UFLA integra projeto do MP que vai padronizar procedimentos de gestão de pessoas em órgãos de todo o Brasil

A servidora da UFLA Viviane (à esq.), acompanhada de outros integrantes da Comissão de trabalho, durante workshop realizado em Brasília.

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) está desenvolvendo o Projeto Sistema Normativo, que prevê a construção de manuais de serviços destinados a orientar as atividades das unidades de recursos humanos de todos os órgãos que compõem o Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec). A Universidade Federal de Lavras (UFLA) é uma das cinco organizações convidadas para compor a Comissão que integra o projeto.

Em março de 2017, a coordenadora de Cadastro e Controle de Pessoal da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da UFLA (PRGDP), Viviane Naves de Azevedo, participou do primeiro workshop realizado em Brasília para estruturação dos trabalhos. Serão seis encontros até setembro de 2017, quando os manuais devem já estar concluídos. A previsão é de que a equipe da Comissão prepare também os módulos para capacitação dos servidores dos diversos órgãos federais que vão utilizar os manuais. Esse compartilhamento de informações ocorrerá  também por meio da Educação a Distância (EaD).

Além da UFLA, outras quatro universidades tiveram representantes convidados pelo MP para fazer parte da comissão. Trata-se da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) e Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). De acordo com Viviane, representantes dessas instituições já atuam como multiplicadores na área de Gestão de Pessoas desde 2011, o que favorece sua participação.

Ela ressalta, ainda, os benefícios dessa atuação: “É importante que a UFLA esteja inserida em um trabalho dessa natureza, que irá trazer reflexos para todas as organizações que fazem parte do Sipec (Ifes, ministérios ligados ao poder executivo, Receita Federal, INSS, Ibama, Polícia Federal, entre outros). O projeto e os manuais facilitarão o trabalho na área de gestão de pessoas, permitindo a perpetuação e uniformidade do conhecimento operacional e de legislação, já que  os quadros de servidores das instituições apresentam rotatividade. Será uma evolução significativa.”

Para Viviane, a inclusão de representantes de universidades na equipe de trabalho, formada essencialmente por integrantes do MP, valoriza o conhecimento acumulado nas instituições de ensino, por lidarem de forma bastante abrangente com o Sistema.

O projeto é desenvolvido sob a responsabilidade direta do secretário de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho no Serviço Público, do MP, Augusto Akira Chiba, e do coordenador Geral de Serviços, Carlos Augusto Silva, com a colaboração dos assessores Fernando Antonio Braga de Siqueira Junior (secretário-adjunto), Anderson Caires e Marco Cruz.