UFLA realiza colação de grau para estudantes de 24 cursos – confira fotos

A sexta-feira (23/3) foi de celebração para a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e para os 464 formandos que colaram grau durante sessão solene do Conselho Universitário (CUNI). A cerimônia foi realizada no ginásio poliesportivo da instituição, em dois horários – às 14h e às 18h. A outorga de grau garantiu o ingresso no mercado de trabalho de profissionais que concluíram sua formação em 24 cursos.

Nos textos lidos pelas oradoras das turmas (Yara Alves dos Santos  e Thaís Oliveira Ribeiro), estavam as marcas de uma trajetória que exige empenho e deixa boas lembranças. Ficam manifestas muitas memórias: os grandes desafios; os momentos de desânimo e os de superação; os instantes agradáveis da rotina dentro do câmpus; o apoio da família, de professores, técnicos administrativos e outros incentivadores, entre muitas outras que expressam a satisfação desses novos profissionais por terem completado um ciclo importante de suas vidas.

O vínculo desenvolvido com a Universidade, onde toda essa caminhada foi trilhada, aparece forte nas palavras de Yara: “Deixamos de ser calouros: mudamos, evoluímos, crescemos – e a UFLA cresceu junto com a gente. Vimos prédios sendo erguidos, vias sendo abertas, elefantinho virando mamute. Fomos (…) privilegiados por presenciar a UFLA quebrar barreiras, enviar alunos para o programa Ciência sem Fronteiras, abrir novos cursos, conquistar premiações nacionais e internacionais. Lutamos junto com a instituição pela melhoria da educação e, por todos esses motivos, temos orgulho de ser UFLA”.

Parafraseando Rubem Alves, ‘há Universidades que são gaiolas, há universidades que são asas’. A UFLA, caros colegas, nos deu asas e tenho convicção de que temos condições de voar alto em busca de novos horizontes. Trecho proferido pela oradora Thaís.

As solenidades foram presididas pelo reitor e presidente do CUNI, professor José Roberto Soares Scolforo. Após fazer referência à tradução das cerimônias na Língua Brasileira de Sinais (Libras), manifestou orgulho pelo fato de a UFLA trabalhar primando pela inclusão e pelo respeito às diversidades. Para os formandos, reforçou a importância do juramento que fizeram, especialmente pelo compromisso com a ética, a justiça e a defesa da liberdade e da paz. “Vocês tiveram a felicidade de se formar sob o investimento do povo brasileiro. Por isso devem se empenhar em cumprir esses compromissos carregados de valores que são hoje tão necessários à sociedade brasileira”. Scolforo também incentivou os novos profissionais a seguirem em frente: “vençam o medo deste momento posterior à conclusão do curso e lutem, busquem alcançar seus sonhos, sejam cidadãos de valor, pratiquem solidariedade e continuem a caminhada com garra e persistência, sempre respeitando as diferenças”.

Formado em Direito, Samuel Furtado disse não ter como expressar todos os sentimentos desse momento. “Levo comigo um sentimento de gratidão à UFLA e de saudade; sentirei saudades dos colegas, dos professores, do curso, de todos aqueles que fizeram parte dessa história”. Samuel, enquanto graduando, aproveitou ao máximo todas as oportunidades oferecidas pela estrutura universitária – participou do Programa de Aprendizado Técnico do Programa Institucional de Bolsas (Proat/PIBUFLA), de dois projetos de iniciação científica, de projeto de extensão, de monitoria e de empresa júnior. “Essa diversidade complementar à formação foi muito importante para a consolidação do meu conhecimento pessoal e profissional”, avalia.

Priscilla Maria da Silva Francelino graduou-se em Educação Física.

Se o momento é de tanta emoção para formados e familiares, foi ainda mais especial para quem precisou de uma dose a mais de esforço para concluir o curso. Exemplo de superação, a formanda em Educação Física Priscilla Maria da Silva Francelino, que possui Necessidades Educacionais Especiais (NEE), comemorou a conquista do diploma. “Muitas vezes, diante das dificuldades, eu me perguntei por que estava investindo nesse projeto, mas valeu a pena o sacrifício. Agora quero atuar em escolas, não importa se no ensino fundamental ou médio”. Priscilla Maria da Silva Francelino tem Transtorno de Déficit de Atenção (TDA), autismo leve e um pouco de perda de audição. A estrutura inicial do Núcleo de Acessibilidade da UFLA, e mais tarde a Coordenadoria de Acessibilidade, deram o apoio que Priscila precisava para avançar nos estudos. “Esse apoio – com monitores, tempo diferenciado para realização das atividades e outros planejamentos – fez toda a diferença”, disse.

Clique aqui e saiba quem foram os patronos, patronesses, homenageados das turmas e estudantes que receberam o mérito acadêmico ou esportivo.

Confira o vídeo com os formandos 2017/2 – UFLA:

Clique nas fotos das galerias:

Imagens da solenidade da tarde (Fotos: Ana Eliza Alvim, Leonardo Assad e Luciana Tereza)

Imagens da solenidade da noite (Fotos: Samara Avelar, Karina Mascarenhas e Beto Moura)