Dia Mundial da Água: gestão das águas na UFLA é referência mundial

22 de março é o Dia Mundial da Água, data que busca promover a conscientização sobre a relevância desse recurso natural insubstituível e indispensável. Na UFLA, a excelência em gestão das águas é reconhecida internacionalmente: somos a 2ª universidade do mundo a receber o certificado de Universidade Azul, concedida pelo movimento global “Blue Community”.

Isso porque toda a água utilizada na Universidade vem de suas próprias reservas. São 15 nascentes reflorestadas, três poços artesianos e estruturas para captação de água das chuvas para atender uma comunidade acadêmica de cerca de 16 mil pessoas. A UFLA conta também com estações de tratamento de água e esgoto para atender toda a comunidade acadêmica, com tecnologia desenvolvida ela própria instituição. Desde 2009, todos os resíduos químicos e biológicos gerados nas atividades de ensino, pesquisa e extensão são tratados em um laboratório destinado para este fim, o que evita a contaminação dos solos e lençois freáticos.

Além da preservação ao meio ambiente, a gestão das águas da UFLA possibilita uma economia financeira de R$ 4 milhões ao ano, recursos que são aplicados na melhoria da qualidade do ensino.

Assista ao vídeo para saber mais sobre a responsabilidade ambiental da UFLA na gestão das águas:

Confira também:

UFLA é azul: http://bit.ly/2uJKobL
Gestão das águas é destaque em programa de rede nacional: http://bit.ly/2uE0e6V