Professora da UFLA foi homenageada com Comenda Antônio Secundino de São José – honraria foi entregue pelo Governador na terça (12/6)

Foto: Manoel Marques/ Imprensa MG

Um trabalho diversificado, desenvolvido há quase 20 anos na área de meio ambiente e saneamento, fez da professora do Departamento de Ciências da Saúde (DSA) Joziana Muniz de Paiva Barçante uma das 15 personalidades homenageadas com a Comenda Antônio Secundino de São José. A honraria foi entregue na noite de terça-feira (11/6) pelo governador do Estado, Fernando Pimentel, em solenidade realizada na cidade de Patos de Minas.

A Comenda foi criada em 1991 e dá destaque a pessoas que tenham contribuído para o desenvolvimento da agricultura, pecuária, abastecimento, saneamento e meio ambiente no Estado. Faz referência a Antônio Secundino de São José, que nasceu na Fazenda da Onça, hoje pertencente ao município de Presidente Olegário. Antônio Secundino foi engenheiro agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura de Minas Gerais, em Viçosa. Especializou-se no exterior e, de volta ao Brasil, fundou uma empresa que se dedica à pesquisa e ao agronegócio, responsável pela introdução do milho híbrido no Brasil – a Agroceres.

As homenagens ocorrem anualmente, a partir da avaliação de um Conselho específico, presidido pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais e composto por representantes de instituições de ensino e outros órgãos públicos, além de entidades de classes ligadas à agricultura. O Conselho aprovou por unanimidade a indicação do nome da professora Joziana para receber a horaria.

Trajetória de contribuições

Joziana iniciou sua caminhada de contribuições ao meio ambiente e ao saneamento no ano 2000, com pesquisas sobre parasitos de importância médica e veterinária. Na UFLA, ingressou em 2010, quando iniciou trabalhos de pesquisa e extensão intensificados a partir de 2012, relacionados à prevenção de endemias e ao debate público sobre doenças negligenciadas, sendo as leishmanioses e o combate à dengue focos importantes de seu trabalho, que tem auxiliado a saúde pública em Lavras e na região. Coordena ações de educação em saúde e projetos dentro e fora do câmpus da UFLA que colaboram para a vigilância ambiental e epidemiológica.

A professora foi coordenadora de Prevenção de Endemias da UFLA, membro da Câmara de Assessoramento (CBB) da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), chefe do DSA/UFLA e coordenadora do Curso de Medicina da UFLA, tendo também integrado a comissão que liderou a criação do curso de Medicina na Instituição. Atualmente é chefe de Gabinete na UFLA e presidente do IV Simpósio Brasileiro de Doenças Negligenciadas, que a cada ano amplia a conexão entre a academia e os profissionais de saúde em atuação na cidade e região. A homenagem emocionou Joziana, que compareceu à cerimônia acompanhada da família. “Fiquei muito feliz e satisfeita, porque é um reconhecimento que, para mim, se estende a todos os envolvidos nos projetos: estudantes, outros professores e técnicos administrativos da Universidade, servidores do município, do Estado e do Governo Federal que estão junto conosco para tornar as ações possíveis. Ninguém realiza um trabalho assim sozinho. E temos tido o privilégio de ver que mesmo quem deixa os projetos para seguir caminho em outra instituição, acaba levando consigo a valorização forte de um trabalho baseado no cuidado extremo com a comunidade, e essa semente vai sendo plantada e germinando também em outros lugares. É bom demais ver esse resultado”, avalia.