Primeiro UFLA faz Extensão reuniu mais de 600 participantes em 90 cursos

Curso de produção de adobes- método ecologicamente correto e mais barato que o do tijolo convencional

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) ofereceu mais de 90 atividades gratuitas com foco nas áreas de Finança, Produção, Meio Ambiente, Saúde, Direito, entre outras, a toda a comunidade de Lavras e região. Foram mais de 600 participantes durante os cursos realizados, das 8h às 18h, nessa quarta-feira (25/10).

O “UFLA faz Extensão”, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), teve como objetivo oferecer aos habitantes da área rural e urbana, de mais de 50 cidades da região, orientações e cursos de curta duração, com enfoque prático, mediado por estudantes e profissionais da Universidade.  O evento contou ainda com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

Curso de panificação

Andromeda Alves de Oliveira participou do curso de panificação com a sua mãe Elis Rejane E. de Oliveira. “Sou formada na UFLA em Administração Pública, e vim acompanhá-la neste curso. À tarde vamos fazer de empreendedorismo também. O curso foi muito interessante, aprendemos diversas técnicas e procedimentos”, comentou. Rejane diz ter aprendido muito: “Ela nos ensinou todo o passo a passo, e foi possível ver o que costumamos fazer de errado”. O curso de panificação foi ministrado pela mestranda em Ciência dos Alimentos Giulia Silva Bianchini.

O Enem no dia a dia

Outro curso que fez sucesso foi “O Enem no dia a dia – dicas de última hora”. Thaís Oliveira, 18 anos, quer fazer Biologia na UFLA. Ela já concluiu o Ensino Médio e está estudando para o Enem. “Eu acho importante essa iniciativa porque é uma oportunidade a mais para quem quer passar no Enem. Já participo do projeto Pré-uni e vim pegar mais dicas para a prova. Os professores explicaram muito bem, inclusive quem veio a primeira vez, e não participa do cursinho, conseguiu ter uma ideia geral de tudo. Valeu a pena”.

Para o pró-reitor de Extensão e Cultura, professor João José Granate de Sá e Melo Marques, por ser o primeiro evento houve um grande envolvimento da Universidade e da comunidade. Contudo, a expectativa é de que nos próximos seja possível atingir mais pessoas. “Esperávamos que o evento tivesse entre 500 e mil inscritos. Então, esteve dentro do planejado. Para os próximos vamos fazer o possível para atingir com mais ênfase o nosso público-alvo. Tivemos um retorno positivo entre todos que participaram, de que ficaram extremamente satisfeitos com a qualidade dos cursos, das apresentações, das oficinas. Foi sensacional”.

Colaboração: Samara Avelar

Fotografias: Camila Caetano, Luciana Tereza, Rafael Passos e Samara Avelar