Simpósio de Produção Florestal teve início na UFLA – programação vai até quinta (11/5)

Foi realizada nessa terça-feira (9/5) a abertura oficial do V Simpósio de Produção Florestal na Universidade Federal de Lavras (UFLA). O evento recebeu 92 inscrições e inclui em sua programação palestras e minicursos voltados ao tema “Inovações tecnológicas no setor florestal”. O Simpósio celebra os dez anos de existência do Núcleo de Estudos em Silvicultura (NES) e será encerrado apenas na quinta-feira (11/5).

A abertura dos trabalhos teve as presenças do chefe do Departamento de Ciências Florestais (DCF), professor Luis Antônio Coimbra Borges; do pró-reitor de Extensão e Cultura da UFLA, professor João José Granate de Sá e Melo Marques; do atual tutor do NES e coordenador do curso de Engenharia Florestal, professor Lucas Amaral; e da Inspetora do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), professora Andrea Corrêa. Um convidado especial foi o professor aposentado do DCF e fundador do NES Antônio Cláudio Davide.

Antônio Cláudio lembrou, durante a solenidade, que o Núcleo foi criado a partir da necessidade de se reforçar a difusão e o ensino dos conceitos de silvicultura no Departamento. “Queríamos mesmo oferecer um reforço extracurricular aos estudantes, organizando eventos e trazendo profissionais de outros lugares para falar sobre o tema para, dessa forma, aumentar o acesso à informação. Mas devo dizer que o grupo avançou para muito além da ideia inicial, com realizações importantes e não pensadas inicialmente.” O professor realçou o resultado desse trabalho de equipe. “O que a Universidade me ensinou, nos 37 anos que aqui fiquei, foi a importância da diversidade, das pessoas que pensam diferente e colaboram para resultados melhores”.

Durante a abertura, professor João José agradeceu a presença de todos e parabenizou os organizadores. “É mais um evento da série de outros, de sucesso, promovidos por este Departamento”. Em seguida, o professor Luiz Antônio reforçou os votos para que os participantes tenham o máximo de aproveitamento com o conteúdo. Já a professora Andrea relembrou o fato de o curso de Engenharia Florestal ter reconhecimento expressivo no País, tendo sido recentemente homenageado pelo Crea MG (leia mais sobre a homenagem). Na sequência, professor Lucas agradeceu aos membros do Núcleo pelo empenho na organização, bem como aos apoiadores. Enfatizou, ainda, a relevância da atuação do professor Antônio Cláudio. “Se hoje NES existe e como um dos mais antigos Núcleos da UFLA, devemos isso a seu trabalho”, destacou.

A primeira palestra do evento foi “Papel da Pesquisa numa empresa florestal”, ministrada por Hélder Bolognani Andrade, da Vallourec Florestal. Hélder formou-se na Instituição (Esal) e iniciou dizendo ter orgulho de vir à Universidade.

Entre os palestrantes do evento estão, além de pesquisadores da UFLA, profissionais de empresas privadas e de outras instituições públicas. O objetivo é disseminar conhecimentos sobre o setor florestal, com o intuito de demonstrar as inovações das diversas áreas de forma dinâmica e interativa, além de promover maior participação da comunidade acadêmica e a preparação para o mercado de trabalho.

Veja a programação atualizada do Simpósio.

Página do NES em https://www.facebook.com/nes.silvicultura/