Curso de licenciatura em Educação Física comemora uma década de trajetória

Na comemoração de dez anos do curso de licenciatura do Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professores e especialistas de renome na área recordaram a história do curso e a importância da formação de professores em Educação Física durante o primeiro Seminário Integrador, um decênio de trajetórias (in)formativas. Com a participação de 120 estudantes, o evento aconteceu de 25 a 26 de junho.

Na ocasião, uma galeria de imagem dos gestores do Departamento foi inaugurada, um livro sobre as memórias do Departamento foi lançado e os participantes também conferiram mostra de cinema. 

Na abertura do encontro, o professor Bruno da Silva (DEF/UFLA)  ressaltou que o seminário conectou o passado e o presente do Departamento. “O evento é um esforço do Departamento na construção de diálogos embasados nas diferenças em prol das finalidades do curso”, disse.

O chefe do DEF/UFLA, professor Luiz Henrique Rezende Maciel, na ocasião representando a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários, relembrou que o Departamento de Educação Física lidera o número de projetos de extensão dentro da universidade. “Atendemos, pelo menos, duas mil pessoas da comunidade, o que demonstra o impacto da Educação Física na Instituição. Registrar o primeiro decênio é importante à medida que define como chegamos até aqui”, apontou.

O professor Kleber Tüxen Carneiro (DEF/UFLA) destacou a importância da trajetória do Departamento. “Para sabermos onde queremos ir, temos que saber de onde viemos”, ressaltou.  Durante a apresentação, um dos principais especialistas brasileiros em Pedagogia do Esporte, o professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)  Alcides José Scaglia, elogiou os cursos de Educação da Física da UFLA. “A Universidade é uma das poucas instituições de ensino superior do País em que o Departamento de Educação Física se compromete com a aproximação entre licenciatura e bacharelado na área”. 

Pedagogia

O evento também contou com a Conferência sobre a trajetória dos 25 anos da Pedagogia do Jogo e seu imbricamento com a Pedagogia do Esporte, ministrada pelo professor Alcides José Scaglia, da Unicamp.  Na apresentação, o especialista explicou o ensino do futebol  a partir do processo  de ensino, vivência, aprendizagem e treinamento do esporte.  “É importante compreendermos  metodologia do esporte. Já tivemos um período, na década de 80, em que o esporte era massacrado como prática da Educação Física, ao adotarem no passado o esporte por uma perspectiva de alienação.  É necessário discutir a prática de ensino do esporte e falar sobre competição. O treinador esportivo é um professor, logo sua formação é equivalente”, afirmou. 

Alcides reforçou  a importância da pedagogia do futebol de rua na formação dos jogadores. “A criança precisa ter liberdade de brincar com a bola, de se expressar sem compromisso, para depois aprender a técnica”, defendeu.  O professor da Unicamp ainda alegou que a universidade deve se aproximar da comunidade. “As instituições de ensino superior devem romper os muros entre o conhecimentos empírico do científico e ajudar a transformar o mercado. Quando aplicamos a pedagogia do jogo com ênfase no futebol, a academia demonstra que é possível formar professores e métodos qualificados aptos a ganhar jogos em campo”, justificou. 

Livro

Na última terça-feira (26/6), o Seminário ainda contou com o lançamento do livro: Por entre histórias e memórias: percursos e percalços do curso de licenciatura em Educação física da UFLA, dos autores Bruno Adriano Rodrigues da Silva e Kleber Tuxen Carneiro, ambos professores do DEF. 

O professor Kleber fez um agradecimento especial a todos os colaboradores que compartilharam as  memórias do Departamento.  Na ocasião, o professor Bruno comentou que as razões que levaram à publicação do livro foram: a comemoração do decênio do curso, a preservação da memória institucional, o compromisso com a compreensão da formação docente em Educação Física e o desenvolvimento de pesquisas históricas da Instituição.

O evento contou com a participação da vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho; do diretor da Editora UFLA, Marco Aurélio Carneiro; do chefe do DEF,  professor Luiz Henrique Rezende Maciel. 

Pollyanna Dias, jornalista- bolsista Dcom/Fapemig  

Ana Carolina Rocha, estagiária Dcom/UFLA