Pint of Science: pela primeira vez em Lavras, o maior evento de divulgação científica do mundo

Nos dias 14, 15 e 16 de maio, o Pint of Science, um dos maiores eventos de divulgação científica do mundo, chega a Lavras pela primeira vez. O festival, que acontecerá em 21 países e 56 cidades brasileiras, busca promover o debate sobre pesquisas científicas recentes em ambientes descontraídos, em um formato aberto e acessível para a população.

——————–

Confira a programação em Lavras

Barão Steak House  – 19h30 – 21h
Rua Barão do Rio Branco, 79 – Dos Ipês, Lavras

14/5 – A ciência do café
Degustar um bom café  é um processo físico-químico em nosso cérebro que deleita ao mundo inteiro. Quem fala sobre o assunto é um dos cientistas de renome internacional na área.
– Flávio Meira Borém

15/5 – Inteligência artificial e robôs
Num futuro próximo, a maior parte do trabalho que você faz será feito por um robô. Não entre em pânico! Trabalhar no futuro recente será divertido e frutífero ao lado de robôs inteligentes.
 – Leonardo Silveira Paiva
–  Daniel Furtado Leite

16/5 – De Lavras ao infinito e além: dos nano-satélites aos buracos negros
No meio do caminho tinha um buraco negro; tinha um buraco negro no meio do caminho!
– Flavio D’Amico
– Lázaro Aparecido Pires de Camargo

  ———————–

Uai Maki Temakeria Bar e Restaurante  – 19h30 – 21h
Rua Comendador José Esteves, 118 – Centro, Lavras

14/5 – Caminhando para as tecnologias do futuro
Nanotecnologias e Biotecnologia serão os temas presentes e futuros desta primeira noite de divulgação científica.
– Lívia Elisabeth Vasconcellos de S. Brandão Vaz
– Luciano Vilela Paiva
 
15/5 – Inovação na ciência, tecnologia e o parque tecnológico
As novas descobertas científicas permitem novas tecnologias que devem ser direcionadas a favor da população para geração de emprego e avanço da sociedade. Este processo de inovação culmina e começa na geração de empresas e micro-indústrias que irão nascer no parque tecnológico de Lavras.
– André Luiz Zambalde 
– João José Granate de Sá e Melo Marques
– Paulo Henrique Leme

16/5 – Biodiversidade e o Hospital Universitário
A cidade de Lavras e a UFLA começaram uma relação há muitos anos e, juntos, constroem uma parceria profunda em beneficio da saúde da comunidade e do meio ambiente.
– Rodrigo Lopes Ferreira
– Thales Augusto Barçante
– Flavio Augusto de Melo Marques

——————–

Em Lavras, a coordenação do Pint of Science é do professor José Alberto Casto Nogales Vera, do Departamento de Física da UFLA (DFI). Ele explica que o evento é importante para que o público em geral possa conhecer mais sobre assuntos instigantes do mundo científico. Durante o festival, os pesquisadores conversam com o público descontraidamente e respondem perguntas. Não há formalidades como inscrição ou emissão de certificados, nem é preciso pagar entrada – apenas o que for consumido nos estabelecimentos que sediam o evento.

Sobre o Festival

O Pint of Science consiste em uma série de debates interessantes sobre as pesquisas científicas mais recentes, realizados em ambientes descontraídos, como cafés, restaurantes e bares, em um formato aberto e acessível para o público. Por isso, o nome original do evento, em inglês, se refere a um tipo de copo comum para beber cervejas (pint); daí, o nome pode ser traduzido livremente como “Chope da Ciência”. No evento, pesquisadores deixam suas bancadas de laboratórios para ocupar mesas de bares e restaurantes, onde conversam sobre suas pesquisas com a população.

O Brasil foi pioneiro na realização do evento na América Latina, tendo sua primeira edição em 2015. No ano passado, o festival se espalhou por 22 cidades brasileiras e abordou temas como física quântica, big data, poeira estelar e buracos negros, entre outros.

Para a coordenadora do Pint of Science no País, Natalia Pasternak Taschner, o evento tem o objetivo de criar um canal de comunicação direto entre cientistas e sociedade, visando à difusão do conhecimento: “As pessoas querem saber, têm sede de ciência, e os cientistas querem falar”.