Professor Edson Ampélio Pozza recebe Comenda Antônio Secundino de São José

O Conselho Diretor da Comenda Antônio Secundino de São José, reunido no dia 8 de maio, no anexo da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte, escolheu os doze agraciados com a medalha, que foi entregue durante a 50ª Fenamilho, em Patos de Minas.

A reunião do Conselho contou com a presença de representantes das seguintes instituições: Prefeitura de Patos de Minas; Assembléia Legislativa de Minas Gerais; UFV; UFMG; Ufla; Fetaemg; Associação dos Produtores de Sementes e Mudas de Minas Gerais; Prefeitura de Presidente Olegário; Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

A Comenda é outorgada pelo Governo do Estado, desde 1992 e é concedida a personalidades ou instituições que contribuíram – e ainda contribuem – com o trabalho para o desenvolvimento da agropecuária, abastecimento e meio ambiente.

Em solenidade realizada no dia 30 de maio, Edson Ampélio Pozza, professor Adjunto da Universidade Federal de Lavras (Ufla) e Diretor Executivo da Fundação de Apoio ao Ensino Pesquisa e Extensão (Faepe), recebeu a Comenda Antônio Secundino de São José.

Edson Ampélio Pozza

Graduação: Agronomia pela Universidade Federal de Uberlândia – 1991
Mestrado: Agronomia – Fitossanidade pela Universidade Federal de Lavras – 1994
Doutorado: Agronomia – Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa – 1998

Professor Associado do Departamento de Fitopatologia da Universidade Federal de Lavras. Diretor Executivo da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe) e membro do conselho fiscal da revista Fitopatologia Brasileira.

Foi Professor Substituto de Fitopatologia na Universidade Federal de Uberlândia, em 1997, quando foi responsável pela Clínica Fitossanitária. Coordenador do programa de pós-graduação em Fitopatologia da Ufla, de 2004 a 2006, Chefe do Departamento de Fitopatologia de 2000 a 2004, Diretor Administrativo e membro do Conselho de Administração da Cooperativa de Trabalho dos servidores da Ufla (Coopeufla), de 2000 a 2004 e Presidente do Conselho Deliberativo da Faepe.

Linhas de Pesquisa: Atualmente desenvolve trabalhos de pesquisa principalmente com epidemiologia e manejo das doenças das culturas do café e da soja. Desenvolve pesquisas, principalmente visando otimizar recursos disponíveis no ambiente, como a nutrição mineral e o correto uso do solo e da água para reduzir a intensidade de doenças nas culturas da soja e do café, no campo. Com isso, obtém-se a redução da aplicação de defensivos agrícolas, maior produtividade e qualidade dessas duas importantes ‘commodities’ para Minas Gerais. Também tem linhas de pesquisa utilizando o georrefenciamento e imagens de satélite na detecção e intensidade de doenças e o desenvolvimento de ‘softwares’ para diagnose de doenças.

É pesquisador nível 1 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Com o seguinte projeto em andamento:

Monitoramento do efeito da nutrição mineral na intensidade de doenças do cafeeiro por meio de sensoriamento remoto orbital, imagens digitais multiespectrais e sistemas de informação geográfica.

Membro de 4 grupos de pesquisa na Ufla e na UFV.

Publicações científicas: Mais de 250 trabalhos científicos publicados, sendo 62 artigos completos publicados em revistas com corpo editorial e 180 trabalhos apresentados em Congressos.

Projetos aprovados e em andamento: Participou e coordenou 12 projetos de pesquisa financiados por diversos órgãos de pesquisa.

Patentes: Total 5, sendo 3 registros de programas de computador, sendo 1 em andamento com diagnose e sintomatologia de doenças do cafeeiro. Outras 2 com desenvolvimento de tecnologia para produção de mudas de cafeeiro em tubetes de cera de abelha e uso do própolis como produto alternativo no controle de doenças.

Consultor: Consultor Ad-hoc de 5 periódicos, da Fapemig, CNPq e Capes, tendo emitido mais de 90 pareceres nos últimos 5 anos.

Orientações: Participou da Orientação de 62 alunos de graduação e pós-graduação, tendo orientado, entre eles, 9 Mestres, 5 Doutores e 10 alunos de iniciação científica.

Atuação Profissional: Além de ser professor associado da Ufla, é diretor executivo da Faepe, sub-coordenador do programa de pós-graduação em Fitopatologia, Coordenador e professor do curso de Extensão a Distância em Controle de Doenças de Plantas na Agricultura Altenativa e Membro do Conselho Fiscal da Sociedade Brasileira de Fitopatologia, Membro do Núcleo de Ensino a Distância da Ufla, Membro da Comissão organizadora do Centenário da Ufla e do Comitê Estadual de Controle da Ferrugem da Soja, Responsável Técnico Substituto do Laboratório de Diagnóstico Fitossanitário da Ufla, Responsável Técnico pela Análise de Risco de Pragas e da Faepe junto ao Crea-MG, membro do colegiado do programa de pós-graduação em Fitopatologia e do curso de pós-graduação Lato-sensu em Manejo de Doenças de Plantas.

Ufla realiza Workshop sobre Estruturação Curricular

A Universidade Federal de Lavras (Ufla), por meio da Pró-Reitoria de Graduação realizou Workshop sobre Estruturação Curricular, hoje, dia 4 de junho, no Anfiteatro da Biblioteca.

Na programação, o pró-reitor de Graduação João Chrysostomo de Resende Júnior expôs sobre “a Estruturação Curricular na Ufla no âmbito do Reuni” e as professoras Silvia Eda Arranz e Nora Beatriz Calcaterra, com o tema “Estruturação Curricular na Universidad de Rosário (Argentina)“.

O evento contou com a participação de professores, coordenadores de cursos, chefes de departamentos e estudantes de graduação e pós.

Fapemig financia pesquisas na área de biocombustíveis

A busca por fontes limpas e renováveis para a matriz energética em substituição aos combustíveis fósseis está na agenda de praticamente todos os países. Nesse cenário, o biocombustível aparece como vantajosa alternativa especialmente para países como o Brasil, que possui extensões de terra propícia ao cultivo de oleaginosas, como a mamona e a cana de açúcar, e conhecimento na área. As pesquisas realizadas em diversas instituições de C&T têm contribuído para o aprimoramento e desenvolvimento de tecnologias.

Com o objetivo de incentivar ainda mais os trabalhos na área, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig)acaba de lançar o edital 14/2008, do Programa Mineiro de Desenvolvimento Tecnológico e Produção de Biocombustíveis. Seu objetivo é financiar estudos voltados para o desenvolvimento e transferência de tecnologias destinadas à produção de biocombustíveis.

Ao todo, serão repassados R$3 milhões às propostas aprovadas. Os projetos devem ser apresentados por instituições de pesquisa em parceria com empresas, associações, sindicatos ou entidades representativas de classe. A data limite para envio da proposta é 11 de agosto. Vale lembrar que somente serão aceitas as propostas enviadas eletronicamente, por meio do sistema AgilFAP (http://agilfap.fapemig.br/).

‘A questão das fontes renováveis de energia está na pauta mundial e o Brasil se apresenta como um País com grande potencial para sua geração, produção e exportação. Nesse contexto, Minas Gerais, por meio da Fapemig e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, antecipa ações concretas lançado este edital com volume significativo de recursos para incentivar a pesquisa nessa área estratégica’, diz José Geraldo de Freitas Drumond, presidente da Fapemig.

Em 2008, o edital irá abranger cinco áreas temáticas: Tecnologia agrícola; Biotecnologia; Tecnologia industrial, engenharia e instrumentação; Sociologia e economia; e Meio ambiente. Os projetos devem ser desenvolvidos no prazo de 36 meses. O edital pode ser visualizado no endereço: www.fapemig.br/admin/editais/upload/Edital_14-2008_Biocombustivel.pdf.

Outras informações com a Central de Informações pelo e-mail ci@fapemig.br

Ciência mais próxima da sociedade

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (fapemig)acaba de lançar o edital 13/2008 ‘Apoio à Difusão e Popularização de Ciência e Tecnologia’. Serão investidos R$2 milhões no financiamento de projetos voltados para a difusão de informações sobre a produção científica e tecnológica do Estado e suas implicações no cotidiano dos cidadãos.

As propostas podem ser enviadas até o dia 4 de agosto, através do preenchimento do formulário eletrônico disponível no aplicativo AgilFap (www.fapemig.br/agilfap). Podem concorrer ao financiamento museus, centros e parques de ciências, instituições de ensino e/ ou de pesquisas, públicas ou privadas, sediadas em Minas Gerais.

O edital contemplará projetos que filiem-se a uma das três linhas temáticas: instalação ou aprimoramento de centros, museus e parques de ciências, fixos ou itinerantes; produção de experimentos, material gráfico ou de ensino, modelos e equipamentos de multimídia; e cursos para treinamento e capacitação de professores, exclusivamente para parques e museus de ciência com atendimento contínuo a público externo.

De acordo com o presidente da Fundação, José Geraldo de Freitas Drumond, o propósito do edital é fazer com que as pessoas percebam que a ciência faz parte do seu dia-a-dia. ‘O objetivo da Fapemig é mostrar ao cidadão a importância da ciência para seu cotidiano e para a melhoria da qualidade de vida de toda a sociedade’, explica.

O edital já pode ser acessado no endereço www.fapemig.br/admin/editais/upload/Edital_13-2008_Popularizacao.pdf.

Mais Informações podem ser obtidas com a Central de Informações: ci@fapemig.br

Sucesso
Em sua primeira edição, lançada em 2004, o edital de Popularização da Ciência recebeu 62 propostas, das quais 29 receberam financiamento. Uma segunda edição foi lançada em 2006: das 56 propostas recebidas, 24 foram contratadas. No ano passado, 40 dos 68 projetos enviados à Fapemig foram selecionados.

Um exemplo de projeto aprovado neste edital é desenvolvido pelo Jardim Botânico da Fundação Zôo Botânica de Belo Horizonte. O objetivo é criar um espaço para a conservação e educação ambiental dedicado à Mata Atlântica. Para isso, a equipe irá reproduzir, em uma estufa, esse bioma. ‘O projeto objetiva contribuir para a conservação de espécies em extinção da Mata Atlântica. Ao mesmo tempo, com a exposição ao público, esperamos conscientizar sobre a importância de sua preservação e popularizar o saber científico’, explica a coordenadora do trabalho, a bióloga Juliana Ordones Rego.

Ufla participa de projeto associado aprovado no PROCAD

A finalidade do PROCAD, mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é reduzir as desigualdades regionais na qualidade dos cursos e na oportunidade de acesso aos cursos de pós-graduação, bem como incentivar a integração entre as diferentes instituições de ensino superior.

Este programa visa à formação de recursos humanos de alto nível, nas diversas áreas do conhecimento, vinculado a projetos conjuntos de pesquisa de média duração. Simultaneamente, busca intensificar o intercâmbio científico no país, por intermédio do envolvimento de equipes acadêmicas de diversas instituições brasileiras de ensino superior e de pesquisa, criando condições para promover o equilíbrio regional, a expansão e a qualificação do sistema de pós-graduação e, conseqüentemente, dos demais níveis de ensino. Apóia missões de estudos e missões de pesquisa e docência envolvendo grupos de diferentes instituições do país. Deste modo, possibilita a mobilidade de estudantes (executa de forma descentralizada um modelo de ‘bolsa sanduíche’ único no país), de orientadores e de docentes dos programas de pós-graduação envolvidos no projeto.

A Universidade Federal de Lavras (Ufla), por meio do Departamento de Ciências Exatas (DEX), participa como instituição associada ao projeto de autoria de Pablo Augusto Ferrari, intitulado ‘Seguro agrícola: modelagem estatística e precificação’, com coordenação geral da USP e IFES associadas a UFMG e UFPR, na área de Matemática/Probabilidade e Estatística.

Um segundo projeto de autoria de Pedro Alberto Morettin, intitulado ‘Séries temporais, análise de dependência e modelos generalizados’, com coordenação geral da USP e IFES associadas a UFRPE e PUC-Rio.

Pela Ufla os coordenadores do projeto são os professores João Domingos Scalon e Thelma Sáfadi.

CIN/Ufla alerta para cobrança indevida de registro de domínio na Internet

O Centro de Informática (CIN/Ufla), da Universidade Federal de Lavras, alerta para os boletos recebidos que não sejam provenientes de seu provedor habitual de serviços DNS ou do próprio Registro Brasileiro, sediado no NIC.br.

Segundo o diretor Luiz Henrique Andrade Correia, diversos setores da Universidade estão recebendo correspondência com boleto bancário para pagamento de registro de domínio, que não dispõe de fundamentação legal. A orientação é para que não sejam efetuados pagamentos desses boletos.

No caso de boletos emitidos diretamente pelo NIC.br, referentes ao pagamento do registro e manutenção de domínio sob o ‘.br’, atente para a existência das seguintes informações:

Cedente: NIC.br-CNPJ 05.506.560/0001-36
Banco: Santander Banespa no. 033-7
Agência/Conta: 105 13 03201 4
Valor: R$ 30,00

Mais esclarecimentos ligue: (35) 3829-1125

Educação Inclusiva: Tecendo Gênero e Diversidade Sexual nas Redes de Proteção

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) por meio do do Departamento de Educação (DED) e coordenação das professoras Cláudia Maria Ribeiro e Ila Maria Silva de Souza, concorreu ao edital do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Desenvolvimento (Secad)aprovando o Projeto Educação Inclusiva: Tecendo Gênero e Diversidade Sexual nas Redes de Proteção.

O Projeto contempla a participação de cidades do sul de Minas Gerais em encontros que objetivam qualificar técnica e politicamente professores, professoras e demais integrantes das redes de proteção visando mobilizar a sociedade para participar na política de prevenção, atendimento, apoio e identificação das violências sexuais, no enfrentamento ao sexismo e à homofobia.

O primeiro encontro aconteceu no Departamento de Educação onde estavam presentes as cidades de Alfenas, Carmo da Cachoeira, Lavras, Nepomuceno, Perdões, Três Corações, São Bento Abade, Itumirim, Itutinga, Santana do Jacaré e Oliveira com representantes das Secretarias de Educação e Secretarias de Saúde através de professoras, agentes comunitários de saúde – PSF – e integrantes do Programa Sentinela e Conselheiros Tutelares.

Os encontros acontecem quinzenalmente, organizando-se para ter instrumentos de controle social compartilhado e planejado em vinte e duas cidades do Sul de Minas Gerais, com a finalidade de sensibilizar a todas e a todos para a gravidade das violências sexuais contra crianças e adolescentes e continuar elaborando conjuntamente estratégias de ação para prevenir, sancionar e erradicar essas violências (sexuais, sexistas e homofóbicas).

Nos encontros são vivenciadas experiências e aprendizados através de metodologia participativa contemplando estudo e problematização de textos, roda de conversa, salas temáticas, troca de experiências entre as/os participantes. Em um dos encontros foram montadas as Tendas de Gênero e Sexualidade onde os/as participantes do Projeto vivenciaram a experiência de visitação às três tendas, cada uma enfocando a sexualidade em diferentes momentos da história e a última tenda representando a Rede de Proteção.

São vários encontros previstos até o mês de Setembro onde o compromisso de cada participante é realizar em seu município o seminário “Tecendo Sexualidade e Gênero nas Redes de Proteção”, além de levar as Tendas de Gênero e Sexualidade para suas cidades, articular uma rede de instituições visando à prevenção, punição e erradicação da violência sexual, sexista e homofóbica como Conselho Tutelar, Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, Escolas, Associações de Bairro, Poder Judiciário, Polícia Militar, dentre outras.

18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual
Sendo assim, as/os participantes são multiplicadores em suas cidades, objetivando o fortalecimento da Rede de Proteção à Criança e Adolescente, compromissando-se com a realização de atividades em seus municípios como a mobilização que aconteceu no Dia 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Neste dia e mesmo durante toda a semana que antecedeu o 18 de Maio, as cidades se mobilizaram quer em escolas ou praça pública, com atividades como concurso de redação, de cartazes e de desenhos, tendas informativas, sala para exibição e discussão de filme, brinquedos, teatro, danças, encontro com pais e mães nas escolas, debates com Conselheiros/as Tutelares, Polícia Militar, professoras/es, Programa Sentinela, Cras, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, enfim, ações pensadas e realizadas sensibilizando, problematizando, promovendo a participação efetiva de todas e todos no enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes.

Ressalta-se, ainda, que o Projeto contempla a edição de um livro onde se registra as experiências problematizadas decorrentes das atividades desenvolvidas durante três anos consecutivos de implementação do Projeto “Construindo Práticas a Partir dos Compromissos com a Defesa dos Direitos Sexuais na Infância e Adolescência no Combate ao Abuso e Exploração Sexual”, livro este que será oferecido aos participantes, em um total de 200 exemplares para cada município, subsidiando assim as discussões de todas e todos.

Doutorando da Ufla recebe Prêmio Lamas: 140 anos de pesquisa avícola brasileira

O doutorando em Nutrição de Monogástrico, da Universidade Federal de Lavras (Ufla) Julio César Carrera de Carvalho, concorreu com outros 124 trabalhos, recebendo Menção Honrosa pelo seu trabalho “Efeitos de uma amilase e beta glucanase na disponibilidade da energia metabolizável verdadeira e coeficiente de disgestibilidade do milho para galos”.

O trabalho foi orientado pelo professor Antônio Gilberto Bertechini, do Departamento de Zootecnia (DZO), que apresentou 21 trabalhos, sendo 19 de seus orientados de Iniciação Científica e pós-graduação – um recorde de pesquisas apresentadas.

Falando na abertura da recém-encerrada Conferência APINCO 2008 de Ciência e Tecnologia Avícolas (Santos, SP, 27 a 29 de maio de 2008), o diretor de Eventos da Facta, professor Edir Nepomuceno da Silva, que presidiu os trabalhos do evento, observou que tão ou mais importante que o próprio evento foi a adesão de acadêmicos e técnicos brasileiros ao Prêmio de Pesquisa Avícola José Maria Lamas da Silva. Explicou porquê: “Foram inscritos ao Prêmio, no total, 275 trabalhos de pesquisa técnico-científica. Levando-se em conta que, em média, atuam nesses trabalhos quatro pesquisadores, tem-se aí cerca de 1.100 técnicos voltados para um mesmo objetivo: responder a desafios levantados pela avicultura brasileira. Mais ainda: pesquisas do gênero demandam pelo menos seis meses de experimentos, de repetições, de observações, de análise dos resultados obtidos, de levantamento das conclusões. São ao todo, portanto, 1.650 meses – ou quase 140 anos de pesquisa avícola genuinamente brasileira”.

Esses “quase 140 anos de pesquisa” estão concentrados em suplemento especial da Revista Brasileira de Ciência Avícola, editada pela Facta, estando distribuídos nas áreas de Nutrição (125 trabalhos), Sanidade (60), Produção (41) e Outras Áreas (49 trabalhos). Mas nem todos concorreram diretamente ao Prêmio Lamas: passaram, antes, pelo crivo de quatro diferentes comissões – cada uma delas composta por catedráticos de diferentes instituições de ensino superior do País ou, mesmo, de técnicos de empresas especializadas do setor – que, ao final, pré-selecionaram 45 trabalhos, apresentados oralmente na Conferência APINCO.

Mais informações: www.avisite.com.br/noticias/default.asp?codnoticia=9024

Lei torna obrigatório sociologia e filosofia no ensino médio

Brasília – As disciplinas de filosofia e sociologia farão parte da grade curricular das escolas de ensino médio particulares e públicas. O presidente em exercício, José Alencar, sancionou ontem (2) o projeto de lei que torna obrigatório o ensino das duas matérias nos três anos do ensino médio.

A lei prevê obrigatoriedade imediata das disciplinas. Mas de acordo com assessoria do Ministério da Educação, até o momento não existe prazo para as secretarias estaduais, responsáveis pela grade curricular do ensino médio, se adequarem nem estimativa de impacto financeiro ou de contratação de professores.

Em 1971, as disciplinas de filosofia e de sociologia deixaram de ser lecionadas nas salas das escolas de ensino médio por determinação da ditadura militar. Em 2001, o Congresso Nacional aprovou a inclusão das duas matérias, mas o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso vetou, segundo lembrou o presidente em exercício José Alencar.

“Precisamos [dessas duas matérias] para nos facilitar o exercício e o direito à cidadania’, defendeu José Alencar.

Já o ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que ‘essa lei recupera o direito fundamental de aprender no sentido amplo da palavra, no sentido de se apropriar ao mesmo tempo que se coloca crítica frente ao que se aprendeu”.

Desde 2006, o Conselho Nacional de Educação (CNE) tem resolução que torna obrigatório a filosofia e a sociologia nas escolas de ensino médio. As redes estaduais tiveram um ano para se adaptar. O parecer não determinava a implantação nas três séries do ensino médio, como prevê a nova lei.

De acordo com o ministro Haddad, alguns conselhos estaduais não entenderam a medida como urgente e foi preciso uma lei para garantir a inclusão. A assessoria do ministério informou que não há levantamento sobre a quantidade de estados que já cumprem a resolução.

Aprovada no último dia 8 pelo Senado, a nova lei altera o artigo 36 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 20 de dezembro de 1996.

Portal Andifes disponibiliza atualização das liberações de vagas de docentes

A partir de hoje (03/06), os internautas podem pesquisar as liberações de vagas de docentes para as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) no Portal da Andifes incluindo as Portarias do MEC n.º 606, 607 e 610, de maio de 2008. A idéia, baseada no princípio da transparência, facilita o acesso a informações que são de domínio público.

Os dados são resultado de pesquisas realizadas em todos os Diários Oficiais da União. A Andifes busca contar com a contribuição de todas as IFES para manter as informações sempre atualizadas. As instituições podem encaminhar os dados de outras liberações de vagas de docentes para que a informação seja disponibilizada de maneira mais completa.

Confira as atualizações por meio do link.
www.andifes.org.br

Universidade Federal de Lavras