Teve início na UFLA a primeira Semana de Planejamento e Formação Docente

Abertura da primeira Semana de Planejamento e Formação Docente

Um tempo para planejar e refletir sobre: o ensino de graduação na Universidade; como aprimorar a oferta dos cursos; como melhorar a prática docente, e inovações possíveis. Estes são alguns dos pontos a serem abordados na 1ª Semana de Planejamento e Formação Docente na Universidade Federal de Lavras (UFLA), que teve início nesta segunda-feira (24/4).

A primeira semana do período letivo 2017/1 será de atualização para os docentes. O evento, promovido pela Pró- Reitoria de Graduação (PRG), por intermédio da Diretorias de Avaliação e Desenvolvimento de Ensino (Dade) e da Diretoria de Educação a Distância (Dired), contemplará atividades formativas, com reflexões sobre currículos e projetos pedagógicos.

Pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes Martins

A abertura, realizada no anfiteatro do Departamento de Agricultura (DAG), contou com a participação de docentes e discentes. O pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes Martins, destacou o envolvimento de várias pessoas da Universidade para a concretização do evento, composto por uma série de atividades, que possibilitarão diálogos e discussões.

“Professores de outras instituições estarão conosco para mostrar outras realidades, para falar como estão conduzindo as modificações nos currículos e as mudanças metodológicas. Assim, poderemos obter sugestões que orientarão nosso trabalho. Há necessidade de nos reposicionarmos em relação aos currículos e ao que acontece na de sala de aula. Nossos cursos são bem avaliados, mas temos que nos atentar para as mudanças necessárias a fim de que a qualidade se mantenha. Também é fundamental pensar sobre o ‘lugar’ que a graduação ocupa na Universidade”, afirmou o pró-reitor.

Pró-reitor de Graduação, Ronei Ximenes Martins; diretor de Desenvolvimento e Avaliação de Ensino, Antônio Araújo Andrade e diretor da Diretoria de Educação a Distância, Cléber Carvalho de Castro

Durante a abertura das atividades, o diretor de Desenvolvimento e Avaliação de Ensino (Dade), professor Antônio Araújo Andrade, afirmou o compromisso da instituição em desenvolver na Semana de Planejamento e Formação Docente atividades diversificadas. “Foi um desafio, pararmos para pensar sobre nossas atividades acadêmicas. É um momento muito especial para todos nós. Por isso, pensamos em palestras e oficinas com temáticas que são de extrema importância para os docentes”.

Para o diretor da Diretoria de Educação a Distância (Dired), professor Cléber Carvalho de Castro, esse momento de reflexão é essencial para verificar quais estratégias devem ser seguidas, a fim de ocorrer melhorias. “Estamos envolvidos especialmente na parte de prover tecnologias digitais que possam facilitar esse processo. Nos últimos cinco anos, percebe-se uma forte mudança de comportamento dos nossos estudantes, já não é possível ter apenas as aulas tradicionais. O que se vê é um processo cada vez mais conectado. É preciso criar redes de aprendizado. A aula expositiva é importante, mas há diversos outros recursos que podem potencializar”.

1ª Semana de Planejamento e Formação Docente

A programação traz palestras, mesas-redondas, oficinas e fóruns de debates com professores e técnicos da UFLA, além de convidados externos. Para mais informações acesse o link http://www.dade.ufla.br/. A PRG lembra da importância da participação dos alunos nas discussões propostas. 

Paralelamente a essa programação, os Colegiados de Cursos também promoverão debates sobre inovação curricular e atividades para os discentes com o objetivo de estimular reflexão e obter propostas para a melhoria dos currículos, a partir das diretrizes estabelecidas no Projeto Pedagógico Institucional (PPI).

Segundo a comissão organizadora do evento, a educação está vivendo um cenário que reflete os avanços tecnológicos, as novas exigências do mercado de trabalho, o ingresso de alunos com perfis sociais variados e o surgimento de novas pesquisas na área da educação. “Diante disso, a UFLA aposta em uma reestruturação curricular, que passa, sobretudo, pela inovação das práticas pedagógicas, por isso a importância do envolvimento e participação efetiva da comunidade acadêmica neste processo de formação continuada que teve início com a realização do I Fórum da Graduação (Forgrad)”, ressalta.

Confira aqui a programação completa.

O evento está sendo transmitido ao vivo no site http://www.dired.ufla.br/aovivo/. As atividades realizadas pela manhã já estão disponíveis no youtube (clique aqui)

Texto: Camila Caetano, jornalista-bolsista Dcom/Fapemig.