Outubro Rosa na UFLA conta com iluminação especial no câmpus – ações serão realizadas na próxima quinta (26)

Outubro é o mês de reforçar a importância do cuidado com a saúde da mulher. Quem passou pelo letreiro da rotatória de acesso principal ao câmpus da UFLA e em frente ao prédio administrativo no período noturno, percebeu uma iluminação especial em referência à campanha Outubro Rosa – mobilização internacional que busca colocar em evidência uma das doenças que mais atinge mulheres no Brasil e no mundo: o câncer de mama. 

A Universidade realiza ainda, na próxima quinta-feira (26), uma série de atividades no câmpus, com atendimento ginecológico, distribuição de folhetos informativos sobre câncer de mama e de colo de útero, além de uma roda de conversa com mulheres e profissionais especializados sobre a necessidade e os desafios da saúde preventiva feminina. Para a data, a UFLA incentiva toda a comunidade acadêmica a vestir-se com a cor rosa, como uma forma de colaboração para a conscientização sobre o assunto.

A campanha é realizada pela Coordenadoria de Saúde da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) e pelo projeto Minuto da Saúde, com apoio da Liga Acadêmica da Saúde da Mulher e da Criança (Lasamc/UFLA), da  Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), do Nepaflor e do Coletivo Mulheres da UFLA e da Diretoria de Comunicação. O objetivo das mobilizações é reforçar o diagnóstico precoce como a principal arma no combate aos efeitos negativos da doença. Hoje, o progresso na medicina diagnóstica e terapêutica tem possibilitado atingir até 95% de cura para casos de câncer de mama diagnosticados precocemente. 

 

Confira as ações da UFLA na campanha Outubro Rosa

Mês de Outubro

– Iluminação especial em cor rosa do letreiro da UFLA (portaria principal) e do prédio administrativo (antigo prédio da reitoria)

Dia 26

10h às 12h – Educação em saúde sobre saúde da mulher, com orientações sobre câncer de mama e de colo de útero no ônibus laboratório da UFLA, que ficará estacionado no câmpus no estacionamento próximo ao Restaurante Universitário e ADUFLA, com:
– Hélio Haddad Filho – Ginecologista da Coordenadoria de Saúde da PRAEC/UFLA;
– Maria Luiza Lima – Enfermeira da Coordenadoria de Saúde da PRAEC/UFLA.

12h às 13h – Roda de conversa no Centro de Convivência, com:
– Lídia Lopes Pereira – Enfermeira da Unidade de Pronto Atendimento de Lavras e paciente oncológica;
– Marília Reis Pereira Vaz – Ginecologista e Obstetra da Santa Casa de Lavras;
– Nelise Maria Nascimento – Enfermeira do Centro Estadual de Atenção Especializada de Lavras;
– Maria Camila Lima – Psicóloga do Centro Estadual de Atenção Especializada de Lavras;
– Julia Vilas Boas – Representante do Coletivo de Mulheres da UFLA.