Faepe promove curso de comunicação e oratória

O setor de Extensão da Faepe promove, nos dias 24 e  25 de abril, o curso teórico-prático de "Comunicação e oratória: conceitos e práticas", a ser realizado no Centro de Treinamento.

Ministrado pela instrutora  Maísa Lima, o curso  abordará  o estilo de comunicação verbal-oral  mais utilizado nas relações profissionais e interpessoais.

Assim, o objetivo do curso é ajudar as pessoas a perderem a inibição para falar, preparar aulas ou palestras, falar de improviso, evitar o "branco", dirigir ou participar de reuniões, ou seja, lidar com pontos essenciais em comunicação verbal que podem ser trabalhados a partir da técnica, da disciplina e do treinamento.

Para mais informações, os interessados devem entrar em contato pelo 3829-1809, 1823 ou 1877.

Simpósio de Forragicultura recebe resumos até dia 30

A Ufla sedia, de quatro a seis de junho, o VII Simpósio e o III Congresso de Forragicultura e Pastagens, evento promovido pelo Nefor – Núcleo de Estudos em Forragicultura do Departamento de Zootecnia.

 

Envolvendo profissionais de instituições de todo o Brasil, entre elas, USP, UFV, Emprapa, UFGD e Biomatrix, o evento deve contar em média com cerca de 250 pessoas, entre profissionais da área e estudantes”, afirma o Prof. Antônio Ricardo Evangelista, coordenador do evento e orientador do Nefor.

 

O professor comenta, ainda, que um dos pontos altos do Simpósio será o debate sobre melhoramento de plantas forrageiras. De acordo com ele, “é preciso discutir mais o assunto até para se ampliar os estudos na área, afinal há poucos pesquisadores estudando esse tema no país, embora seja bem estratégico”, explica Ricardo.

 

Serviço

O interessados em enviar resumos para o Simpósio tem até dia 30 de abril para fazê-lo, sendo que o material pode ser enviado eletronicamente. Você também pode conferir toda a programação do evento e fazer suas inscrições pelo www.nucleodeestudo.ufla.br/nefor. Outras informações pelo 3829-1231 ou pelo nefor@ufla.br.

Inscrições para o vestibular vão até dia 11 de maio

As inscrições para o 2º Processo Seletivo (Vestibular) da Universidade Federal de Lavras (Ufla) já está disponível no site da Copese. Assim, os candidatos às vagas oferecidas em julho de 2009 já podem se inscrever.

 

Inicialmente, é preciso ressaltar que houve algumas mudanças no formato das provas do Vestibular e da Terceira Etapa do Processo Seletivo de Avaliação Seriada (PAS). A primeira delas é que a prova terá somente questões objetivas, com quatro alternativas de resposta e uma Redação. A segunda mudança diz respeito ao aumento do número de questões: 110. E para completar, a Redação passou a ter um peso maior na contagem final. Agora ela vale 40 pontos. Já a prova de Língua Portuguesa vale 30 pontos e a pontuação das outras provas varia de acordo com o curso que o estudante pretende fazer.

 

Que curso fazer?

 

Além dos 14 cursos (Administração, Agronomia, Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), Ciência da Computação, Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Química (Licenciatura e Bacharelado), Zootecnia, Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), Física (Licenciatura), Matemática (Licenciatura) e Sistemas de Informação) já existentes, a Ufla está abrindo três novos cursos: Engenharia Ambiental, Engenharia de Controle e Automação e Nutrição, todos no período diurno e com 25 vagas.

 

De olho no calendário

 

Com relação ao calendário, todas as informações e prazos estão descritos no edital que também estão disponíveis no www.copese.ufla.br. O Período para isenção de taxa já se esgotou. Para mais informações sobre a isenção podem ser obtidas na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (campus histórico da Ufla) ou pelo fone 35-3829-1582/1587.

 

Inscrição e Provas

 

O período de inscrição vai de 22 de abril a 11 de maio e as provas estão marcadas para dia 4 e 5 de julho, e serão aplicadas nas seguintes cidades:

 

MG: Lavras, Alfenas, Belo Horizonte, Divinópolis, Ipatinga, Itajubá, Juiz de Fora, Uberlândia e Viçosa.

SP: São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto e São José dos Campos

GO: Goiânia

 

Outras informações pelo 35-3829-1120/1133/1558 ou pelo e-mail copese@ufla.br.

Que venha o mercado de trabalho

Hoje em dia, as pesquisas que analisam as tendências do mercado de trabalho são praticamente unânimes em dizer que o profissional bem preparado e capacitado tem grandes chances de conseguir boas oportunidades para exercer sua profissão. Seguindo esta tendência, o Departamento de Administração e Econimia (DAE), da Ufla, através do Centro de Inteligência em Mercados (CIM), em parceria com o Pólo de Excelência do Café, criou o Centro de Trainee em Mercados, que possibilita a estudantes de diversos cursos um processo de treinamento que busca a máxima proximidade em relação às exigências do mundo profissional. 

As atividades tiveram início em agosto do ano passado. São selecionados, semestralmente, 11 estudantes de diversas áreas da graduação que, durante um ano, desenvolvem trabalhos relacionados ao estudo e análise de mercado do agronegócio. Para isso, contam com a parceria e prestam assessoria empresarial às cooperativas de crédito e produção e instituições financeiras de Lavras e região.

Sob a coordenação do professor Luiz Gonzaga de Castro Júnior, o setor atua em três frentes de trabalho. A primeira delas diz respeito ao Desenvolvimento de Cadeias Produtivas que traça um mapeamento sobre as condições econômicas, sociais e de comercialização de todos os agentes relacionados ao processo de produção. Outra linha de atividade está relacionada ao estudo dos mercados concorrentes, com o objetivo de monitorar e acompanhar, sistematicamente, os mercados que concorrem entre si na produção e na comercialização, podendo, com esses dados, orientar os produtores nas tomadas de decisão. Por último, o Centro atua na área Financeira, sendo responsável por desenvolver ferramentas gerenciais que tenham por objetivo a avaliação dos custos e da lucratividade de uma determinada atividade.

Segundo o professor Luiz Gonzaga, o setor pretende criar uma estrutura física que possibilite o treinamento dos estudantes e o acompanhamento de suas atividades nos estágios realizados em diversas instituições, além de oferecer cursos direcionados ao gerenciamento de fluxo de caixa, custo de produção e comercialização. “Pretendemos fazer com que estes estudantes estejam, ao final do treinamento, totalmente familiarizados com a realidade da produção, podendo imediatamente desempenhar suas funções no mercado de trabalho com competência e eficiência”.

Ainda de acordo com o professor, a Ufla consolidou-se pelo seu pioneirismo na extensão e tem como diferencial a excelência em pesquisas no âmbito das ciências agrárias. “A Ufla está preparada para continuar sua atuação na área agrícola, tão vital para o Brasil, pois, além de estar assentada em bases sólidas, possui o fator mais importante para o sucesso: recurso humano altamente qualificado e totalmente comprometido com o papel da instituição”, conclui.

Experiência que vale a pena

A busca pelo aperfeiçoamento profissional tem se tornado um diferencial para quem disputa uma vaga no concorrido mercado de trabalho. Prova disso é o grande número de estudantes que tem se dedicado a estágios e programas de treinamento profissional. Apesar de ser um setor novo, o Centro de Trainee em Mercados tem despertado o interesse de muitos estudantes, graças à união entre teoria e prática e às atividades desenvolvidas.

 

Estar totalmente preparado para atender às exigências do mercado foi o que motivou o estudante Antonio Henrique Andrade Barranqueiros, do curso de Administração. Ao se informar sobre as oportunidades de estágios ofertados em sua área, descobriu o Centro de Trainee e obteve ótimas referências. “As pessoas que trabalham aqui disseram que as atividades são bem dinâmicas. Resolvi participar do processo seletivo e passei. Com pouco tempo de trabalho, já deu pra sentir que o ritmo do treinamento é bastante intenso e que o aprendizado é garantido”.

Estudantes de graduação devem avaliar disciplinas

Estudantes de graduação da Universidade Federal de Lavras (Ufla) devem ficar atentos ao prazo de avaliação das disciplinas cursadas no segundo semestre de 2008. O período vai de 01 a 30 de abril. O questionário está disponível no site www.drca.ufla.br .

 

A Pró-reitoria de Graduação informa que o preenchimento dessas questões é uma forma de avaliar a qualidade do ensino na Ufla, apontar possíveis falhas e propor soluções para os períodos seguintes. Essa avaliação é obrigatória e credencia o estudante a fazer sua matrícula para o segundo semestre deste ano.

Outras informações na Pró-Reitoria de Graduação pelo telefone (35)-3829-1113

Ufla cria graduação a distância em Administração Pública na UAB

Vista muitas vezes de maneira preconceituosa, a Educação a Distância (EAD) vem galgando cada vez mais espaço em todo o país, principalmente pelo seu alto valor social. No que diz respeito a cursos da Ufla, até 2006, aqueles que misturavam aulas presenciais e aprendizado a distância resumiam-se à pós-graduação Lato sensu.

No entanto, de lá para cá, isso vem mudando gradativamente. Assim, “no ano passado, criou-se na Ufla o CEAD – Centro de Educação a Distância. Pouco antes, em 2006, a instituição ofereceu, através de financiamento do Banco do Brasil e do MEC, o curso de Administração (500 vagas) em quatro pólos diferentes (BH, Lavras, Campos Gerais e Turmalina), sendo que a experiência serviu como um projeto-piloto para a EAD na universidade”, afirmam os Profs. Marcelo Silva de Oliveira, Coordenador-Geral do CEAD, Elaine das Graças Frade, Coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Ufla e Daniel Carvalho de Rezende, Coordenador do Curso de Administração a distância e do Projeto Aprender.

CURSOS POSSÍVEIS – Agora, uma Comissão Institucional está elaborando uma proposta para oferecer tanto cursos de graduação como de pós a distância gratuitos na instituição, todos financiados pelo próprio governo federal.

Dentro disso, “o primeiro curso permanente a ser oferecido na Ufla já este ano é o de Administração Pública, mas a expectativa é que a instituição venha a oferecer também outros bacharelados, entre eles, Estatística, Geografia Ambiental e Pedagogia, sendo que todos os departamentos estão sendo consultados com relação ao interesse em oferecer cursos a distância, diz o Prof. Marcelo. E além destes, “também há expectativas com relação às licenciaturas de Física, Matemática, Química, Ciências Biológicas e Educação Física”, afirma o Pró-Reitor de Graduação, Prof. João Chrysostomo de Resende Júnior.

Ele explica, ainda, que isso “faz parte da política do governo federal de oferecer cursos superiores a professores que já trabalham na educação básica e não têm diploma de curso superior. Normalmente, esses professores não podem deixar seu trabalho para fazer graduação, tanto por já estarem estabelecidos em suas cidades (família) como por dificuldades financeiras”, diz Chrysostomo.

Além disso, há uma meta estabelecida por lei na qual pelo menos 30% dos jovens brasileiros entre 18 e 24 anos (atualmente só 12%) estejam matriculados no ensino superior até 2010. Sem dúvida, o ensino a distância é um dos grandes meios para se atingir essa meta, haja vista que essa metodologia pode ser levada aos mais diversos locais, sem falar na dificuldade financeira que muitas pessoas têm de deslocar-se de sua cidade para continuar a estudar. Aliás, esse é um dos motivos pelos quais a UAB foi criada, ou seja, apoiar e financiar cursos de graduação e de pós a distância gratuitos em todo o país.

LOCAIS DISTANTES – Outro detalhe importante é que, como comentam os Profs. Marcelo, Elaine e Daniel, “a EAD não interfere nos cursos ministrados no campus. Os pólos são situados em cidades mineiras nas quais a Prefeitura oferece estrutura para que os encontros presenciais do curso sejam realizados. Já no que diz respeito à qualidade dos cursos, as avaliações (que representam a grande parte da nota) são todas presenciais, por isso não há como outra pessoa responder aos testes no lugar do matriculado”.

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – Atualmente, o CEAD é responsável pelo apoio a todos os cursos a distância que a Ufla possui, sendo também o setor que viabiliza os cursos e programas a distância da UAB dentro da instituição. Então, explicam os Profs. Marcelo, Elaine e Daniel, “a partir do segundo semestre de 2009 serão oferecidas 200 vagas gratuitas do curso de Administração Pública, que terá quatro pólos diferentes, nas cidades de Formiga, Campos Gerais, Araçuaí e Santa Rita de Caldas. E no curso, cada professor será responsável por um determinado conteúdo, sendo que haverá um tutor (aluno de Mestrado ou Doutorado) para cada grupo de 25 alunos”, explanam.

APRENDER – O projeto “Aprender” é uma iniciativa do Pró-Reitoria de Graduação e do CEAD para incentivar a utilização de recursos pedagógicos modernos, como os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), implantando também no âmbito dos cursos de graduação presenciais novas tecnologias de aprendizagem.

Apenas para esclarecer, o AVA adotado na Ufla tem como base o software livre chamado Moodle, sendo que, com ele, é possível acrescentar muito ao aprendizado dentro da sala de aula. Os professores usuários podem deixar, por exemplo, textos e questionários virtuais à disposição dos alunos neste ambiente, entre muitas outras possibilidades. Além disso, explica o Prof. Marcelo, “é possível até disponibilizar laboratórios virtuais em que os alunos poderão fazer testes e experiências muito próximas do real”, diz ele.

Outra realização do CEAD foi a promoção do 1º curso de formação de tutores e professores em educação a distância no final de março, sob a coordenação da Profa. Ila Maria Silva e das servidoras Cleide Mirian Pereira e Lucivane Marchiori Garcindo, todas do CEAD.

PRG/Ufla divulga resultado final do PIBID/2009

A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da Universidade Federal de Lavras (Ufla) acaba de divulgar o resultado final de Seleção dos Estudantes de Licenciatura em Química para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) referente ao ano de 2009.

 

No de Matrícula
Nome do(a) Estudante
Período do Curso
20071301
BETHÂNIA LEITE MANSUR
5
20072290
FÁTIMA MARIA PEREIRA DE REZENDE
4
20072309
FERNANDO BALBINO DE SOUZA
4
20071292
GLEICIENE MARTINS DOS SANTOS
5
20062287
JARBAS RIBEIRO VITORINO
6
20091426
JESSIMARA RIBEIRO HENRIQUE
1
20081310
JOSIANE APAREIDA DE FREITAS CRUZ
3
20082353
KARINY CARVALHO VIEIRA
2
20091429
LÍVIA MARIA RIBEIRO ROSA
1
20081296
LUANNA GOMES DE GOUVÊA
3
20091421
MARCO AURÉLIO DE LIMA SILVA RONI
1
20081287
PÃMYLA LAYENE DOS SANTOS
3
20081289
PEDRO REIS DE JESUS
3
20082340
ROSILENE FERNANDES MACIEL
2
20071290
WILLIAN MIGUEL DA SILVA BORGES
5

 

Estudantes selecionados, respectivamente, como 1a Suplente e 2o Suplente.

20081290
PÂMELA CRISTINA DA SILVA SANTOS
3
20091425
RODRIGO ANTÔNIO BERNARDO
1

OBS: os estudantes classificados como suplentes serão chamados, pela ordem, em caso de desistência de algum dos estudantes selecionados.

Estudantes poderão apoiar organização do Congresso de Extensão

Os estudantes da graduação ou pós-graduação que tiverem interesse em participar da Comissão Organizadora do IV Congresso de Extensão da Ufla devem procurar a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) pessoalmente ou mesmo pelos fones 3829-1568 ou 3829-1317. Vale lembrar que os alunos que se prontificarem a colaborar com o evento receberão certificado.

 

Ressalta-se, ainda, que o IV Congresso de Extensão acontece de 13 a 15 de maio, simultaneamente ao I Fórum Regional de Extensão, sendo que os dois eventos serão promovidos pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

Projeto incentiva atividades físicas para idosos

O projeto “Atividade Física e Saúde para Idosos”, desenvolvido pelo Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Federal de Lavras (Ufla) pretende incentivar a melhoria da qualidade de vida, com orientações sobre prevenção e promoção da saúde, adequadas às pessoas com idade igual ou acima de 60 anos. Os interessados em participar dos trabalhos podem se inscrever, gratuitamente, a partir dessa quarta-feira, dia 15, até o dia 24, exceto no feriado e recesso, das 08h às 11h e das 13 às 16h, no Ginásio Poliesportivo, no Campus Universitário. Nos dias 19 e 26 de abril, as inscrições podem ser feitas na praça Dr. Augusto Silva, em Lavras, no período da manhã.

O projeto, que terá início no dia 13 de maio, será desenvolvido todas as quartas-feiras, das 07h às 08h, no Ginásio de esportes da Ufla. Serão oferecidas atividades físicas diversificadas como ginástica, dança, musculação, caminhada e atividades esportivas adaptadas. Além disso, monitores vão proferir palestras, oficinas e reuniões que abordem temas sobre saúde e envelhecimento.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Priscila Rogatto, as atividades visam atender à necessidade de promover atividades direcionadas aos idosos, devido ao aumento da expectativa de vida dos brasileiros. “Pretendemos com este projeto não apenas proporcionar uma melhor qualidade de vida para este público, mas, também, promover uma troca de experiência de vida e conhecimento com os estudantes de graduação da Universidade, e proporcionar à comunidade o uso da estrutura que a Ufla dispõe para o desenvolvimento de atividades que visam a promoção a saúde”.

Outras informações pelo telefone (35) 3829- 1949

Gerente da Embrapa-Café visita projetos da área no campus

O gerente-geral da Embrapa-Café, Aymbiré Francisco Almeida da Fonseca, visitou parte dos projetos da área cafeeira da Ufla, onde foi recebido pelo Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Prof. Rubens José Guimarães e pelo gerente-executivo do Pólo de Excelência do Café, Edinaldo José Abrahão, entre outros.

 

A Embrapa-Café é responsável pelo gerenciamento do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café, órgão que direciona cerca de 15 milhões por ano a estudos nessa área e do qual fazem parte dez instituições fundadoras, entre elas, a Ufla, além de outras 45 associadas.

 

Tal consórcio coordena os trabalhos do Programa Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento do Café. “Como gerenciamos toda a programação do consórcio, eventualmente nós visitamos as instituições consorciadas para acompanhar o cumprimento da programação e mesmo testemunhar em relação a isso. Então, a Embrapa-Café gerencia esse Programa visando que os recursos sejam otimizados e sejam focados nas reais necessidades de cada região”, explica Aymbiré.

 

Trocando idéias

 

O gerente da Embrapa-Café afirma, ainda, que “as reuniões entre as fundadoras do consórcio eram feitas em Brasília e não era possível que uma instituição pudesse acompanhar de perto o que outra associada vinha desenvolvendo. Por isso, nós passamos a fazer essas reuniões de forma itinerante, sendo cada uma delas junto a uma das associadas e, dessa forma, observando o que pode ser trocado entre elas. Assim, essas instituições podem observar arranjos diferentes do que estão acostumadas a realizar, conhecendo outras possibilidades e até mesmo fazendo correções em seus modelos”, comenta ele.

 

Daí a importância de se fortalecer cada vez mais a interação entre as equipes, até no sentido de que uma instituição aproveite o trabalho que já foi implantado em outra, pois houve um grande investimento naquilo. “E isso mostra que estamos no caminho certo, ou seja, as instituições têm primado por tornar o uso do dinheiro público o mais rentável possível do ponto de vista da inovação tecnológica que ele gere”, diz Aymbiré.

 

Mudanças rápidas

 

Outra questão apontada pelo gerente da Emprapa-Café é que “estamos vivendo num mundo em que as coisas mudam muito rapidamente, e isso inclui o café. Apenas para exemplificar, quando alguém integra técnicas como adubação, nutrição e irrigação da planta, acaba aproveitando melhor o adubo, que se está num preço baixo, não faz muita diferença, mas quando esse preço sobe, isso se torna um fator de grande importância”.

 

Assim, “além de responsabilizar pela área de produção, o Consórcio se interessa e se responsabiliza (em parte) pelos demais setores que envolvem o café como o de exportação. E isso é fundamental, porque o Brasil já chegou a produzir quase 90% do café do mundo, mas caímos muito, principalmente porque insistimos em produzir café como no início do século. Assim, enquanto o resto do mundo evoluiu, a nossa produção caiu para pouco para mais 20% do geral. Então, nós acordamos em relação a isso e de uns 12 anos para cá, voltamos a atingir cerca de 35% da produção mundial”, finaliza Aymbiré.

Universidade Federal de Lavras