Dade oferece três oficinas de formação continuada para docentes da UFLA- inscrições até 22/6

A Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino (Dade) oferecerá três oficinas de formação continuada para docentes da UFLA. As inscrições podem ser realizadas até 22/6 no SIG. O local de realização das oficinas será no Polo INES/UFLA (câmpus histórico, em frente à DIRED). 

 

  • Oficina 1 – Introdução às Práticas de Metodologias Ativas 

Data de realização: 28/6 das 14h às 17h.

Ementa – Apresenta um panorama das principais práticas de metodologias ativas disponíveis visando oferecer variadas possiblidades a serem utilizadas em diferentes contextos de sala de aula. Propõe uma reflexão acerca dos componentes fundamentais para a utilização de Metodologias Ativas: o papel do professor, o protagonismo dos estudantes e a avaliação integrada. Na oficina serão propostas atividades visando trabalhar com as seguintes metodologias: Aprendizagem por pares; Sala de aula invertida; Aprendizagem baseada em problema e Rotação por estações de trabalho.

 

  • Oficina 2 – Produção de recursos audiovisuais como estratégia de ensino e aprendizagem 

Data de realização: 21/6 e 28/6 das 14h às 17h. 

Ementa – Demostrar as diferentes estratégias e técnicas de produção de recursos audiovisuais.  Planejar e elaborar uma vídeo-aula no estúdio.

 

  • Oficina 3 – Construindo Objetivos de Aprendizagem

Data de realização: 22/6 das 9h às 12h. 

Ementa – Por meio da metodologia de sala de aula invertida serão apresentadas as aplicações práticas das três dimensões da Taxonomia de Bloom no que se refere ao plano de ensino, plano de aula e avaliação da aprendizagem.

Para mais informações acesse: www.dade.ufla.br