Estudantes da UFLA participam de Conferências Municipais em Lavras

Estudantes participam de Conferência Municipal de Vigilância em Saúde

Integrantes do Observatório de Políticas Públicas da Universidade Federal de Lavras (UFLA) participaram nas últimas semanas das Conferências Municipais em Assistência Social, de Saúde e de Vigilância em Saúde de Lavras/MG.

Realizada nos dias 21/7 e 22/7 na Secretaria de Desenvolvimento Social, a 10ª Conferência em Assistência Social teve como tema “Garantia de Direitos e Fortalecimento do SUAS”. Já a 7ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Humanização do atendimento e acolhimento do Sistema Único de Saúde (SUS)”, e a 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde, com a temática “Vigilância em Saúde: Direito, Conquista e Defesa de um SUS de público e de qualidade”, ocorreram respectivamente nos dias 28 e 29/7, na Escola Municipal Dra. Dâmina.

Além dos estudantes, os eventos contaram com a presença de usuários, profissionais e gestores públicos, onde foram apresentadas propostas com o objetivo de garantir o acesso universal aos serviços conforme o eixo temático de cada uma.

Durante as conferências também foram realizadas eleições de representantes para as Conferências Regionais, sendo que dois membros do Núcleo foram eleitos na Conferência Municipal de Vigilância em Saúde para comporem a comissão representante na Conferência Regional de Vigilância em Saúde.

Para os integrantes do Núcleo, a experiência colocou em prática, de forma ao mesmo tempo crítica e técnica, os conhecimentos adquiridos ao longo dos cursos de graduação e pós-graduação fornecidos pela UFLA, em prol de melhorias nas políticas públicas.

O Observatório de Políticas Públicas

O Núcleo de Estudos iniciou seus trabalhos em outubro de 2016 e possui como objetivo articular atividades de ensino, pesquisa e extensão a partir de uma perspectiva transdisciplinar e intersetorial no Campo de Públicas. Pertencente ao Departamento de Administração e Economia (DAE/UFLA), o Núcleo é coordenado pela professora Júlia Moretto Amâncio do DAE.

Saiba mais sobre o Observatório de Políticas Públicas pelo site ou na página no Facebook.

Texto: Luciana Tereza, estagiária DCOM/UFLA.