Eventos reúnem professores, estudantes e profissionais para debates sobre setor sementeiro

Andreia Bernabé explicou o papel das associações estaduais no contexto brasileiro de sementes

Pesquisadores, estudantes e profissionais estão reunidos nesta semana para dois importantes eventos na Universidade Federal de Lavras (UFLA) voltados à agricultura. O 3º Workshop em Produção e Tecnologia de Sementes e o 1º Simpósio em Inovações Tecnológicas no Setor Sementeiro tiveram início nesta terça-feira (24/10) e a cerimônia de abertura ocorreu no Salão de Convenções. Organizadas pelo Núcleo de Estudos em Sementes/UFLA (Nesem), ambas as iniciativas reforçam a posição da Universidade no desenvolvimento de pesquisas e de trabalhos ligados ao campo. A programação do workshop e do simpósio contemplam palestras, debates e minicursos que vão até quinta-feira (26/10).

O pró-reitor de Pós-Graduação, professor Rafael Pio, participou da abertura dos trabalhos e coube a ele representar o reitor da Instituição, professor José Roberto Soares Scolforo. O pró-reitor enalteceu a relevância dos eventos no contexto da agricultura, área que consolidou a UFLA como universidade de destaque.

Rafael Pio destacou também que a realização de eventos acadêmicos impacta positivamente na avaliação dos programas de pós-graduação da Instituição. “70% do reflexo da nota de um programa de pós-graduação é o trabalho do discente. Então, vocês (alunos) têm uma importância muito grande na nota e na qualidade do programa. Essas ações que vocês estão realizando contribuem intensamente para melhoria do nosso programa”, disse.

Mestranda em Genética e Melhoramento de Plantas na UFLA, a engenheira agrônoma Flaviane de Oliveira Ribeiro é integrante do Nesem e auxiliou na organização dos eventos.  “Todo o núcleo se empenhou muito nesses projetos. O intuito é promover a troca de conhecimento e de experiência, além do debate sobre temas relevantes no setor sementeiro e no cenário da agricultura”.

O chefe do Setor de Sementes, professor João Almir de Oliveira, do Departamento de Agricultura (DAG), também enalteceu a pertinência dos assuntos que serão abordados e a contribuição dos palestrantes. Oliveira considera que o workshop e simpósio são iniciativas que contribuem para a formação profissional dos alunos.

Texto: Rafael Passos – Jornalista/bolsista – Fapemig