Ideas for Milk 2017 está com inscrições abertas – Participe

Nos dias 8 e 9 de dezembro será realizada a segunda edição do Ideas for Milk – Desafio de Startups – 2017, na Embrapa Gado de Leite de Juiz de Fora/MG. A competição tem o objetivo de gerar negócios lucrativos vinculados a startups, tendo como foco soluções para aumentar a eficiência da cadeia agroindustrial do leite no Brasil. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente no site do evento até 5/11.

Estão aptas a participar equipes de startups interessadas em gerar negócios nas grandes áreas temáticas do agronegócio do leite. Podem concorrer propostas de startups de qualquer região do Brasil, com ou sem CNPJ, em todos os níveis de maturidade e, inclusive, equipes com projetos em início de desenvolvimento.

Trata-se de uma competição nacional entre empreendedores com ideias inovadoras de modelo de negócio, produto, processo ou serviço, baseadas em software web, aplicativo mobile e/ou solução em hardware, incluindo Internet das Coisas (IoT).

Os projetos devem ter conexão com temas inerentes aos segmentos da cadeia produtiva do leite e todos têm o desafio de buscar eficiência, visando melhoria da qualidade, aumento da produtividade e redução dos custos.

No ano passado, a vencedora foi uma equipe integrada por membros do Departamento de Medicina Veterinária (DMV/UFLA). Eles apresentaram a proposta da  startup “Meu Leite – muitos problemas, uma solução”.

VACATHON:

O Ideas for Milk traz como novidade nesta edição o Ideas for Milk – VACATHON. Trata-se da 1ª Maratona de Programação Rural para Produção de Leite, que será realizado entre os dias 6 a 10 de dezembro juntamente com o Desafio de Startups. As inscrições estão abertas até 3/11, em que será selecionada uma equipe de cada instituição de ensino superior participante.

Equipes compostas de 3 a 5 estudantes irão explorar dados abertos de pesquisas da Embrapa Gado de Leite para desenvolver projetos de software ou hardware. A ideia é conhecer mais sobre temáticas relacionadas à produção de leite e criar soluções inovadoras aplicáveis a área com ajuda de pesquisadores e produtores de leite.

O processo de escolha em cada instituição fica a cargo de um professor, nomeado Embaixador do Vacathon. O evento terá 20 instituições de ensino superior convidadas/selecionadas a partir da inscrição dos embaixadores. Na UFLA, a embaixadora nomeada é a professora Marluce Rodrigues Pereira do Departamento de Ciência da Computação (DCC/UFLA).

O Ideas for Milk vai oferecer o prêmio de R$ 20 mil aos vencedores e é realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com as empresas Kick Ventures, Agripoint, Qranio e Carrusca Innovation.

Mais informações podem ser obtidas pelo site do Ideas for Milk ou na página do Facebook.

Luciana Tereza – estagiária DCOM/UFLA.