Inscrições abertas para Programa Institucional de Bolsas (PIB/UFLA)

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) abriu inscrições para diversas modalidades do Programa Institucional de Bolsas (PIB/UFLA). As inscrições podem ser feitas até o dia 27/7 pelo SIG. O período de vigência das bolsas é de 01/10/2018 a 31/09/2019. Os bolsistas com contrato vigente até setembro de 2018 que tiverem interesse em continuar atuando nos projetos devem se candidatar às novas vagas, de acordo com as especificações de cada edital.

A bolsa institucional é um subsídio mensal custeado e concedido pela Universidade ao estudante participante do Programa, com valor de R$ 300,00 (trezentos reais) mensais, sendo estabelecido o regime de 12 (doze) horas semanais, equivalente a 48 (quarenta e oito) horas mensais de atividades.

Proat/Praec

O Programa de Aprendizado Técnico (Proat) objetiva despertar vocações para o desenvolvimento técnico e tecnológico entre os estudantes de graduação,  auxiliando a UFLA a cumprir sua missão educacional, gerando conhecimentos e práticas para o avanço da ciência.

A Praec oferece, no mínimo, 48 (quarenta e oito) vagas a discentes de graduação para participação no Proat, distribuídas entre vagas reservadas e ampla concorrência, por projetos.

Confira aqui o Edital 12/2018 Praec/UFLA – Programa de Aprendizado Técnico – Proat

Padnee/Praec

O Padnee é uma modalidade de Bolsistas de Apoio a Discentes com Necessidades Educacionais Especiais, e tem como objetivo institucionalizar ações de acessibilidade e inclusão de discentes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE).

A Praec oferece, no mínimo, 06 (seis) vagas a discentes de graduação para participação na modalidade de Apoio a Atividade Extraclasse, 04 (quatro) vagas a discentes de graduação para participação na modalidade de Ledor e 02 (duas) vagas a discentes de graduação para participação na modalidade de Modelagem – 3D.

Confira aqui o Edital 13/2018 Praec/UFLA – Programa de Apoio a Discentes com Necessidades Educacionais Especiais – Padnee

Mesp/Praec

O programa de Monitoria Esportiva (Mesp) seleciona estudantes para desenvolverem a função de Monitores Esportivos, realizando atividades de monitoria junto aos Projetos Esportivos e de Lazer da UFLA, vinculados à Coordenadoria de Esportes e Lazer – CEL. Os projetos encontram-se definidos nas seguintes categorias: a) Esportes Educacionais; b) Esportes de Lazer; c) Atividade Física Comunitária; d) Atividade Física e Saúde; e) Socialização Esportiva; f) Esportes Comunitários.

A Praec oferece, no mínimo, 11 vagas , distribuídas entre vagas reservadas e de ampla concorrência.

Confira aqui o Edital 14/2018 Praec/UFLA – Programa de Monitoria Esportiva – Mesp

Pibec/Proec

O Programa Institucional de Bolsas de Extensão e Cultura visa contribuir para a formação acadêmica dos estudantes de graduação dos cursos presenciais, por meio da concessão de bolsas de iniciação em extensão. O objetivo é selecionar estudantes de graduação para desenvolverem ações de extensão universitária vinculadas aos Programas e Projetos de Extensão.

A Proec oferece, no mínimo, 81 bolsas institucionais voltadas para extensão, de acordo com dois editais:

Edital nº 2/2018 Proec/UFLA

Edital nº 3/2018 Proec/UFLA

Pibic/PRP

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica visa conceder bolsas de iniciação científica a estudantes de graduação do ensino superior, proporcionando-lhes o desenvolvimento do pensamento científico e a iniciação à
pesquisa.

A PRP oferece, no mínimo, 180 bolsas no programa.

Confira o edital Edital PRP Nº 07/2018 – Pibic/UFLA