Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde tem Aula Inaugural nesta sexta (12)

Prof. Geraldo Brasileiro Filho. Foto: Agência UEL de Notícias

A Aula Inaugural do Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde da UFLA será ministrada no dia 12 de maio de 2017, no Auditório Magno Antonio Patto Ramalho (Departamento de Biologia), às 10h. A aula será ministrada pelo professor Geraldo Brasileiro Filho, coordenador da Área de Medicina II da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

O professor Geraldo Filho é graduado e doutor em Medicina pela UFMG, com título de pós-doutorado pela McGill University, Montreal, Canadá. Ele é professor titular de Patologia da Faculdade de Medicina da UFMG, onde ocupou vários cargos administrativos, inclusive o de diretor. Atuou ainda como membro da Comissão de Especialistas de Ensino Médico do MEC. Dentre suas diversas funções como professor, pesquisador e avaliador da Capes, o professor Brasileiro é ainda o organizador/editor do famoso livro “Bogliolo Patologia”. 

A proposta do Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da UFLA foi recomendada pela Capes em outubro de 2016, sendo aprovada pela Câmara da Área de Medicina II. A equipe do Programa é composta por 14 professores, incluindo a participação de docentes do Departamento de Ciências da Saúde (DSA), de outros departamentos da UFLA e ainda colaboradores de outras instituições. O coordenador é o professor Luciano José Pereira (DSA).

Estudos envolvendo doenças crônicas não transmissíveis e doenças infecciosas e parasitárias de interesse biomédico compõem a proposta do PPGCS, nas seguintes linhas de pesquisa: Alterações Metabólicas, Inflamação e Alimentos Funcionais; Epidemiologia de Doenças Infecciosas e Parasitárias; Neurobiologia Experimental e Relação Parasito-Hospedeiro e controle de vetores.

A criação do Programa traz avanços à área de saúde humana para a Universidade. Os cursos de graduação dessa área são recentes, a exemplo de Educação Física (2007), Ciências Biológicas e Nutrição (2009), e Medicina (2014). O DSA teve sua criação oficializada em 2014.