Diversão e velocidade: campeonato de automodelismo movimenta fim de semana na UFLA

Quem acha que engenharia e diversão não se misturam, provavelmente não conhece o automodelismo. A prática refere-se ao desenvolvimento e aprimoramento de modelos de automóveis em escala reduzida, que podem ser de controle remoto ou estáticos, elétricos ou movidos à combustão. Na UFLA, o que era um encontro despretensioso de amigos apaixonados pela tecnologia há sete anos, resultou na realização do 1º Encontro Sul Mineiro de Automodelismo – evento realizado na tarde de domingo (3/9), na nova pista on-road do câmpus, localizada ao lado do Centro de Eventos.

A disputa entre os mini-veículos despertou o interesse de adultos e crianças, que prestigiaram o evento. Ao final de três corridas, muita velocidade e euforia, houve a premiação dos três primeiros colocados.

O projeto de Automodelismo tem como idealizadores e apoiadores o pró-reitor de Infraestrutura e Logística (Proinfra), professor Jackson Antonio Barbosa, e o diretor de Logística Acadêmica, José Maurício de Resende. A competição é uma das vertentes de um projeto de ação comunitária, coordenador por Jackson.

José Maurício explicou que o objetivo é tornar a Mecânica algo acessível à comunidade. “Há alguns anos percebemos um grupo de pessoas praticando o automodelismo dentro da Universidade, aos finais de semana. Desse movimento, pensamos em unir a brincadeira a um trabalho pedagógico junto aos jovens de Lavras, dentro das escolas municipais, ensinando Física por meio dos carrinhos. Ao mesmo tempo, a projeção da pista on-road no câmpus visa trazer a comunidade para dentro da Universidade”, explicou.

A pista da UFLA possui traçado exclusivo e permite a prática do Automodelismo em alta velocidade. Aberta ao público em geral, ela será utilizada por diversas escalas de automodelo, trazendo a Lavras uma grande oportunidade para todos que se interessam pela atividade.