Professor substituto para Ciência da Computação

A Universidade Federal de Lavras (Ufla), através da Diretoria de Recursos Humanos, informa que estará aberta, a partir desta segunda-feira, dia 16, a seleção dos interessados a uma vaga de professor substituto para a área de Ciência da Computação. As inscrições vão até quarta-feira, dia 18, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e devem ser feitas na Divisão de Seleção e Desenvolvimento, no prédio da Reitoria.

 

No ato da inscrição, o candidato deverá estar com o formulário, disponível no site www.drh.ufla.br, preenchido e assinado. A este documento deve ser anexada uma cópia do documento oficial de identidade, o comprovante da habilitação exigida (fotocópia autenticada, caso este documento não tiver sido expedido pela Ufla), uma cópia simples do Curriculum Vitae, com as informações devidamente comprovadas e o recibo de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$30,00, também disponível na página da DRH.

A seleção será composta por provas de título e didática. As datas e locais do sorteio do tema e da realização da prova didática estarão disponíveis no comprovante de inscrição.

Outras informações pelo telefone (35) 3829-1146

Pet-Zootecnia seleciona bolsistas

Já estão abertas as inscrições para os interessados que desejam participar da seleção do Programa de Treinamento Tutorial (Pet) Zootecnia. Estão sendo disponibilizadas três vagas, sendo duas remuneradas e uma em caráter voluntário. O prazo de inscrição vai até o dia 24, das 07 às 11h e das 13h às 17h, na sede do Pet, no Departamento de Zootecnia.

 

Podem se inscrever estudantes que estejam cursando o 2º, 3º ou 4º períodos do curso em questão, não ter sido reprovado em nenhuma disciplina, apresentar coeficiente de rendimento acadêmico superior a seis e ter disponibilidade de dedicação ao trabalho por, no mínimo, 20 horas semanais. No ato da inscrição, é necessário apresentar um Curriculum Vitae, com os devidos comprovantes das atividades discriminadas; o histórico escolar, sendo aceito o impresso via internet; e a proposta de um projeto de ensino, pesquisa ou extensão que o grupo possa desenvolver.

 

A seleção constará na análise dos documentos apresentados, de uma prova de redação e de uma entrevista, sendo que essas duas últimas serão realizadas no dia 25.

 

Outras informações pelo telefone (35) 3829-1685.

Professor da Ufla é destaque em mídia nacional

Em reportagem especial publicada pelo Jornal Estado de São Paulo, no dia 04 de março, o professor Flávio Meira Borém, do Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (Ufla), mostrou os resultados de sua pesquisa que se transformou numa das tecnologias mais avançadas e inovadoras do país no ramo do café, que vem sendo adotada por cafeicultores de São Paulo e Minas Gerais. Trata-se do processamento de café verde que está representando uma grande fonte de lucro.

Confira abaixo a reportagem na íntegra da jornalista Fernanda Yoneya.

 

Descascar café verde é nova opção

 

Grãos são secos e despolpados em lotes separados. Vantagem é que número de defeitos reduz-se bastante

 

SÃO PAULO – Café verde está virando sinônimo de lucro em propriedades que descascam o café cereja (maduro). Tecnologia inédita no País, que descasca também os grãos verdes, já está sendo adotada por cafeicultores de São Paulo e Minas Gerais. Segundo o professor Flávio Meira Borém, do Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (Ufla-MG), que desenvolveu a tecnologia, a opção de descascar lotes compostos exclusivamente por grãos verdes começou a ser estudada em função da elevada quantidade desses frutos na colheita. "Esse ‘defeito verde’ é característica da produção de café no Brasil", diz Borém. "Se a bebida tiver sido feita com grande quantidade de verdes, fica adstringente."

 

Outro estímulo à adoção da prática é que o ágio obtido pelo descascamento do café cereja não está compensando o deságio na porção de frutos verdes. "A presença de grãos verdes classifica a bebida como padrão duro, que é pouco competitivo." Pela tecnologia, até 50% dos frutos verdes são descascados e este lote de grãos imaturos tem boa classificação, alcançando o padrão comercial. "Não se esperava que o verde descascado isoladamente daria bebida tão competitiva."

 

Procedimento

 

O processamento de café verde é similar ao do cereja. O descascador ou despolpador, equipamento que descasca os frutos maduros, separando os verdes, é o mesmo. O que muda é a regulagem da máquina. "Regula-se o despolpador para deixar passar no máximo 10% de frutos maduros na porção de frutos verdes."

 

A segunda etapa é amontoar o lote de grãos verdes. "Isso pode ser feito em moega, carreta ou no próprio piso protegido do sol, à noite, e deixá-lo por 12 a 16 horas, cuidando para o café não esquentar e não ser exposto ao sol", diz. "Depois, o material é descascado: regula-se a máquina para descascar entre 40% e 50% do lote, para não quebrar o café que não descasca." Depois, o lote vai para o terreiro, seguindo os mesmos procedimentos de secagem do cereja.

 

O café que ficou com casca não deve ser secado nos primeiros dias em camadas grossas, para não fermentar. "Muitas vezes o produtor pode não conseguir melhorar a bebida ou obter um preço maior, mas reduz a quantidade de defeitos e valoriza o lote."

 

Valorização 

O produtor Renato Farhat Brito, que possui 608 hectares de café em Três Pontas (MG), já utiliza a tecnologia há duas safras. "Antes eu retardava o início da colheita para não colher mais de 10% de café verde. Com a técnica, começo a colheita com 30% de grãos verdes e faço o descascamento de 50% desse lote", explica. "Com o processamento dos frutos verdes, consigo agregar valor a um produto que antes desvalorizava a produção", diz ele, destacando que, no fim da colheita, a porcentagem de grãos sem qualidade caiu de 20% para 10%.

Ufla tem mais um doutor

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) vem, a cada dia, qualificando seu corpo acadêmico, reforçando, assim, sua excelência no ensino, pesquisa e extensão. Para manter essa tradição, vários professores têm se dedicado a cursos de pós-graduação, contribuindo, assim, com a qualidade do ensino na instituição. Dessa vez, quem entra para o grupo cada vez mais crescente de doutores na Ufla é o professor Paulo Henrique de Souza Bermejo, do Departamento de Ciência da Computação.  

O trabalho desenvolvido, intitulado "Planejamento estratégico de Tecnologia da Informação com ênfase em conhecimento", apresentou um método inédito e específico para planejamento estratégico de tecnologia da informação, aliado aos recursos da área de gestão do conhecimento.

 

De acordo com o professor, atualmente as organizações têm se tornado muito dependentes desses setores que são considerados como um diferencial para as organizações. “Essa realidade vem trazendo diferentes benefícios como inovação, aumento da competitividade proporcionada pelo uso estratégico da TI, e até mesmo redução de custos em tempos de diminuição da aceleração da economia mundial”, ressalta.

 

Para verificação de sua tese, foram realizados estudos de caso com a aplicação do seu método em 11 organizações que atuam no Brasil e exterior (estudo de caso piloto e estudo multi-casos) com análise qualitativa. Os resultados da aplicação permitiram verificar sua autenticidade, relevância e contribuição para as organizações, assim como para as áreas gestão do conhecimento e Tecnologia da Informação.

 

O trabalho foi desenvolvido no programa de pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sob orientação do Prof. José Leomar Todesco. Na banca de avaliação, participaram os professores Aline França de Abreu (UFSC), André Luiz Zambalde (UFLA), George Leal Jamil (FUMEC) e Renato Fileto (UFSC) que, unânimes, aprovaram a tese desenvolvida.

Seminário discute novas tecnologias

A Universidade Federal de Lavras (Ufla), através do Departamento de Ciência da Computação, realiza, nesta quinta-feira, dia 12, das  8h às 12h e das 14h às 18h, no Centro de Treinamento da Faepe, no Campus Histórico, o X Seminário de Tecnologia e Administração de Sistemas de Informação. O evento, direcionado a administradores, técnicos, gerentes e diretores de tecnologia da informação, cientistas da computação, estudantes de graduação e pós-graduação nas áreas engenharia, sistemas e tecnologia, vai discutir e apresentar teorias e experiências em novas tecnologias e processos aplicados as áreas de atuação dos profissionais envolvidos.

 

De acordo com o coordenador do seminário, prof. André Luiz Zambalde, o evento tem como foco a questão do alinhamento estratégico da tecnologia da informação com os negócios da organização, considerando aspectos relacionados à governança e controle, infra-estrutura de rede, gestão da qualidade, visualização da informação, extração de dados e marketing web.

 

Os interessados devem fazer suas inscrições, gratuitamente, no dia de realização da atividade. Confira a programação:

 

07h45: Inscrições – Abertura

 

08h: Governança de TI – Fundamentos e experiências

Prof. Dr. Paulo Henrique Bermejo – DCC/UFLA

Prof. Adriano Tonelli – FACAMP/UNIPAC – Campo Belo

 

09h45: Café

 

10h: Tecnologias e infra-estrutura de redes: Soluções convergentes.

Prof. Daniel Cardoso / Fabrício Carvalho

Redes & Cia / FACAMP/UNIPAC – Campo Belo

 

11h45: Almoço

 

14h: Gestão da qualidade em Tecnologia da Informação

Eng. Carlos Fedosi – Mangeti Marrelli/Redes & Cia

 

15h45: Café

 

16h: Web Analytics – Conceitos e práticas

Prof. Dr. Ahmed Ali Abdalla Esmin – DCC/UFLA

Fabrício Mattioli Rezende Chagas – CVC – SP

 

18h: Encerramento.

Abertas inscrições para iniciação científica voluntária

Estão abertas, até dia 27 deste mês, as inscrições para o Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (Pivic) da Universidade Federal de Lavras (Ufla).

 

Tal programa tem por objetivo estimular os pesquisadores a engajarem os estudantes de graduação no processo de aprendizagem de técnicas e métodos científicos, otimizando, com isso, a capacidade de orientação à pesquisa da instituição. Além disso, o Pivic pretende despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, ao fazer com que participem de projetos de pesquisa.

 

Vale ressaltar que para se inscrever com algum projeto, o aluno já precisa ter um orientador definido. As inscrições devem ser feitas na Pró-Reitoria de Pesquisa.

 

Mais informações pelo 3829-1127, pelo prp@ufla.br ou mesmo pelo edital à disposição aqui.

Aula inaugural da Pós-Graduação discutirá temas relativos à área

Com o tema “Discutindo os rumos da pós-graduação na Ufla”, acontece, no dia 18 de março, no Centro de Convenções, a aula inaugural dos Programas de Pós-Graduação da Ufla.

 

Durante a abertura, que ocorrerá às 8h, a Associação dos Pós-Graduandos se apresentará aos ingressantes. Além disso, o Nintec – Núcleo de Inovação Tecnológica passará algumas informações aos pós-graduandos sobre as atividades do núcleo.

 

Segundo o Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação, Prof. Alcides Moino Junior, “outra atividade a ser realizada no evento é o lançamento do edital Papc-Ufla (Apoio à Publicação Científica), que visa destinar recursos para a tradução de artigos científicos para publicação em revistas científicas do exterior, o que ocasiona um grande impacto”, explica ele.

 

O evento contará, ainda, com palestras de interesse de qualquer pessoa que esteja na pós-graduação, entre elas, “Sistema de Avaliação de Programas de Pós-Graduação na Capes”, a ser proferida pelo Prof. Moacir Pasqual, coordenador da área de Ciências Agrárias da Capes.

 

Programação

 

8 horas – Sessão de Abertura, Apresentação da APG/Ufla, Nintec/Ufla e lançamento do Edital PAPC-Ufla (Apoio à Publicação Científica)

 

9 horas – Palestra: Sistema de Avaliação de Programas de Pós-Graduação na Capes – Prof. Moacir Pasqual – Coordenador da Área de Ciências Agrárias da Capes

 

10h15 – Intervalo

 

10h30 – Palestra: Diagnóstico E Perspectivas Da Pós-Graduação Na Ufla – Prof. Mozar José De Brito – Pró-Reitor De Pós-Graduação Da Ufla

 

14 horas – Palestra: Gestão para Excelência em Programas de Pós-Graduação – Prof. Angelo Pallini Filho, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Entomologia da UFV

 

15h15 – Intervalo

 

15h30 – Palestra: A Experiência da Esalq/Usp na Indexação da Revista Scientia Agricola – Prof. Luis Reynaldo Ferracciu Alleoni, Editor Chefe da Revista Scientia Agricola, Esalq/Usp

Ciência da Computação da Ufla inaugura Mestrado em parceria com a UFMG

A aula inaugural do Minter – Mestrado Interinstitucional em Ciência da Computação foi realizada ontem, no anfiteatro do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Lavras (Ufla). Basicamente, o novo curso possui esse nome porque surgiu a partir de uma parceria entre os Departamentos de Ciência da Computação da Ufla e da UFMG.

 

A mesa da cerimônia de abertura contou com a presença do Pró-Reitor de Pós-Graduação da Ufla, Prof. Mozar José de Brito, do vice-coordenador do Minter, Prof. André Luiz Zambalde, do Chefe do Departamento de Ciência da Computação da Ufla, Prof. André Vital Saúde e do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFMG, Prof. Mário Fernando Montenegro Campos, que também ministrou a palestra de abertura.

 

No caminho certo

Ao fazer uso da palavra, o Prof. Mozar frisou a importância dessa parceria, ressaltando que o programa da UFMG já está consolidado e que possui conceito 6 na avaliação da Capes.

 

Já o Prof. André Vital destacou que “certamente esse é o caminho para a criação do programa de pós-graduação em Ciência da Computação da Ufla”. Na mesma linha de raciocínio, o Prof. André Zambalde afirmou que “o Minter é a semente para um futuro Programa, não só com Mestrado mas também Doutorado, afinal, estamos partindo de uma base de alto nível: o programa da pós em Ciência da Computação da UFMG”, disse.

 

Ele ressaltou ainda que “60% dos alunos do Minter são advindos do curso de Ciência da Computação da Ufla, o que demonstra o alto nível dessa graduação na instituição”, finalizou.

 

Disciplinas

15 alunos foram selecionados para fazer parte desse Mestrado, sendo que o curso será totalmente ministrado na Ufla, mas contará com professores da UFMG. No primeiro semestre, serão oferecidas as seguintes disciplinas: Redes de Computadores, Processamento digital de imagens, Banco de dados, Projeto e análise de algoritmos e Seminários de pesquisa.

2009 tem o dobro de calouros em relação a 2006

Apenas este ano, a Universidade Federal de Lavras (Ufla) receberá 1255 novos estudantes de graduação. 590 entram no início de março, os outros 665 entrarão no segundo semestre.

 

Em 2006, 620 era o número de estudantes que ingressavam nos cursos de graduação da universidade, somados os dois semestres. Portanto, pode-se dizer que, em três anos, a Ufla dobrou o número de vagas oferecidas.

 

Um outro dado interessante é que está previsto para 2011 o ingresso de 1760 novos estudantes na graduação, ou seja, 505 calouros a mais em apenas dois anos. Com isso, os graduandos que hoje são 3700, passarão a cerca de 8700 quando todos os cursos estiverem estabilizados.

 

Essa ampliação se dá especialmente porque a Ufla está inserida no Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Nesse contexto, de acordo com o Prof. João Chrysostomo de Resende Júnior, esse aumento ocorre, basicamente, por duas razões: a primeira delas diz respeito à ampliação das vagas na maioria dos cursos já ofertados. “Nossa estrutura ainda não foi totalmente ampliada, mas vários cursos tiveram o seu número de vagas dobrado e a tendência é que já em 2010 não tenhamos mais nenhum com a oferta de apenas 25 vagas semestrais”, diz ele.

NOVOS CURSOS – O outro motivo está ligado à criação de cinco novos cursos em 2009 e 2010: Engenharia Ambiental, Engenharia de Controle e Automação, Nutrição e Direito, além de um outro curso noturno que ainda está sendo definido”, afirma o professor. Chrysostomo explica, ainda, que “a criação desses cursos na Ufla se deu primeiramente porque havia uma demanda tanto interna quanto externa pelos mesmos. No caso do Direito, não existe nenhum curso público no Sul de Minas. Quanto à Engenharia Ambiental, foi feito um levantamento junto à Copese e descobriu-se que era o curso de maior procura entre os vestibulandos. Já a Engenharia de Controle e Automação é um projeto antigo (desde 2002), mas não havia provisão de recursos humanos e financeiros para implantá-lo. No entanto, com o REUNI foi possível tirar o projeto do papel e transformá-lo em realidade” conta ele.

Além desses motivos, a Comissão que elaborou o projeto REUNI, formada por 20 membros da Ufla, optou por cursos que pudessem aproveitar a estrutura já existente (laboratórios e equipamentos, entre outros), sem deixar de observar os recursos humanos (professores e técnico-administrativos) com os quais a universidade já contava.   

CURSOS NOTURNOS – Um outro aspecto a ser exposto é que, até 2006, a instituição não oferecia nenhuma vaga à noite. “Com o objetivo de atender a uma demanda social regional e, ao mesmo tempo, de utilizar a estrutura que antes ficava ociosa no campus, a Ufla está oferecendo, em 2009, 320 vagas para ingressos no período noturno. E esta previsão sobe a 500 vagas em dois anos, quase 1/3 do total”, ressalta Chrysostomo.

MUDANÇA CURRICULAR – Mas a ampliação da oferta de cursos também conta com um outro lado. Junto ao crescimento, também estão ocorrendo mudanças na estrutura curricular da universidade. Uma delas pretende agrupar, já no 2º semestre de 2009, os cursos por similaridades curriculares, evitando que as disciplinas com conteúdos semelhantes sejam individualizadas para cada curso, prática que aumenta a necessidade de recursos humanos e estruturais. Então, esse agrupamento incentiva que os cursos afins tenham os mesmos conteúdos curriculares nos períodos iniciais.

 

Finalmente, também a partir do 2º semestre, todos os calouros passarão por um Núcleo Fundamental Comum, que engloba disciplinas como ‘Comunicação e expressão’, ‘Filosofia e Ética’, ‘Inglês’, ‘Sociologia e cidadania’, entre outras.

O objetivo, explica Chrysostomo, é dotar o estudante de conhecimentos gerais aplicáveis ao seu crescimento pessoal e humanístico, propiciando a ele conteúdos que envolvem comunicação, lógica, artes, ciência e não ciência e empreendedorismo, entre outros.

Universidade Federal de Lavras