Inscrições para o Enem vão de 8 a 19 de maio – saiba como a UFLA utiliza o Exame

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017) foram abertas no dia 8 e podem ser feitas até o dia 19 de maio, devendo ser efetuadas na Página do Participante. Neste ano, as provas serão realizadas em dois domingos consecutivos: 5 e 12 de novembro. A UFLA utiliza as notas do Enem para os processos seletivos dos cursos de graduação presenciais (SiSU e terceira etapa do PAS), mudança interna, transferência externa e obtenção de novo título.

O valor da taxa de inscrição é de 82 reais. Porém, podem solicitar isenção dessa taxa: todos os estudantes de escolas públicas concluintes do Ensino Médio em 2017; estudantes carentes já declarados com o CadÚnico; e aqueles que se enquadram nas exigências da Lei n° 12.799. Caso não se enquadre nos requisitos, o inscrito deverá realizar o pagamento da taxa até o dia 24 de maio em qualquer agência bancária, lotérica ou agência dos Correios. No ato de inscrição, o candidato deverá especificar o idioma para a prova de língua estrangeira (espanhol ou inglês), a cidade onde irá realizar a prova e se necessita de atendimento especializado ou específico.

Sobre as provas

No primeiro domingo (5), a redação será aplicada junto das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No segundo dia de prova (12), serão aplicadas as disciplinas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Esse exame é o principal acesso para as universidades públicas brasileiras. Também é utilizado em programas do governo, como o Prouni (que oferece bolsas para instituições particulares) e o Fies (de financiamento com juros baixos a alunos carentes). O cartão de confirmação da inscrição estará disponível para consulta e impressão na página eletrônica do Enem

Utilização do Enem na UFLA

Para os candidatos que participarem do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), cujas vagas são preenchidas exclusivamente com base nos resultados obtidos no Enem, são destinadas 60% das vagas dos cursos de graduação presenciais do primeiro período e a totalidade das vagas do segundo período letivo de cada ano.

Os candidatos da 3ª Etapa do Processo Seletivo de Avaliação Seriada (PAS) também devem participar do Enem, pois as notas dessa etapa são obtidas por meio dele. Assim, o candidato do PAS deve informar o seu número de inscrição no Enem para que o Inep possa fornecer suas notas à UFLA. Quarenta por cento das vagas dos cursos de graduação presenciais do primeiro período de cada ano são destinadas aos concorrentes provenientes do PAS. Tais candidatos devem se inscrever tanto no Enem quanto na 3ª etapa do PAS. A inscrição no PAS deverá ser feita no site www.ufla.br/pas, em período a ser definido posteriormente. Nela, o estudante também indicará o curso para o qual pretende concorrer.

A classificação nos processos de Obtenção de Novo Título, Transferência Externa e Mudança Interna de Curso é baseada nas notas obtidas no Enem, em exame realizado há no máximo cinco anos anteriores ao processo seletivo.

Já os cursos a distância têm suas vagas preenchidas por meio de processos seletivos próprios, embora as notas do Enem possam ser utilizadas como critério de seleção e classificação. No caso do curso semipresencial de Pedagogia Bilíngue Português-Libras, está definido pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines/MEC), responsável pela oferta, que o Enem será a forma de seleção (leia mais). Para outras informações sobre esse último curso, entre contato pelo e-mail erica.tavares@ded.ufla.br.