Programa de pós-graduação de universidade colombiana terá participação da UFLA

Da esquerda para a direita: Teodorico de Castro Ramalho (PRP), Martha Janeth Prieto Guevarra, Priscila Vieira Rosa e Rafael Pio (PRPG)

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) deu mais um passo para o fortalecimento de suas parceiras com as instituições de ensino superior na América do Sul. A Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) encaminhou uma carta de intenções à Universidad de Córdoba – Monteria Colômbia – para auxiliar na elaboração de um projeto de pós-graduação. A proposta envolve a área de Aquicultura e tem previsão de ser implementada em 2018, segundo a pró-reitora Adjunta de Pesquisa Coordenadora dos Programas de Iniciação Científica, a professora Priscila Vieira e Rosa

A professora Martha Janeth Prieto Guevarra, da Universidad de Córdoba, esteve na UFLA, nesta quinta-feira, para tratar do assunto. Ela considera que a qualidade e a tradição da UFLA no desenvolvimento de trabalhos científicos serão fundamentais para a montagem das linhas de pesquisa do programa. Com isso, está previsto um intercâmbio entre os professores das universidades para a formatação do projeto.

Desde 2008, há um convênio entre a UFLA e a Universidad de Córdoba que já permitiu a realização de treinamentos para pós-graduandos e docentes do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZ) e projetos de pesquisa em conjunto. Além disso, o setor de Piscicultura da UFLA já recebeu discentes para estágio supervisionado.

Os laços que unem ambas as instituições são estreitos. Em 2016, a professora Priscila Vieira Rosa, do Departamento de Zootecnia (DZO), foi convidada como palestrante especial da Semana Internacional Acadêmica na universidade colombiana. A parceria com a instituição estrangeira começou no âmbito da Aquicultura, tendo a coordenação da professora Martha Prieto, doutora pela UFLA no programa de Pós-Graduação em Zootecnia.

Texto: Rafael Passos – Jornalista/bolsista – Fapemig