UFLA renova seguro contra acidentes pessoais para estudantes – veja como e quando solicitar

Contrato já está em vigência – procedimento inicia-se com ligação para 0800-787-1022

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) assinou contrato, em setembro, com sua nova prestadora de seguro contra acidentes pessoais, para apoio aos estudantes. O plano cobre todos os graduandos e pós-graduandos (regularmente matriculados), participantes dos BIC-Júnior e de apoio ao esporte de alto rendimento da UFLA, e os estagiários remunerados que realizam suas atividades na Universidade.

A abrangência, em todo o globo terrestre, tem cobertura de 24h por dia, sete dias por semana, na modalidade AP escolar, do momento do acidente à resolução da lesão. A pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, professora Ana Paula Piovesan Melchiori, explica que se trata de benefício proporcionado pela UFLA para proteger os estudantes em relação à ocorrência de acidentes nas diversas atividades acadêmicas, assim como nas atividades de pesquisa e de extensão.

Se acontecer um acidente, como devo proceder?

Para o atendimento, em território nacional e internacional, o estudante sempre deverá ligar para o telefone 0800-787-1022. É importante que o atendimento seja iniciado a partir desse procedimento.

Durante a ligação, será gerado um número de protocolo para autorização e atendimento em hospital credenciado mais próximo. No hospital, o estudante deverá apresentar documento de identificação e o cartão do seguro, que será fornecido pela UFLA nos próximos dias.

Será necessário entrar em contato com a UFLA no caso de um acidente?

A Secretaria da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) deverá ser contatada somente se houver algum problema com o seguro. O telefone da Secretaria é: (35) 3829-1132.

No caso de morte ou invalidez permanente, o que deverá ser feito?

Algum familiar deverá acionar o seguro ou entrar em contato com a Secretaria da Praec, que poderá auxiliar no requerimento do recurso. É necessário entregar documentação comprobatória.

Que tipo de coberturas o seguro prevê?

Este é um seguro coletivo apenas contra acidentes, com coberturas previstas para os seguintes casos:

• Morte acidental;
  • Invalidez permanente;
  • Despesas médico-hospitalares e odontológicas;
  • Assistência-funeral;
  • Transporte;
  • Condução para atendimento hospitalar;
  • Remoção hospitalar;
  • Retorno a domicílio;
  • Transmissão de mensagens urgentes;
  • Tratamento fisioterápico; e
  • Locação de aparelhos ortopédicos ou hospitalares.

Se houver um acidente em atividade diversa das acadêmicas ou no período de férias o seguro cobre?

Sim. Ele cobre qualquer acidente, de acordo com os valores estipulados no contrato, em território nacional e internacional.

Esse seguro cobre qualquer problema de saúde?

Não, pois cobre somente acidentes.Não deve ser confundido com um plano de saúde. No caso de outros problemas de saúde que não forem provenientes de acidentes ocorridos durante a vigência do seguro, os estudantes devem buscar atendimento em posto de saúde, hospital ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Qual o período de cobertura?

Doze meses, indo até setembro de 2018, com atualização do número de estudantes feita pela UFLA mensalmente. O prazo pode ser prorrogado de acordo com a legislação que rege o contrato.

Acesse aqui o contrato.