UFLA na mídia: Pesquisa sobre embalagem antimicrobiana para muçarela é destaque na EPTV

Uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de Lavras (UFLA) a partir do uso de biopolímeros e óleos essenciais deu origem a uma embalagem especial e comestível para envolver o queijo muçarela, capaz de aumentar sua durabilidade e reduzir seu teor de sal e conservantes. O estudo foi matéria de destaque no G1, pela EPTV, no dia 26 de junho.

A película desenvolvida para envolver as muçarelas garantiu que, por mais de 20 dias, elas permanecessem em bom estado de conservação, mantendo sua textura e umidade, sem crescimento de microrganismos deteriorantes. Além disso, o sabor proporcionado pelos óleos essenciais permitiu a redução de 50% no teor de sal necessário ao produto, sem prejuízo à aceitação do produto pelo consumidor.

O estudo foi conduzido na UFLA pelo pesquisador Lívio Pereira, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Biomateriais, orientado pelos professores Juliano Elvis Oliveira (Departamento de Engenharia – DEG), Ana Carla Marques Pinheiro e Roberta Hilsdorf Piccoli (Departamento de Ciência dos Alimentos – DCA).

Confira aqui a matéria completa.

Esse conteúdo de popularização da ciência foi produzido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais – Fapemig.