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Ufla cria graduação a distância em Administração Pública na UAB
Vista muitas vezes de maneira preconceituosa, a Educação a Distância (EAD) vem galgando cada vez mais espaço em todo o país, principalmente pelo seu alto valor social. No que diz respeito a cursos da Ufla, até 2006, aqueles que misturavam aulas presenciais e aprendizado a distância resumiam-se à pós-graduação Lato sensu.
No entanto, de lá para cá, isso vem mudando gradativamente. Assim, “no ano passado, criou-se na Ufla o CEAD – Centro de Educação a Distância. Pouco antes, em 2006, a instituição ofereceu, através de financiamento do Banco do Brasil e do MEC, o curso de Administração (500 vagas) em quatro pólos diferentes (BH, Lavras, Campos Gerais e Turmalina), sendo que a experiência serviu como um projeto-piloto para a EAD na universidade”, afirmam os Profs. Marcelo Silva de Oliveira, Coordenador-Geral do CEAD, Elaine das Graças Frade, Coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Ufla e Daniel Carvalho de Rezende, Coordenador do Curso de Administração a distância e do Projeto Aprender.
CURSOS POSSÍVEIS – Agora, uma Comissão Institucional está elaborando uma proposta para oferecer tanto cursos de graduação como de pós a distância gratuitos na instituição, todos financiados pelo próprio governo federal.
Dentro disso, “o primeiro curso permanente a ser oferecido na Ufla já este ano é o de Administração Pública, mas a expectativa é que a instituição venha a oferecer também outros bacharelados, entre eles, Estatística, Geografia Ambiental e Pedagogia, sendo que todos os departamentos estão sendo consultados com relação ao interesse em oferecer cursos a distância, diz o Prof. Marcelo. E além destes, “também há expectativas com relação às licenciaturas de Física, Matemática, Química, Ciências Biológicas e Educação Física”, afirma o Pró-Reitor de Graduação, Prof. João Chrysostomo de Resende Júnior.
Ele explica, ainda, que isso “faz parte da política do governo federal de oferecer cursos superiores a professores que já trabalham na educação básica e não têm diploma de curso superior. Normalmente, esses professores não podem deixar seu trabalho para fazer graduação, tanto por já estarem estabelecidos em suas cidades (família) como por dificuldades financeiras”, diz Chrysostomo.
Além disso, há uma meta estabelecida por lei na qual pelo menos 30% dos jovens brasileiros entre 18 e 24 anos (atualmente só 12%) estejam matriculados no ensino superior até 2010. Sem dúvida, o ensino a distância é um dos grandes meios para se atingir essa meta, haja vista que essa metodologia pode ser levada aos mais diversos locais, sem falar na dificuldade financeira que muitas pessoas têm de deslocar-se de sua cidade para continuar a estudar. Aliás, esse é um dos motivos pelos quais a UAB foi criada, ou seja, apoiar e financiar cursos de graduação e de pós a distância gratuitos em todo o país.
LOCAIS DISTANTES – Outro detalhe importante é que, como comentam os Profs. Marcelo, Elaine e Daniel, “a EAD não interfere nos cursos ministrados no campus. Os pólos são situados em cidades mineiras nas quais a Prefeitura oferece estrutura para que os encontros presenciais do curso sejam realizados. Já no que diz respeito à qualidade dos cursos, as avaliações (que representam a grande parte da nota) são todas presenciais, por isso não há como outra pessoa responder aos testes no lugar do matriculado”.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – Atualmente, o CEAD é responsável pelo apoio a todos os cursos a distância que a Ufla possui, sendo também o setor que viabiliza os cursos e programas a distância da UAB dentro da instituição. Então, explicam os Profs. Marcelo, Elaine e Daniel, “a partir do segundo semestre de 2009 serão oferecidas 200 vagas gratuitas do curso de Administração Pública, que terá quatro pólos diferentes, nas cidades de Formiga, Campos Gerais, Araçuaí e Santa Rita de Caldas. E no curso, cada professor será responsável por um determinado conteúdo, sendo que haverá um tutor (aluno de Mestrado ou Doutorado) para cada grupo de 25 alunos”, explanam.
APRENDER – O projeto “Aprender” é uma iniciativa do Pró-Reitoria de Graduação e do CEAD para incentivar a utilização de recursos pedagógicos modernos, como os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), implantando também no âmbito dos cursos de graduação presenciais novas tecnologias de aprendizagem.
Apenas para esclarecer, o AVA adotado na Ufla tem como base o software livre chamado Moodle, sendo que, com ele, é possível acrescentar muito ao aprendizado dentro da sala de aula. Os professores usuários podem deixar, por exemplo, textos e questionários virtuais à disposição dos alunos neste ambiente, entre muitas outras possibilidades. Além disso, explica o Prof. Marcelo, “é possível até disponibilizar laboratórios virtuais em que os alunos poderão fazer testes e experiências muito próximas do real”, diz ele.
Outra realização do CEAD foi a promoção do 1º curso de formação de tutores e professores em educação a distância no final de março, sob a coordenação da Profa. Ila Maria Silva e das servidoras Cleide Mirian Pereira e Lucivane Marchiori Garcindo, todas do CEAD.
PRG/Ufla divulga resultado final do PIBID/2009
No de Matrícula
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Nome do(a) Estudante
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Período do Curso
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20071301
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BETHÂNIA LEITE MANSUR
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5
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20072290
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FÁTIMA MARIA PEREIRA DE REZENDE
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4
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20072309
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FERNANDO BALBINO DE SOUZA
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4
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20071292
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GLEICIENE MARTINS DOS SANTOS
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5
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20062287
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JARBAS RIBEIRO VITORINO
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6
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20091426
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JESSIMARA RIBEIRO HENRIQUE
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1
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20081310
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JOSIANE APAREIDA DE FREITAS CRUZ
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3
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20082353
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KARINY CARVALHO VIEIRA
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2
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20091429
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LÍVIA MARIA RIBEIRO ROSA
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1
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20081296
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LUANNA GOMES DE GOUVÊA
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3
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20091421
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MARCO AURÉLIO DE LIMA SILVA RONI
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1
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20081287
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PÃMYLA LAYENE DOS SANTOS
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3
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20081289
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PEDRO REIS DE JESUS
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3
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20082340
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ROSILENE FERNANDES MACIEL
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2
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20071290
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WILLIAN MIGUEL DA SILVA BORGES
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5
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20081290
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PÂMELA CRISTINA DA SILVA SANTOS
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3
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20091425
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RODRIGO ANTÔNIO BERNARDO
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1
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Estudantes poderão apoiar organização do Congresso de Extensão
Projeto incentiva atividades físicas para idosos
O projeto “Atividade Física e Saúde para Idosos”, desenvolvido pelo Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Federal de Lavras (Ufla) pretende incentivar a melhoria da qualidade de vida, com orientações sobre prevenção e promoção da saúde, adequadas às pessoas com idade igual ou acima de 60 anos. Os interessados em participar dos trabalhos podem se inscrever, gratuitamente, a partir dessa quarta-feira, dia 15, até o dia 24, exceto no feriado e recesso, das 08h às 11h e das 13 às 16h, no Ginásio Poliesportivo, no Campus Universitário. Nos dias 19 e 26 de abril, as inscrições podem ser feitas na praça Dr. Augusto Silva, em Lavras, no período da manhã.
O projeto, que terá início no dia 13 de maio, será desenvolvido todas as quartas-feiras, das 07h às 08h, no Ginásio de esportes da Ufla. Serão oferecidas atividades físicas diversificadas como ginástica, dança, musculação, caminhada e atividades esportivas adaptadas. Além disso, monitores vão proferir palestras, oficinas e reuniões que abordem temas sobre saúde e envelhecimento.
De acordo com a coordenadora do projeto, professora Priscila Rogatto, as atividades visam atender à necessidade de promover atividades direcionadas aos idosos, devido ao aumento da expectativa de vida dos brasileiros. “Pretendemos com este projeto não apenas proporcionar uma melhor qualidade de vida para este público, mas, também, promover uma troca de experiência de vida e conhecimento com os estudantes de graduação da Universidade, e proporcionar à comunidade o uso da estrutura que a Ufla dispõe para o desenvolvimento de atividades que visam a promoção a saúde”.
Outras informações pelo telefone (35) 3829- 1949
Gerente da Embrapa-Café visita projetos da área no campus
PRP/Ufla divulga resultado do PIVIC 2009
Conheça o termo de referência proposto pelo MEC
Produtores devem antecipar análise do solo para plantio
O Laboratório de Análise do Solo da Universidade Federal de Lavras (Ufla) alerta aos produtores da região para a necessidade de antecipar a época de coleta e envio das amostras de terra para a programação da plantação de culturas no fim do ano. O objetivo deste chamado é o de atender toda à demanda de trabalhos que chegam ao local e garantir um resultado mais eficaz, já que é necessário haver um prazo para a adubação e correção do solo para o plantio, garantindo, assim, uma eficiência maior dos produtos aplicados no solo.
De acordo com um dos coordenadores do Laboratório, professor Carlos Alberto Silva, essa iniciativa de antecipar a análise do solo é importante para que os produtores possam planejar o plantio, garantindo uma colheita mais rica e, consequentemente, uma redução dos custos de produção. “Quando se planeja os trabalhos antes do plantio, o produtor vai detectar quais os produtos, nutrientes e fertilizantes necessários para serem aplicados na terra. Isso representa uma economia muito grande já que o produtor terá um tempo necessário de preparar o solo, pesquisar preços e negociar com fornecedores”.
A compra de produtos para serem aplicados no solo consome boa parte dos recursos destinados à implantação e condução das lavouras. Por outro lado, em torno de 50% dos ganhos de produtividade obtidos através dos cuidados com a plantação são devidos ao uso de fertilizantes e corretivos, ficando o restante destinado a gastos com aquisição de sementes melhoradas, controle de pragas e doenças e outras práticas culturais. Em média, cada real investido corretamente com correção e adubação do solo garante um retorno de, em média, R$ 3,00.
A época de coleta e envio das amostras ao laboratório para análise é variável, mas o ideal para culturas anuais é no início da seca quando o solo ainda apresenta certa umidade, facilitando os procedimentos de amostragem, e com boa antecedência em relação ao plantio. Segundo o professor, o pico de trabalhos no setor acontece nos meses de maio e junho. “Não é possível realizar um trabalho em pouco tempo. Para um resultado mais correto e eficaz, é necessário um prazo maior, para traçar um planejamento de preparação da terra para o plantio e garantir os resultados esperados pelos produtores”.
IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE – Uma adubação correta só pode ser feita quando se conhece a fertilidade da terra. Já é de conhecimento da maioria dos agricultores que solos de diferentes locais numa mesma região apresentam uma grande variação em relação às condições necessárias para o crescimento das plantas. Ao mesmo tempo, quanto mais produtiva for uma cultura, mais ela esgota a terra. Somente a análise do solo realizada periodicamente pode indicar as necessidades de nutrientes e fertilizantes que devem ser fornecidas em cada cultivo.
O professor Carlos Alberto explica que cada produto aplicado precisa de um tempo para reagir, por isso a importância de se planejar o plantio com antecedência. “Para aplicação do calcário, por exemplo, é preciso uma antecedência de três meses para ele reagir. Entre a análise e avaliação do material, divulgação dos resultados e repasse das informações para um técnico que vai aplicar os produtos necessários para preparar o solo e implantar a cultura demanda muito tempo”.
Outras informações no Laboratório de Análise do Solo pelo telefone (35)-3829-1264