Pedagogia Bilíngue Português-Libras (EaD) vence prêmio Reimagine Education 2018 – UFLA será um dos polos de oferta do curso

Os coordenadores do projeto, Bruno Galasso e Dirceu Esdras, receberam a premiação no evento Reimagine-Education 2018

O curso de Pedagogia Bilíngue Português-Libras (EAD), desenvolvido pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines/MEC), venceu o Reimagine Education 2018, prêmio que é considerado o “Oscar” da Educação Mundial. Além de conquistar o primeiro lugar na categoria “Educação Híbrida”, quando o curso é ofertado misturando as duas modalidades, online e presencial, o projeto brasileiro alcançou a primeira colocação na categoria geral, com a proposta mais inovadora nas áreas de tecnologia e educação do mundo. A cerimônia de premiação foi realizada na quarta-feira, 6/12, nos Estados Unidos.

O concurso é organizado pela instituição QS, responsável por avaliar e ranquear todas as instituições de ensino superior no mundo, em parceria com Google, Microsoft e IBM. O concurso envolveu mais de mil projetos inscritos, de renomadas universidades em 73 países.  É a primeira vez que um projeto brasileiro conquista o primeiro lugar geral na premiação.

O curso bilíngue de Pedagogia na modalidade EaD foi concebido dentro do “Plano Nacional dos Direitos da Pessoal com Deficiência – Viver sem Limites”. A responsabilidade pela implementação do projeto é do Ines, assumida a partir de um convite do Ministério da Educação (MEC). A UFLA é um dos 12 polos no Brasil a oferecer a modalidade, facilitando o atendimento a pessoas surdas (50% das vagas) e a ouvintes que desejem ter a formação especializada acrescida dos conhecimentos em Língua Brasileira de Sinais (50% das vagas). O início das aulas está previsto para fevereiro de 2018.

Para a coordenadora do polo do curso na UFLA e professora do Departamento de Educação (DED), Erica Alves Barbosa Medeiros Tavares, a vitória trouxe para o projeto, que já era considerado inovador, uma importante visibilidade internacional. “A UFLA já tem tradição no oferecimento de cursos de qualidade presenciais e a distância, e esse curso irá somar de forma brilhante a nosso serviço a comunidade. Iremos contribuir, mais uma vez, para a formação de professores e professoras da região, mas agora com o foco num público que muito estimo e faço parte, a comunidade surda. Tivemos o tema da redação do Enem ,  e agora o Núcleo de Educação Online do Ines vence esse premio internacional. Essa é uma vitória da comunidade surda brasileira, uma vitória pela proposta de uma educação online diferenciada”, ressaltou.

Confira aqui os vencedores do prêmio Reimagine-Education 2018

Confira aqui os vencedores da categoria Educação Híbrida

Com informações do Ines

Entenda mais sobre a parceria Ines/UFLA em entrevista realizada pela TVU: