Inicia na UFLA a 22ª Reunião Nacional de Pesquisa do Girassol e o X Simpósio Nacional sobre a cultura do Girassol

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) sedia pela primeira vez a 22ª Reunião Nacional de Pesquisa do Girassol e o X Simpósio Nacional sobre a cultura do Girassol, evento realizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), UFLA e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A solenidade de abertura foi realizada na manhã desta terça-feira (24/10).

Segundo os organizadores, o objetivo da RNPG é discutir os resultados de pesquisa e as recomendações técnicas para a produção da cultura do girassol, definir prioridades e estabelecer parcerias de pesquisa e transferência de tecnologia em girassol nas diferentes regiões do Brasil.

Para o presidente do evento, José Carlos Fialho de Resende, da Epamig Norte, esse evento é uma oportunidade única para que produtores atualizem seus conhecimentos. “E cabe a nós sempre perseverar com as pesquisas sobre as novas tecnologias na cultura de girassol”, complementou.

O pesquisador da Embrapa Cesar de Castro também destacou a importância das pesquisas para o melhor conhecimento do girassol. “A maioria das Universidades ainda não possui disciplinas que envolvem o girassol, além disso, temos alguns gargalos tecnológicos. Isso precisa ser mudado, pois temos que dar segurança ao produtor, para que ele possa produzir o girassol”.

Esteve presente o vice-prefeito de Lavras, Edson Alves de Abreu, também secretário de Agricultura do município. “Sabemos o quanto o girassol é importante, mas precisamos ter mais conhecimento para expandir para todo o Brasil. Esses encontros são de extrema importância para aprendermos novos métodos”, comentou.

O pró-reitor de Extensão e Cultura da UFLA, professor João José Granate de Sá e Melo Marques, aproveitou a ocasião para ressaltar a importância da Ciência em todas as áreas. “Nessa semana estamos promovendo na UFLA a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Teremos ainda amanhã, um destaque especial para o Dia C da Ciência e o UFLA faz Extensão, com mais de 90 cursos para toda comunidade de Lavras e região. Todos esses eventos são de extrema importância, como o de hoje, que envolve tantas entidades parceiras da UFLA”, destacou.

Luis Carlos Alonso atualmente trabalha na Syngenta.

Para essa edição da 22ª Reunião nacional de Pesquisa do Girassol e o X Simpósio Nacional sobre a cultura do Girassol, serão abordados os seguintes temas: qualidade de óleo e sua relação com a manutenção da saúde, manejo de plantas daninhas e doenças, qualidade da torta (coproduto) e o uso do girassol para silagem. A programação inclui apresentação de relatos de cultivo e trabalhos científicos. Confira a programação aqui: www.embrapa.br/rnpg2017/programacao.

A palestra inaugural foi sobre “Qualidade de Óleo e Saúde”, com o pesquisador Luis Carlos Alonso, que possui doutorado em Ciências Biológicas na Universidade de Sevilha e um segundo na Universidade de Columbia. Ganhou o prêmio Sears Longwell por sua pesquisa, pela excelência em genética.

Sobre o girassol – A cultura do girassol é semeada no Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás), Sudeste (Minas Gerais) e Sul (Rio Grande do Sul) do Brasil. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) o girassol foi semeado em 62,3 mil hectares, resultando em uma produção de 102 mil toneladas, na safra 2016/2017.

O estado de Mato Grosso foi responsável por 54% da produção nacional da oleaginosa. Para os organizadores do evento, o interesse pelo cultivo de girassol cresce, devido à busca por alternativas agrícolas e pelo interesse em óleos vegetais de melhor qualidade.