Estudantes de Medicina fizeram visita técnica ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

A turma do sexto período do curso de Medicina realizou uma visita, ontem (31/1), à Base Descentralizada de Lavras do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A atividade foi coordenada pelo professor Flávio de Azevedo Figueiredo, do Departamento de Ciências da Saúde (DSA), no âmbito da disciplina Propedêutica Médica II.

O objetivo foi que os graduandos se familiarizassem à rotina de trabalho e funcionamento de uma Unidade de Suporte Básico e Avançado de Vida. Ali, os estudantes foram apresentados a toda a estrutura da unidade, desde o sistema de chamamento, equipamentos e trabalhos realizados dentro de uma ambulância – inclusive com simulação de atendimentos de emergência. O professor Flávio também é médico intervencionista do Serviço.

O Samu tem a missão de prestar socorro à população em casos de urgência e emergência. Para isso, a base lavrense conta com uma Unidade de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA). Tripulada por condutor e técnico em enfermagem, a USB conta com materiais para curativo, imobilização e acesso venoso, além de desfibrilador. Já a USA, popularmente conhecida como UTI Móvel, dispõe de mais equipamentos, e equipe composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor socorrista.

A base de Lavras localiza-se no quilômetro 352 da Rodovia BR-265. Está vinculada ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região do Sul de Minas (CISSUL, cuja Central de Regulação fica em Varginha.