterior e, em 2008, passaram a representar 14,3% do total de matrículas no ensino superior. Além disso, o número de concluintes em EAD cresceu 135% em 2008, comparado a 2007.

 

A quantidade de funções docentes em exercício no Brasil cresceu em 2008. Nesse ano foram observadas 321.493 funções docentes no ensino superior, um acréscimo de 4.452 em comparação com 2007, ou seja, de 1,4%.

Coleta

São as próprias instituições de ensino superior que enviam suas informações ao Inep, por meio de preenchimento de formulários eletrônicos. Os dados do Censo 2008 foram coletados de 25/03/2009 a 12/06/2009. As instituições tiveram ainda de 4/08/2009 a 5/09/2009 para complementar e corrigir eventuais erros nas informações prestadas.

Durante o período de preenchimento, os pesquisadores institucionais puderam fazer, a qualquer momento, alterações ou inclusões necessárias no conjunto de dados de suas respectivas instituições.

Estudantes iniciam maratona de provas do Novo Enem

Nos dias 05 e 06 de dezembro, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão aplicadas em 1829 municípios brasileiros. Cerca de quatro milhões de estudantes realizam no sábado a Prova I (Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias), das 13h às 17h30. No domingo, será aplicada a Prova II (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e a Redação), das 13h às 18h30.

 

Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 12h55. É recomendável que o inscrito compareça ao local de realização da prova com uma hora de antecedência. Todas as informações acerca de horário referem-se ao fuso de Brasília (DF).

 

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) aderiu integralmente ao Sistema de Seleção Unificada, proposto pelo MEC a todas as instituições federais de ensino superior, em substituição ao vestibular tradicional. Além disso, a nota será do novo Enem será utilizada como avaliação na 3ª Etapa do Processo de Avaliação Seriada (PAS).

 

Orientações gerais

 

Os candidatos devem apresentar o documento de identificação (original ou cópia autenticada), o Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem, a folha de respostas do questionário socioeconômico, caneta de tinta preta, lápis preto n°2 e borracha.

 

Não será permitida a consulta ou comunicação entre os inscritos, nem a utilização de livros, manuais, impressos ou anotações, máquinas calculadoras e agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, pagers, bip, walkman, gravador, mp3 ou superior, relógio com calculadora, canetas eletrônicas ou qualquer outro receptor ou transmissor de mensagens. Recomenda-se que o participante evite o uso de boné, óculos escuros ou qualquer outro objeto que cubra os cabelos e orelhas, por critérios de segurança.

Amigos e familiares prestigiam colação de grau especial

Amigos e familiares lotaram a Sala de Conselhos da Ufla, ontem, para prestigiar a colação de grau especial de quinze estudantes da graduação.

Durante a cerimônia, os formandos fizeram o juramento, receberam os certificados de conclusão de curso e assinaram a ata da sessão especial. 

Ao fazer seu pronunciamento, o reitor em exercício prof. José Roberto Soares Scolforo parabenizou os formandos por este momento tão especial e desejou-lhes que, por onde quer que sigam nesta nova fase de suas vidas, seja no mercado de trabalho ou mesmo em outra instituição de ensino (mestrado), levem e engrandeçam o nome da Ufla.

Confira o nome dos formandos abaixo. 

Agronomia

Alfredo Martini Neto

Pollyanna Aparecida de Carvalho

 

Medicina Veterinária

André Mendes Chaves

Bárbara Marchesin Bottosso

Bruno Vicentini

Eugênio Alves Pereira

Igor Carvalho Silva

Leonardo Pereira Mesquita

Renata Spuri

 

Ciência da Computação

Alexandre Ribeiro Fornari

Marcelo Messora Miranda

 

Engenharia de Alimentos

Bruno Giarolla Giarolla

Fabiano Ribeiro Nascimento

Karolina Crepaldi Lopes

 

Química

Ana Carolina Cunha Arantes 

Pró-Reitoria promove o concurso “Fotografe seu estágio”

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, por meio da Coordenadoria de Cultura, está promovendo um concurso Fotográfico com o tema “Fotografe seu Estágio”, no qual serão selecionados fotos e textos relacionados a estágios realizados por estudantes da Ufla.

 

Cada participante deve encaminhar à PROEC duas fotografias que ilustrem o trabalho desenvolvido no estágio realizado, impressas em papel tamanho 30X20 cm, acompanhadas de um texto que descreva as atividades vivenciadas no estágio.

 

As fotografias com o texto deverão ser entregues na PROEC, no período de 1 a 31 de março do ano que vem, sendo que, para participar do concurso, o estudante precisa estar matriculado nas disciplinas Estágio Supervisionado, Estágio Nacional ou Estágio Internacional.

 

Os três primeiros colocados serão premiados e o resultado do concurso será publicado no site. Mais informações poderão ser obtidas no edital que será disposto no www.proec.ufla.br, nos próximos dias.

Estudantes realizam provas do PAS neste fim de semana

Sábado e Domingo, dias 05 e 06 de dezembro, estudantes das séries iniciais do ensino médio iniciam uma maratona rumo à educação superior. O Processo de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade Federal de Lavras (Ufla) oferece aos candidatos a chance para os candidatos testarem seus conhecimentos em etapas consecutivas, através de avaliações aplicadas ao final de cada ano de estudo.

 

As provas serão aplicadas das 08h às 11h30. No primeiro dia, serão realizadas as avaliações de Biologia, Física, Matemática e Química. No segundo, os estudantes fazem prova de Geografia, História, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Redação. Os candidatos realizam as provas nas cidades de Lavras, Alfenas, Belo Horizonte, Divinópolis, Ipatinga, Itajubá, Juiz de Fora, Uberlândia, São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, São José dos Campos e Goiânia.

 

A partir desse ano, as formas de ingresso na Ufla passaram por profundas modificações. A terceira etapa do PAS será realizada em fase única, mediante os resultados obtidos pelo estudante na avaliação do novo Enem. Os participantes dessa forma de ingresso concorrem a 40% do total de vagas oferecidas. Graças ao processo de expansão que Universidade vem passando nos últimos anos, a expectativa é de que novos cursos sejam oferecidos, o que representará um maior número de oportunidades. 

 

Mais informações podem ser obtidas no site www.copese.ufla.br ou pelos fones (35)3829.1120/1133

Nova opção de plano de saúde para docentes e técnicos

Uma comissão formada na Universidade, composta pela Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (Proplag), pela Associação dos Docentes da Ufla (Adufla), pelo Sindicato dos Servidores da Ufla (Sindufla), pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) e pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), possibilitou uma conquista para toda a instituição, viabilizando uma extensão do plano de saúde da Unimed para os servidores técnico-administrativos e docentes.

De acordo com o Pró-Reitor de Planejamento e Gestão, prof. José Roberto Soares Scolforo, "Após um intenso e exaustivo trabalho de negociações, um contrato, que irá beneficiar a todos os servidores, bem como seus dependentes e agregados, foi assinado em 26/11/2009 com a Unimed, entre as partes Unimed e Adufla/Sindufla/UFLA".

Universidade Federal de Lavras