Primeira capacitação sobre Docência no Ensino Superior foi realizada na UFLA

Durante três meses os professores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) tiveram a oportunidade de debater, analisar e discutir os temas relacionados à função de professor no ensino superior. Ministrado pelas professoras do Departamento de Educação (DED) Catarina Dallapicula e Francine de Paulo Martins, o curso Docência no Ensino Superior é parte integrante das ações de formação continuada promovidas pela Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino (Dade) da Pró-Reitoria de Graduação (PRG).

As atividades tiveram como objetivo potencializar e qualificar a atuação dos professores no processo de ensino e aprendizagem. A expectativa é de que esse tenha sido um momento de auto reflexão por parte dos professores sobre a postura dentro de sala de aula. A metodologia consistiu em não apresentar modelos didáticos prontos, mas sim, analisar os pontos positivos e propor, em conjunto, soluções para os problemas.  O curso foi composto por  seis encontros presenciais realizados no anfiteatro do Núcleo de Educação Continuada (NEC) e carga horária virtual para complementar o aprendizado.

Participaram do curso os professores do Departamento de Ciências dos Alimentos (DCA), Departamento de Agricultura (DAG), Departamento de Educação (DED), Departamento de Ciências Exatas (DEX) e Departamento de Medicina Veterinária (DMV).

Segundo a professora Francine, as reflexões acerca das atividades docentes foram para aqueles que, de alguma forma, estão preocupados em aprimorar suas aulas. “Para além dos modelos ou receitas metodológicas, buscamos trazer para o centro das discussões as inquietações de cada professor e os desafios que enfrentam no processo de ensino e aprendizagem. Ao mesmo tempo, procuramos propor e provocar a busca por alternativas para enfrentar e superar os desafios, utilizando uma reflexão essencialmente pedagógica e necessária ao trabalho docente comprometido com a qualidade.”

Professoras Francine e Catarina, organizadoras do curso

Os resultados começaram a ser observados já no percurso dos encontros. A professora do DMV Ana Paula Peconick disse que já utilizou em suas aulas algumas táticas conversadas no curso e os estudantes ficaram encantados, pois, o propósito foi colocá-los como protagonistas, exercendo um papel mais ativo.

A professora do DCA Joelma Pereira afirmou: “Sempre quis me aprimorar como professora e já apliquei o ensinamento nas minhas aulas. Isso fez com que eu me aproximasse e entendesse melhor a realidade dos estudantes, o que abriu um leque de possibilidades.”

Para a professora Catarina, a experiência foi positiva e trouxe resultados significativos: “A formação teve um enfoque diferente devido ao fato de o curso se atentar para as necessidades dos professores que, à medida que participavam dos encontros, retornavam para as salas de aula com sugestões e estratégias que foram debatidas durante o curso.”

Panmela Oliveira – comunicadora e bolsista Dcom/Fapemig