Servidores da UFLA participam de treinamento para a avaliação de desempenho

A avaliação anual dos servidores técnico-administrativos da UFLA será realizada em 2018, conforme novo Regulamento aprovado pela Resolução CUNI nº 74/2017. Por tratar-se de um processo novo, a Coordenadoria de Capacitação e Avaliação da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PRGDP) realizou, nos dias 22 e 23 de março, um treinamento com o objetivo de oferecer aos servidores ocupantes de cargos de chefia e demais interessados, conhecimentos necessários para exercer suas atribuições. Participaram 90 servidores, de diversos setores, em duas turmas.

A CCA/PRGDP orienta aos envolvidos no processo de avaliação para a importância de atender os prazos estabelecidos, conforme calendário abaixo do Programa de Avaliação de Desempenho dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação da UFLA – PDTAE-2018:    

Data para os chefes dos órgãos informarem as equipes de trabalho: 12 a 21 de março.

Treinamento para as equipes: 22 e 23 de março.

Período para a realização do programa de avaliação (Período a ser avaliado: Março/2017 a Fevereiro/2018): 26 de março a 16 de abril.

Período em que as chefias deverão aguardar por possíveis pedidos de reconsideração: 17 a 30 de abril.

Período para que as avaliações e os relatórios sejam encaminhados para a Coordenadoria de Capacitação e Avaliação/DDP/PRGDP: 2 a 4 de maio.     

Dúvidas poderão ser esclarecidas no ramal 5152.

Texto: Shirley Michelle de Alcantara

Física de Partículas: estudantes de 5 cidades participaram de evento, em parceria com o Cern, na UFLA

A UFLA sediou, pela terceira vez, o evento International Masterclasses – Hands on Particle Physics. Trata-se de um importante programa de divulgação científica, da área de Física de Altas Energias, voltado a estudantes do ensino médio. O evento foi realizado na Universidade, no dia 23, constituindo-se por palestras e uma videoconferência com cientistas do Cern (European Organization for Nuclear Research – Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear).  Assim, apresentou aos estudantes e professores esse campo de pesquisa contemporâneo, a fim de estimular vocações científicas.

Cerca de 80 estudantes, de 5 cidades (Boa Esperança, Divinópolis, Itanhandu, Lavras e Varginha), participaram das atividades, que incluíram a análise de dados reais, provenientes de uma colisão de partículas subatômicas, obtidos do LHC/Cern (Large Hadron Collider – Grande Colisor de Hádrons). Com os dados, é possível, por exemplo, calcular a massa das partículas e analisar se no evento houve formação de novos tipos. O LHC é um acelerador de partículas, equipamento capaz de levar diferentes tipos delas a altíssimas velocidades, e provocar colisão entre elas. Entender os componentes da matéria e o comportamento das partículas em velocidades próximas à da luz estão entre os objetivos perseguidos pelos cientistas ao utilizarem esses equipamentos.

Momento da videoconferência com cientistas do Cern

Essa análise de dados foi feita pela manhã, e os estudantes foram orientados pela professora Márcia Begali, da UERJ (coordenadora nacional do International Masterclasses). Após o almoço, houve a videoconferência com o Cern e três palestras: Mecânica Quântica, Relatividade Geral e o desafio da Gravitação Quântica, com o professor Rodrigo Bufalo (Departamento de Física – DFI/UFLA); Engenharia Física na UFLA, com o professor Sérgio Martins (DFI/UFLA); e Física de partículas e o LHC, com a professora Márcia Begali.

“Essa é uma área bastante ativa de pesquisa na Física, e uma das ferramentas de análise são os aceleradores. O LHC é o maior deles, em todo o mundo, e tivemos o privilégio de analisar dados obtidos nele. Para os estudantes, é uma grande oportunidade, inclusive pelo contato direto com a professora Márcia, que também desenvolve trabalhos com o Cern”, analisou o professor Helvécio Geovani Fargnoli Filho (DFI), organizador do evento na UFLA.

A oportunidade também foi elogiada por professores participantes: “O evento mostra uma parte da Física sobre a qual ainda não há muito acesso na educação básica”, ponderou a professora Liliane Regina Brito Vilela Ferreira. “Além de motivar para o desenvolvimento na disciplina, desperta o interesse para esta área”, ressaltou o professor Cesar Alencar de Souza. Ambos são do Colégio Padre Júlio Maria, de Boa Esperança – escola que participou pela terceira vez do evento.

O Masterclasses tem organização do International Particle Physics Outreach Group em parceria com o Cern. Ocorre anualmente em mais de 50 países.

 

Pró-Reitoria de Pós-Graduação realizou aula inaugural na UFLA para os ingressantes 2018/1

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizou na última semana uma aula inaugural proferida pelo pró-reitor de Pós-Graduação, professor Rafael Pio. Principais regulamentos e portarias, além dos programas da UFLA, a evolução das notas e o mecanismo de avaliação dos programas pela Capes foram apresentados aos docentes presentes. 

A UFLA conta atualmente com 584 novos discentes de pós-graduação. Na ocasião, Rafael Pio, ressaltou a importância desses estudantes participarem de eventos extraclasse e se dedicarem à leitura científica. “Os nossos estudantes devem estar preparados para o mercado de trabalho e por isso precisam aproveitar ao máximo o que é oferecido pelo curso, tanto mestrado quanto doutorado”. 

Ressaltou ainda que a nota de avaliação dos Programas é constituída pelos seguintes pesos: 20% do corpo docente; 30% do corpo discente; 40% de produção intelectual; e 10% de critérios adicionais, evidenciando que são os próprios estudantes responsáveis por importante parcela dessa avaliação. “Os discentes devem ter a audácia de melhorar as suas investigações, pois são responsáveis pela produção intelectual e critérios adicionais, pesando 70% na nota do programa. É necessário ter dedicação, seriedade, atenção e principalmente responsabilidade para desenvolver um bom trabalho na Instituição”. 

Outro ponto destacado pelo pró-reitor foi a produção científica. Segundo ele, os docentes devem estar atentos em produzir artigos científicos passíveis de serem publicados em periódicos internacionais com elevado impacto (JCR).

Balanço de 2017 demonstra a evolução da pós-graduação na UFLA

Reunião realizada no Salão dos Conselhos com os coordenadores dos programas da pós-graduação

Aumento de 13% de estrangeiros nos Programas de Pós-Graduação, 35% de teses redigidas em inglês, e 30% de discentes participando de doutorado sanduíche, entre outros fatores, têm impulsionado o crescimento dos programas de pós-graduação na UFLA. Esses são os últimos resultados referentes ao ano de 2017, em comparação a 2016.

O pró-reitor de Pós-Graduação, professor Rafael Pio, explica que também houve um equilíbrio na relação média de número de orientados por orientador, quesito que estava desbalanceado. Além disso, ocorreu uma redução drástica do número de projetos de pesquisas cadastrados na plataforma sucupira, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por docente. “Isto é muito positivo para nós. Tínhamos programas com 240 projetos cadastrados na plataforma, por exemplo, uma média de dez projetos por orientador. O ideal é termos um a dois projetos por professor, para garantir que estejam vinculados às titulações, produções intelectuais e inseridos em uma linha de pesquisa com a devida orientação”, destaca o pró-reitor.

Os indicadores referentes ao ano de 2017 foram disponibilizados pelos coordenadores dos programas da UFLA. “No início da gestão criamos diversas planilhas com o intuito de fazer um acompanhamento mais direto dos programas de pós-graduação. No primeiro momento a ideia era tentar identificar algumas fragilidades para tentarmos estabelecer algumas ações. Por exemplo, criamos uma resolução visando o aumento do número de teses em inglês e outra para incentivar a disponibilização de cotas de bolsas da Capes/PRPG para estrangeiros”, comenta Rafael.

O pró-reitor ressalta que a qualificação do corpo docente, o incentivo à produção científica de impacto, a criação de novos programas em áreas estratégicas, integração entre graduação e pós-graduação, a formulação de parcerias interinstitucionais e a busca pela inserção internacional é o que tem possibilitado essa evolução da pós-graduação na UFLA. 

 

Dicas de Português: Concordância Verbal 2

2) Sujeito composto

Regra geral
O verbo vai para o plural.

Ex.: João e Maria foram passear no bosque.

Casos especiais:

a) Os núcleos do sujeito são constituídos de pessoas gramaticais diferentes – o verbo ficará no plural seguindo-se a ordem de prioridade: 1ª, 2ª e 3ª pessoa.

Ex.: Eu (1ª pessoa) e ele (3ª pessoa) nos tornaremos (1ª pessoa plural) amigos.
O verbo ficou na 1ª pessoa porque esta tem prioridade sob a 3ª.

Ex: Tu (2ª pessoa) e ele (3ª pessoa) vos tornareis (2ª pessoa do plural) amigos.
O verbo ficou na 2ª pessoa porque esta tem prioridade sob a 3ª.

Atenção:
No caso acima, também é comum a concordância do verbo com a terceira pessoa.

Ex.: Tu e ele se tornarão amigos. (3ª pessoa do plural)

Se o sujeito estiver posposto, permite-se também a concordância por atração com o núcleo mais próximo do verbo.

Ex.: Irei eu e minhas amigas.

b) Os núcleos do sujeito estão coordenados assindeticamente ou ligados por “e” – o verbo concordará com os dois núcleos.

Ex.: A jovem e a sua amiga seguiram a pé.

Atenção:
Se o sujeito estiver posposto, permite-se a concordância por atração com o núcleo mais próximo do verbo.

Ex.: Seguiria a pé a jovem e a sua amiga.

c) Os núcleos do sujeito são sinônimos (ou quase) e estão no singular – o verbo poderá ficar no plural (concordância lógica) ou no singular (concordância atrativa).

Ex.: A angústia e ansiedade não o ajudavam a se concentrar./ A angústia e ansiedade não o ajudava a se concentrar.

d) Quando há gradação entre os núcleos – o verbo pode concordar com todos os núcleos (lógica) ou apenas com o núcleo mais próximo.

Ex.: Uma palavra, um gesto, um olhar bastavam./ Uma palavra, um gesto, um olhar bastava.

e) Quando os sujeitos forem resumidos por nada, tudo, ninguém… – o verbo concordará com o aposto resumidor.

Ex.: Os pedidos, as súplicas, o desespero, nada o comoveu.

f) Quando o sujeito for constituído pelas expressões: um e outro, nem um nem outro… – o verbo poderá ficar no singular ou no plural.

Ex.: Um e outro já veio./ Um e outro já vieram.

g) Quando os núcleos do sujeito estiverem ligados por ou – o verbo irá para o singular quando a ideia for de exclusão, e para o plural quando for de inclusão.
Exemplos:

Pedro ou Antônio ganhará o prêmio. (exclusão)
A poluição sonora ou a poluição do ar são nocivas ao homem. (adição, inclusão)

h) Quando os sujeitos estiverem ligados pelas séries correlativas (tanto… como/ assim… como/ não só… mas também, etc.) – o que comumente ocorre é o verbo ir para o plural, embora o singular seja aceitável se os núcleos estiverem no singular.
Exemplos:

Tanto Erundina quanto Collor perderam as eleições municipais em São Paulo.

Tanto Erundina quanto Collor perdeu as eleições municipais em São Paulo.

 

Fonte:http://portugues.uol.com.br/gramatica/concordancia-verbal-.html

 

Paulo Roberto Ribeiro – DCOM

Programa Pós-Graduação em Fisiologia Vegetal apresenta sua 100ª defesa de tese

A 100ª tese do Programa de Pós-Graduação em Fisiologia Vegetal da Universidade Federal de Lavras (PPGFV-UFLA) foi defendida nesta sexta-feira (23). Este ano, o programa completa 30 anos de criação.  O início dos trabalhos foi com o curso de mestrado em 1988. Posteriormente, em 2000, foi a vez do doutorado.

Na abertura do evento, foram convidados pelo coordenador do Programa, professor João Paulo Rodrigues Alves Delfino Barbosa, para compor a mesa, os seguintes professores: Amauri Alves de Alvarenga, João Cândido de Souza e Márcio Machado Ladeira. Em sua fala, professor João Paulo destacou o número de doutorandos formados pelo programa, e que já estão no mercado de trabalho, além do percentual de publicações em inglês, que são uma importante ferramenta para a internacionalização da Universidade. O pró-reitor adjunto stricto sensu Márcio Ladeira, falou sobre a excelência da UFLA e a constante busca por ferramentas que incentivem e facilitem os projetos de pesquisa na Universidade. O coordenador do Departamento de Biologia (DBI), professor João Cândido, lembrou os cinco programas de pós-graduação vinculados ao Departamento. E o professor aposentado Amauri Alves, que iniciou o programa de pós-graduação na década de 1980, destacou a importância da formação de recursos humanos qualificados de alto nível para atender a demanda do nosso país.

A centésima pesquisa defendida, intitulada “Relações da radiação no crescimento e teor e compostos fenólicos em plantas de Moringa Oleifera”, foi realizada pelo doutorando Raphael Reis da Silva, sob orientação do professor Amauri Alves de Alvarenga, que falou sobre o projeto. “ O trabalho de tese desenvolvido pelo Raphael em moringa faz parte da ecofisiologia de espécies de interesse florestal, agrícola e medicinal e envolveu a radiação, o desenvolvimento da moringa e os combates de interesse farmacológico”, explicou. A defesa foi prestigiada por professores do DBI, da pós-graduação em Fisiologia Vegetal, e estudantes da Universidade. Estiveram na banca examinadora as professoras Ana Hortência Fonseca de Castro da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)- Câmpus Divinópolis; Ana Cardoso Clemente Filha Ferreira de Paula, do Instituto Federal de Minas Gerais (Ifet) – Câmpus Bambuí; Fernanda Carlota Nery (UFSJ)  e professores do PPGFV/UFLA :  Amauri Alves de Alvarenga e João Paulo Rodrigues Alves Delfino Barbosa.

Karina Mascarenhas, jornalista – bolsista Fapemig/Dcom

Estudantes de Engenharia Civil gravam videoaulas com ensaios de caracterização na área de mecânica dos solos

Durante o período letivo 2017/2, os estudantes de Engenharia Civil, matriculados na disciplina “Mecânica dos Solos I”, desenvolveram uma série de videoaulas abordando o conteúdo ministrado. Foram produzidos 11 vídeos, nos quais os alunos apresentam como realizar ensaios de caracterização do solo por meio de diferentes métodos.

De acordo com o professor Rodrigo Allan Pereira (DEG), responsável pela disciplina, o material poderá ser utilizado por profissionais da engenharia, estudantes de graduação e pós-graduação e pesquisadores: “A ideia da realização desse trabalho veio a partir da experiência prévia de que se aprende melhor quando se coloca em prática o conteúdo teórico, sobretudo quando é necessário compartilhar estas informações com outras pessoas”, frisou o docente. 

Com a atividade, o professor buscou impulsionar o processo de aprendizagem e incentivar habilidades como relações interpessoais, atualmente bastante valorizadas no mercado de trabalho.

A série foi produzida com o auxílio do Núcleo de Divulgação Científica, da Diretoria de Comunicação da UFLA, e está disponível no canal do YouTube da Universidade.

 

Começam na segunda (26) inscrições para curso extensão gratuito sobre a formação da classe trabalhadora no Brasil

O Grupo de Pesquisa e Extensão do Departamento de Ciências Humanas (DCH/UFLA) Sociologia & Política anuncia a toda a comunidade que estão abertas as inscrições para o curso gratuito Repensando os clássicos de interpretação do Brasil: a formação da classe trabalhadora”. Não há pré-requisito para participação. Os interessados podem se inscrever a partir de 26/3 pelo Sistema Integrado de Gestão (SIG/UFLA). O prazo máximo é 24/4.

O curso será ofertado em dois módulos. No primeiro, período 2018/1, serão realizados oito encontros presenciais. Os participantes deverão fazer antes de cada um deles leituras obrigatórias e complementares a serem indicadas. Os encontros ocorrerão em datas previamente definidas com os participantes e terão duração de três horas. O primeiro encontro será realizado no dia 10/04, entre 14 e 17h no anfiteatro do DCH. A mesma dinâmica será mantida em relação ao segundo módulo do curso, em 2018/2.

A coordenação das atividades é dos professores do DCH Marcelo Sevaybricker Moreira e Conrado Pires Castro. O objetivo dos organizadores é oferecer formação complementar a todos os interessados no tema.  Nos anos de 2016 e 2017, a iniciativa abordou obras fundamentais de interpretação do Brasil, do processo de independência do país à Nova República.

Veja o cartaz

Consulte a programação

Para informações adicionais:

http://gruposociologiaepolitica.blogspot.com.br/

conrado@dch.ufla.br

marcelomoreira@dch.ufla.br

Inscrições para o curso básico de Francês na UFLA devem ser realizadas na próxima segunda-feira (26/3)

O projeto de extensão Francês para Fins Específicos, do Departamento de Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Lavras (DEL/UFLA), oferecerá o Curso de habilidades linguísticas básicas para comunicação cotidiana e em contexto acadêmico em países de língua francesa.

Voltado para professores, técnicos administrativos, estudantes e pesquisadores, o curso terá 20 vagas e uma carga horária de 30 horas.

As aulas ocorrerão nas quartas e quintas-feiras, das 17h às 18h30. O início está previsto para 4 de abril e encerramento em 13 de junho. O local será anunciado logo após o encerramento das inscrições.

Os interessados em participar devem efetuar a inscrição nos dias 26 e 27 de março, das 8h às 18h, pelo Sistema Único de Gestão (SIG-UFLA).

O projeto possui a coordenação da professora Tania Romero do DEL e as aulas serão ministradas voluntariamente pelo estudante do curso de Engenharia de Controle e Automação Daniel Kalongi.

Luciana Tereza- estagiária Dcom/UFLA.

UFLA na Mídia: pesquisa sobre a importância da mensuração dos gases do efeito estufa emitidos na cafeicultura é destaque na TV Alterosa

Na última semana, uma pesquisa realizada por um estudante do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi destaque no programa Café com TV, da TV Alterosa. A monografia foi apresentada por Heitor Parreiras e é denominada “Emissão de gases de efeito estufa da cafeicultura em diferentes tipos de produção e regiões brasileiras”.

A reportagem aborda os procedimentos utilizados para a realização da pesquisa, bem como os seus resultados. Dessa forma, foi possível constatar que “o nível de mecanização é diretamente proporcional à quantidade emitida de gases de efeito estufa, ou seja, as regiões onde o tipo de produção é mecanizado, onde a maioria das operações é feita com o auxílio de maquinário, as emissões de gases de efeito estufa são maiores”, comentou Heitor sobre os resultados obtidos pela pesquisa.

O estudo recebeu orientação da professora Sílvia de Nazaré Monteiro Yanagi e coorientação do professor Luiz Gonzaga de Castro Junior, e utilizou dados coletados por meio do projeto Campo Futuro – iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com o Centro de Inteligência em Mercados (CIM), vinculado à Agência de Inovação do Café (InovaCafé), com sede na UFLA.

Veja mais em:

Estudo destaca a importância da mensuração dos gases de efeito estufa emitidos na produção de café

Confira a reportagem completa da TV Alterosa aqui.

Luciana Tereza- estagiária Dcom/UFLA.

Esse conteúdo de popularização da ciência foi produzido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais – Fapemig.

Universidade Federal de Lavras