Estudos analisam novas tecnologias para fertilizantes – objetivo é aumentar a eficiência de nutrientes na agricultura

Um dos temas discutidos durante o II Simpósio de Ciência do Solo, que ocorre de 9/5 a 12/5 na Universidade Federal de Lavras (UFLA), envolve a formulação e a mistura de fertilizantes. O conteúdo foi compartilhado com os participantes do evento por meio de um minicurso, ministrado pelos estudantes de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo Taylor Lima de Souza e André Leite Silva, sob a orientação do professor Douglas Guelfi.

Os estudos realizados por esses pesquisadores, na área de fertilidade e nutrição de plantas, têm o objetivo de encontrar novas tecnologias para fertilizantes, que aumentem a eficiência no uso de nutrientes na agricultura. Os fertilizantes são utilizados nas plantações com o objetivo de aumentar a produtividade e, dessa forma, fazer com que o solo seja alimentado adequadamente com nutrientes em qualidade e quantidade essenciais para obterem bons resultados.

O projeto atualmente em desenvolvimento pelos doutorandos tem como objetivos principais analisar a emissão de gases causadores de efeito estufa produzidos pelos fertilizantes minerais, além de testar os que são vendidos no mercado no que diz respeito à relação “produtividade x emissão”, pois alguns nutrientes, quando aplicados no solo, tendem a evaporar e, por isso, não causam o efeito esperado na plantação.

Participantes e palestrantes do minicurso.

Na prática

O minicurso foi aberto ao público e teve a participação de estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade, além de agricultores.

Aurélio de Castro Mourão é agricultor da cidade de Piau, região na Zona da Mata do estado e seu principal negócio é a produção de banana. Ele disse que há muitos anos acompanha as palestras da área realizadas na UFLA e afirmou que os cursos sempre são um acréscimo às suas atividades.

Atualmente, Aurélio compra os fertilizantes formulados, mas a intenção, principalmente após assistir ao curso, é produzir por conta própria, diminuindo dessa forma os gastos e aumentando a produtividade dos trabalhos realizados.

Para saber mais sobre o assunto, leia a matéria do professor Douglas Guelfi publicada no Jornal International Plant Nutrition Institute (IPNI) sobre Fertilizantes Nitrogenados Estabilizados de Liberação Lenta ou Controlada.

Texto: Panmela Oliveira, comunicadora e bolsista DCOM/Fapemig.

Esse conteúdo de popularização da ciência foi produzido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais – Fapemig.