Projeto da UFLA recebe crianças da comunidade para uma tarde brincante

No último sábado (23/6), a Universidade Federal de Lavras (UFLA), por meio do Grupo de Pesquisa sobre Formação docente e Práticas Pedagógicas (Forpedi), do Departamento de Educação (DED/UFLA), promoveu uma tarde brincante à comunidade. Trata-se de uma iniciativa do Projeto de Pesquisa e Extensão: Oficina do Brincar: formação docente comprometida com os brincares.

A ação contou com a participação de cerca de 200 pessoas, entre estudantes e professores, pesquisadores do Forpedi e do curso de Pedagogia da UFLA, na organização e proposição de brincadeiras; e com a presença da comunidade externa: crianças e familiares. A atividade teve o apoio das escolas da comunidade lavrense: Núcleo de Educação Infantil da UFLA (Nedi); Jardim Colibri e Instituto Presbiteriano Gammon.

As ações brincantes ocorreram em frente ao DED, que ganhou pinturas de brincadeiras tradicionais como Amarelinha, Bets, Jogo da velha na rua, transformando-se num convidativo espaço para brincar.

De acordo com a coordenadora da ação, professora Francine de Paulo Martins Lima (DED/UFLA), a ação revela uma preocupação com uma formação docente comprometida com a criança e seu pleno desenvolvimento: “Ações como essa permitem aos futuros professores, estudantes do curso de Pedagogia, a aproximação e o contato com a criança e com a comunidade, prevalecendo a ideia de uma necessária formação científica, mas essencialmente humana, requerida à formação docente”.

A coordenação do evento avalia que os resultados foram os mais positivos; “Adentramos pais, mães, professores, alunos/futuros professores e comunidade ao reino das crianças! Deixamos prevalecer o tempo humano, dos sorrisos, da partilha, da alegria do brincar. Resultado: brincantes surgiram de todas as partes sem se preocuparem com o tempo e com idade que comumente nos distanciam”.

Confira mais imagens do evento no link: https://www.facebook.com/pg/forpedi2017/photos/?tab=album&album_id=234989330430078