Zeus estreará em competições Fórmula SAE – equipe construiu veículo de 600 cilindradas

Com a conclusão de seu protótipo Fórmula SAE (sigla em inglês para Sociedade de Engenheiros Automotivos), o núcleo de estudos Zeus embarca nesta semana para participar de sua primeira competição, a 14ª fórmula SAE Brasil, em Piracicaba (SP). O evento ocorrerá entre os dias 30/11 e 3/12, e irá pôr à prova veículos construídos por equipes de todo o Brasil. Essa será a primeira competição do Zeus, grupo constituído em 2014. Também é a primeira participação de uma equipe da UFLA em competição com esse propósito.

O veículo construído pelo Zeus, batizado com o nome de Caos,  conta com um motor de XJ6 de 600 cilindradas.  Essa capacidade faz com que o carro possa chegar a 160km/h. Há espaço para somente um ocupante. O motor foi adquirido; os demais sistemas do veículo foram projetados e construídos pelos membros do Zeus.

O objetivo dessa competição é que seja construído um veículo de corrida nos padrões SAE. Durante o evento, os carros passam por provas estáticas e dinâmicas. A avaliação considera o custo do projeto, sua gestão e apresentação de marketing. Outras provas incluem testes orais, inspeção de frenagem, teste de ruído e de inclinação. As provas dinâmicas ocorrem em seguida: testes de aceleração, enduro (eficiência e resistência), autocross e skid-pad.  

Os projetos são analisados antes da competição por engenheiros especialistas, e já valem como a primeira parte da avaliação dos protótipos. Nessa edição, haverá a presença de engenheiros estrangeiros, inclusive. Durante a competição, nas provas estáticas, as equipes devem demonstrar mais detalhadamente se o carro apresentado no projeto equivale com o apresentado no evento. Todas as provas são pontuadas de maneiras diferentes, a fim de garantir que o melhor conjunto de projeto e carro vença a competição.

Tudo é levado em conta: construção, performance, design, custos, consumo e segurança do automóvel. O torneio dá aos alunos a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos em engenharia através da aplicação das teorias aprendidas em sala de aula de uma maneira competitiva. Há 50 equipes inscritas para carros a combustão e 15 para carros elétricos.

Sobre o Zeus

A equipe Zeus conta com 36 membros atualmente – estudantes de Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Engenharia de Controle e Automação. Todos eles irão à competição. Os estudantes põem em prática seus conhecimentos de engenharia, eletrônica, mecânica e gestão para criar um carro de competição Fórmula SAE, orientados pelos professores Jackson Antônio Barbosa e Diogo Maciel (ambos do Departamento de Engenharia – DEG).

Conheça mais sobre a equipe Zeus: SiteFacebookInstagram.

Veja vídeo sobre o veículo e a competição:

Esse conteúdo de popularização da ciência foi produzido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais – Fapemig.