Aplicação gratuita do TOEFL ITP para doutorandos da UFLA- último dia de inscrição

Os doutorandos dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal de Lavras, candidatos ao Edital 83/2017 PRPG, poderão participar de uma aplicação gratuita do TOEFL ITP, no dia 14 de janeiro, na UFLA.

As inscrições serão realizadas na secretaria da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, presencialmente, entre os dias 5/1, 8/1 e 9/1, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

É necessário apresentar CPF, identidade com foto e comprovação de que se integra aos requisitos:

Estar regularmente matriculado entre o terceiro e quinto semestre em curso de doutorado na UFLA, com notas de 4 a 7 na avaliação quadrienal da CAPES 2017.

Esta ação tem como objetivo dar oportunidade para que mais estudantes participem da seleção para bolsas de doutorado sanduíche.

Data e Local do teste:

Dia 14 de janeiro, no Pavilhão 4, às 9h. Os candidatos devem chegar com (40) minutos de antecedência, portando CPF e identidade com foto.

Atenção:

Esta aplicação é especial/monitorada e não terá inscrições realizadas pelos candidatos diretamente pelo site do Programa Idiomas sem Fronteiras. A inserção no sistema será feita pela coordenação IsF UFLA. Se o candidato já tiver realizado o teste TOEFL ITP na UFLA nas aplicações de outubro a dezembro de 2017, não poderá repetir o teste, pois o sistema da ETS não irá corrigi-lo.

A aplicação é promovida pelo Núcleo de Línguas-IsF, em conjunto com a Diretoria de Relações Internacionais e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação.

Outras informações podem ser adquiridas através do e-mail: nucli@dri.ufla.br ou pelo telefone (35) 3829-1858.

Três novas turmas de cursos de iniciantes de Espanhol

O Núcleo de Línguas da Universidade Federal de Lavras (NucLi/IsF/DRI) está com inscrições abertas para três turmas de cursos de iniciantes de Espanhol, destinados para discentes, docentes e técnicos administrativos da UFLA. 

As inscrições devem ser feitas até 4/1/2018 por meio do formulário (clique aqui). 

Os cursos são:

“Curso básico de español para recepción e interacción com hablantes de lengua española em um ámbito académico”- Segundas e quartas: 7h às 9h e 17h às 19h.

“Español para fines académicos”– Segundas e quartas: 12h às 14h.

As aulas serão ministradas pela professora Dina Luz Hernandez Torres, tendo início no dia 8/1/2018 e término no dia 31/1/2018.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: nucli@dri.ufla.br.

Cidadania e analfabetismo constituem tema de pesquisa na UFLA

2018 é ano de eleição no Brasil. Apesar de garantido pelo artigo 14 da Constituição Brasileira, o sufrágio universal – que é o direito de votar e ser votado inerente a todos os brasileiros – é contraposto pelo seu quarto parágrafo, ao considerar como inelegível o indivíduo analfabeto. É com base nesse pressuposto que o professor do Departamento de Ciências Humanas (DCH) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Marcelo Sevaybricker Moreira, coordena a pesquisa “Educação, Democracia e Justiça: A Exclusão dos Analfabetos no Brasil e a Teoria Política Contemporânea”.

Segundo o relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 2016 o número de analfabetos no Brasil era em torno de 13 milhões de pessoas. Mais da metade dessa parcela corresponde a idosos acima dos 60 anos e moradores da região nordeste do país. No entanto, não é muito difícil conhecer pessoas que não saibam ler e escrever.

Apesar do grande número de iletrados, o assunto ainda é pouco debatido e estudado no Brasil. Nesse sentido, a pesquisa desenvolvida tem como objetivo investigar a exclusão histórica e, apenas parcialmente superada, dos analfabetos na história política brasileira.

O projeto tem como base algumas das principais abordagens da teoria política contemporânea que tratam da questão da democracia e da justiça. De acordo com o pesquisador, o propósito não é fazer uma análise exaustiva dessas teorias, mas utilizá-las criticamente a fim de compreender a realidade nacional. “A pesquisa justifica-se, não apenas por lidar com um debate frutífero e atual sobre a democracia e a justiça, mas por permitir pensar sobre os limites do processo de democratização nacional em curso nos séculos XX e XXI”, ressalta Marcelo.

 

A proposta inicial é a reconstrução sucinta da história da marginalização estrutural desse grupo social, com especial atenção para o modo como ela foi debatida e justificada nos diversos contextos políticos e culturais do país. Para análise desses fatores, o período observado inicia-se com a Proclamação da República, em 1889, e encerra-se com a Promulgação da Constituição de 1988. “Com a democratização do Brasil nos anos 80, os analfabetos foram considerados passíveis de votar, mas não passíveis de serem votados”, afirma o professor Marcelo.

Em seus estudos, o professor também questiona quais são os requisitos mínimos para classificar alguém como eleitor e como elegível, e se as características dos analfabetos são suficientes para justificar exclusão política dos mesmos. “Baseio-me na hipótese de que a inegibilidade dos analfabetos é um resquício do passado oligárquico da sociedade e do Estado brasileiro. Essa proibição existe em poucos países do mundo. Mesmo democracias recentes, como as da América do Sul, por exemplo, já aboliram essa barreira ao voto”, destaca Marcelo.

Mesmo com diversas propostas de reformas políticas, a elegibilidade dos analfabetos ainda não é defendida por nenhum partido. A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 27, de 2010, que garante aos analfabetos o direito de serem eleitos, está na Comissão de Constituição e Justiça, no Senado, aguardando a designação de um relator.

Marcelo defende que é preciso minimizar a exclusão dos iletrados para a realização plena dos ideais de uma sociedade justa e democrática. “A cidadania no Brasil é um direito objetivo. Não faz sentido, portanto, pressupor alguma condição, como, por exemplo, o fato de ser alfabetizado para ser elegível. Além disso, a educação é um direito público segundo a Constituição de 88, mas o Estado não cumpre esse dever com relação aos analfabetos e ainda os penaliza mais uma vez com sua inegibilidade”, assegura o professor.

Panmela Oliveira – comunicadora e bolsista Dcom/Fapemig

Esse conteúdo de popularização da ciência foi produzido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais – Fapemig.

Resultado da eleição para CPA de servidores técnico-administrativos

Na quinta-feira (28/12), foi realizada a eleição para a Comissão Própria de Avaliação (CPA) dos servidores técnico-administrativos da UFLA. A votação ocorreu das 8h às 17h, no Salão dos Conselhos, no prédio da Reitoria.

Os votos foram apurados logo após o pleito. Os candidatos Sayonara Ribeiro Marcelino Cruz e Warley Ferreira Sahb, inscritos previamente conforme edital, foram eleitos e integrarão a CPA como membros titulares. O mandato será de dois anos, sendo permitida uma recondução.

Retrospectiva – Reveja os acontecimentos que marcaram a UFLA em 2017

2017 foi um ano de importantes conquistas para a UFLA. Novamente, alcançou o conceito de excelência no ranking IGC/MEC, estando entre as 10 melhores universidades do País. Também foi destaque no QS Latin America 2018, figurando entre as 100 melhores Universidades da América Latina, e entre as 150 melhores do mundo pelo QS em Ciências Agrárias e Florestais. No ranking GreenMetric, a UFLA se firmou, mais uma vez, como uma das universidades mais sustentáveis do mundo. Dois Programas de Pós-Graduação da UFLA também conquistaram nota máxima na avaliação da Capes.

A Instituição também deu início ao projeto Plantadores de Rios, em parceria com o Serviço Florestal Brasileiro, para recuperar nascentes e áreas de preservação no País. Além disso, firmou parceria com a prefeitura do Lavras para a construção e manutenção de um Hospital-Dia Universitário, e assinou termo de cooperação com a Cemig para modernizar a iluminação do câmpus.

Estando mais próxima da comunidade, a UFLA realizou ainda o III UFLA de Portas Abertas, o UFLA Faz Extensão e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, entre outros projetos de extensão.

Confira o breve resgate dos acontecimentos que marcaram o ano de 2017 na Universidade:

 

Baixe aqui a Retrospectiva 2017 da UFLA.

Eleição da CPA de servidores técnico-administrativos será realizada nesta quinta, 28/12

A eleição para a Comissão Própria de Avaliação (CPA) dos servidores técnico-administrativos da UFLA será realizada nesta quinta-feira (28/12), das 8h às 17h, no Salão dos Conselhos, no prédio da Reitoria.

Cada eleitor terá direito a apenas um voto, exercido pessoalmente, em apenas um nome para o cargo a ser provido. Não serão admitidos votos por procuração ou cumulativos.

O mandato será de dois anos, sendo permitida uma recondução. Deverão ser eleitos dois técnicos administrativos como membros titulares, e dois membros suplentes, conforme o disposto no § 3º do art. 3º do Regimento Interno da CPA.

A apuração da eleição será realizada na mesma sessão, e serão considerados eleitos os candidatos mais votados.

Internacionalização: UFLA amplia oferta de vagas a estudantes estrangeiros pelo programa PAEC-OEA

Em continuidade às ações de internacionalização, a UFLA avançou na oferta de vagas a estudantes estrangeiros na pós-graduação dentro do Programa Bolsas Brasil PAEC OEA-GCUB, realizado por meio de parceria entre a Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB). Em 2018, a Universidade vai receber 18 intercambistas originários de 11 diferentes federações das Américas em programas de mestrado e doutorado.

Desde que aderiu ao PAEC OEA-GCUB, em 2013, a UFLA já ofertou 62 vagas a estudantes estrangeiros pelo programa. O projeto consiste em receber estudantes dos países membros da OEA nas universidades brasileiras para a realização de cursos completos de pós-graduação stricto sensu, mestrados e doutorados. Seu principal objetivo é contribuir com a integração e o fortalecimento regional das Américas, por meio da qualificação de profissionais, principalmente daqueles oriundos de países de baixo nível de desenvolvimento humano.

Para o diretor de Relações Internacionais, professor Antônio Chalfun Júnior, a UFLA tem expandido horizontes e elevado seu patamar de internacionalização, principalmente no quesito de mobilidade. “Temos conseguido cada vez mais alunos estrangeiros motivados a estudarem na UFLA por sermos uma das dez melhores universidades do país. Isso é muito importante, tanto para os intercambistas, que voltam aos seus países como disseminadores do conhecimento adquirido na UFLA, quanto para os discentes brasileiros, que têm a oportunidade de trocar experiências em todos os níveis e interagir em outros idiomas e com outras culturas”, ressaltou.

O pró-reitor de Pós-Graduação, professor Rafael Pio, destaca também a relevância da mobilidade acadêmica e outras ações de internacionalização para melhorias nos programas de pós-graduação nos parâmetros da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “No processo de avaliação da Capes, o item de internacionalização é bastante valorizado. Neste ano, nosso avanço no PAEC OEA-GCUB foi bastante significativo: enquanto em 2017 recebemos apenas um estudante estrangeiro, vamos receber 18 no próximo ano. Nossa meta é avançar a cada ano, evoluindo na oferta de vagas neste e em outros programas os quais temos parcerias”, explicou.


Confira os programas da UFLA que irão receber estudantes estrangeiros em 2018 pelo PAEC-OEA:

Fisiologia Vegetal – 2 vagas de doutorado;

Engenharia de Biomateriais – 1 vaga de doutorado;

Ciência do Solo – 1 vaga de doutorado e 1 vaga de mestrado;

Ecologia Aplicada – 1 vaga de doutorado e 1 vaga de mestrado;

Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas – 1 vaga de doutorado;

Ciência dos Alimentos – 1 vaga de doutorado;

Engenharia Florestal – 1 vaga de doutorado;

Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares – 1 vaga de doutorado;

Botânica Aplicada – 1vaga de doutorado; 

Genética e Melhoramento de Plantas – 1 vaga de mestrado;

Fitotecnia – 1 vaga de doutorado;

Microbiologia Agrícola – 1 vaga de doutorado;

Administração – 2 vagas de mestrado;

Agroquímica – 1 vaga de mestrado

 

Confira os países de origem de cada estudante:

Bolívia – 1                    México – 1               Colômbia – 6

Venezuela – 1              Peru – 1                    El Salvador – 1

Haiti – 1                       Equador – 3             Paraguai – 1

Honduras – 1              Nicarágua -1

 

Programas de Mobilidade Acadêmica do GCUB

Por ser associada ao Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) desde 2012, a UFLA também pode participar de outros programas de intercâmbio no nível de graduação e pós-graduação, tanto para recebimento quanto para envio de estudantes.

Propat

O Programa de Bolsas de Pós-Graduação em Agricultura Tropical e Pecuária (Propat) é um projeto para promover a qualificação profissional de estudantes mexicanos, oriundos de minifúndios ou terras comunais. É realizado por meio de uma parceria entre o governo do México, o Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología (CONACYT) e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), com o apoio da Divisão de Temas Educacionais do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Desde 2014, a UFLA recebeu três estudantes de mestrado mexicanos.

Be_A_Doc

O Brazil-Europe Doctoral and Research Programme é uma plataforma online para a divulgação de oportunidades de mobilidade em nível de pós-graduação para estudantes de doutorado e professores/pesquisadores do Brasil e da Europa. O objetivo do programa é reforçar a cooperação existente entre instituições brasileiras e europeias, por meio da divulgação de programas de doutorado sanduíche ou períodos de investigação nas universidades participantes. A UFLA teve 4 estudantes admitidos na chamada Be_A_Doc /2017, para estudarem nas seguintes Universidades: University of Salamanca, Aarhus University, University of Granada e University of Padova.

Bracol

O Programa de Intercâmbio de estudantes Brasil-Colômbia (Bracol) é voltado para estudantes de graduação em intercâmbio entre Brasil e Colômbia, com duração de um semestre letivo. As universidades de destino oferecem bolsa ou hospedagem e alimentação. Desde 2015, a UFLA promoveu a mobilidade acadêmica de 16 estudantes brasileiros e 9 colombianos. Para 2018, é previsto a mobilidade de 2 brasileiros e 3 colombianos.

Bramex

É um Programa de Intercâmbio de estudantes de graduação entre o Brasil e o México (Bramex), com duração de um semestre acadêmico. As universidades de destino oferecem bolsa ou hospedagem e alimentação. Desde 2016, pela UFLA, participaram 3 estudantes brasileiros e dois mexicanos. Para 2018, está prevista a mobilidade de 3 estudantes brasileiros e 3 mexicanos.

Marca

O Marca é um programa de mobilidade acadêmica regional para os cursos de graduação acreditados pelo sistema de acreditação regional do Mercosul. Participam deste programa os países membros e associados do bloco, incentivando a integração regional. A mobilidade se realiza entre os países do Mercosul e se desenvolve em períodos letivos regulares de um semestre acadêmico, entre instituições cujos cursos são acreditados (reconhecidos) pelo Sistema ARCU-SUL. Os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária da UFLA são cursos acreditados e estão participando da convocatória atual. O curso de Agronomia participa deste programa desde 2013 e, desde então, promoveu o intercâmbio de 12 discentes nacionais e recebeu 11 internacionais.

 

A UFLA recebe, ainda, estudantes estrangeiros não participantes dos programas mencionados, na graduação e na pós-graduação, que queiram cursar disciplinas e/ou realizar estágio. Neste caso, o estudante deve ser aceito pelo colegiado do curso de graduação ou coordenação do programa de pós-graduação, sendo necessário um professor orientador. Estudantes estrangeiros também podem realizar a pós-graduação completa, desde que aceitos pelos programas de pós-graduação.

Mais informações sobre os programas de mobilidade acadêmica podem ser obtidas junto à Diretoria de Relações Internacionais, pelo email dri@dri.ufla.br.

UFLA na mídia: Estudantes de Moçambique falam sobre o Natal longe de casa em matéria do G1

Uma matéria do G1 mostrou o relato de estudantes de graduação e pós-graduação que vieram de Moçambique para estudar na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Na preparação para passar o Natal longe de suas famílias, o grupo organizou uma comemoração ao estilo do país de origem como forma de  amenizar a saudade. Na UFLA, há cerca de 23 estudantes de Moçambique, país que fica no sul da África.

Confira a matéria completa no link

Karina Mascarenhas- jornalista, bolsista Dcom/Fapemig. 

Núcleo de Pesquisa em Bioengenharia Aplicada a Reabilitação Humana da UFLA fica entre os 8 melhores startups em ciências da saúde

O Núcleo de Pesquisas em Bioengenharia Aplicada a Reabilitação Humana (BEARH), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), foi selecionado entre os 21 melhores projetos para participar da 4ª rodada de um dos maiores programas de pré-aceleração de startups em ciências da saúde, o Biostartup Lab. A primeira fase que consiste no processo de seleção,  recebeu aproximadamente 70 projetos de equipes do Brasil e de outros países.

O BioStartup Lab mantém um programa de pré-aceleração, que oferece a novos empreendedores a oportunidade de testar e validar produtos, estudar modelos de comercialização, encontrar mercado/usuários e desenvolver novas habilidades, incluindo captação de recursos e gestão de negócio. Em Minas Gerais, o BioStartup Lab é uma iniciativa da Biominas Brasil e do Sebrae Minas, em parceria estratégica com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SEDECTES) e conta ainda com as empresas âncoras Unimed BH e Hermes Pardini.

Em cada rodada, as 21 equipes selecionadas participam de um programa de imersão que dura 10 semanas. Durante este período, as equipes seguem a metodologia elaborada pela Biominas Brasil e que é voltada para o desenvolvimento de projetos de empreendedorismo em ciências da vida. Esta metodologia inclui workshops e treinamentos, mentoria, sessões de validação (com a participação de grandes empresas), lições aprendidas e atividades de networking. Ao longo do processo, as equipes participam de bancas de avaliação que determinam as melhores equipes que seguirão no programa. As 8 equipes finalistas apresentam sua solução para o DemoDay, um evento que ocorre no SEBRAE MINAS, em Belo Horizonte. 

A equipe do  BEARH ficou entre as 8 melhores equipes e participou da final do programa, o DemoDay. Com a presença de  centenas de pessoas,o núcleo apresentou o seu projeto, através de um Pitch, para investidores e despertou interesse de diversas empresas nas áreas de ciências da saúde. 

Para gerar visibilidade para a qualidade do trabalho científico desenvolvido nas universidades, a Biominas Brasil vai promover o Biomaker Battle – uma competição científica que busca transformar pesquisas em resultados e inovação, possibilitando trazer a vivência do movimento maker para dentro da universidade e promover a cultura empreendedora entre professores, estudantes e pesquisadores. A competição traz a oportunidade aos participantes de irem além das bancadas do laboratório e começarem a se envolver no universo do empreendedorismo. A atividade tem duração de apenas um dia e tem o propósito de criar oportunidades para a aplicação prática das pesquisas na criação de soluções inovadoras nas áreas de ciências da vida (incluindo Saúde Humana, Digital Health, Saúde Animal, Agronegócio e Meio ambiente). O evento será realizado na UFLA, em 2018, e visa proporcionar aprendizado e vivência em empreendedorismo aos docentes e discentes.

Confira aqui  apresentação do Pitch do BEARH

 

Karina Mascarenhas- jornalista, bolsista Dcom/Fapemig. 

Mensagem de agradecimento à comunidade acadêmica

“Chegamos ao fim de 2017, um ano de muitos desafios, mas também de muitas conquistas para a Universidade Federal de Lavras. Mais um ano de importantes avanços.

Nesse momento, queremos agradecer, mais uma vez, o trabalho exemplar, a dedicação e o comprometimento dos estudantes, técnicos, docentes e terceirizados que vivem a UFLA e se orgulham de ser parte desta instituição. 

Não há nada mais reconfortante do que termos um time que tanto luta pela causa dessa Universidade, e permite que a mesma esteja posicionada entre as melhores instituições do Brasil e apareça para o mundo como uma universidade qualificada. Nossa UFLA tem o compromisso com a inovação, com a geração de conhecimento e de tecnologias, que geram bem-estar à população brasileira.

Por isso, queremos demonstrar o nosso respeito a todos aqueles que, sejam estudantes, técnicos, docentes ou terceirizados, estão contribuindo com o desenvolvimento de nossa Instituição.

O respeito também àqueles que já passaram pela UFLA e que fizeram a diferença com a sua dedicação e o seu comprometimento.

Por parte dessa diretoria executiva, vocês podem continuar contando com muito trabalho, respeito, gratidão e zelo ao bem público.

Apesar da crise em nosso País, conquistamos muito, a partir da credibilidade da Instituição, do nosso trabalho, do apoio de políticos e agentes públicos e com a ajuda de todos vocês.

Desejamos a todos um Natal com a essência do amor e da fraternidade. E que 2018 venha repleto de saúde, paz, felicidade, solidariedade, sabedoria e humildade.

Todos por uma UFLA que pulsa em nossa alma e coração.

Um abraço fraterno e carinhoso.”

Para fazer download do áudio clique aqui

Reitor José Roberto Soares Scolforo e vice-reitora Édila Vilela de Resende Von Pinho 

Universidade Federal de Lavras