InovaCafé recebe alunos do Kirkwood Community College

Na última quarta-feira (15), a Agencia de Inovação do Café (InovaCafé) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), recebeu os alunos do curso de Ciências Agrárias da Kirkwood Community College (EUA). A visita desse ano teve uma nova programação, os estudantes do Núcleo de Estudos em Melhoramento e Clonagem (Nemec), Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf), Grupo de Estudos em Herbicidas, Plantas Daninhas e Alelopatia (Ghpd), Núcleo de Estudos em Máquinas Agrícolas e Portáteis (Nemaport) e Núcleo de Estudos em Qualidade, Industrialização e Consumo de Café (QI Café), tiveram a oportunidade de mostrar o seu trabalho e como ele contribui com o desenvolvimento da cafeicultura no Brasil.

“Essa semana, tive a oportunidade de conhecer o grupo de estudantes da kirkwood Community College, que fica em Iowa, EUA. Muito além de interagir com estrangeiros, tive a oportunidade de fazer novas amizades, contatos profissionais, treinar e testar minhas habilidades na língua inglesa e também de conhecer um pouco mais sobre a Kirkwood, uma excelente faculdade de ciências agrárias. Sempre tive vontade de fazer intercâmbio e após conhecer esse grupo de pessoas incríveis e poder mostrar a eles um pouquinho de nossa cultura, quero muito poder reencontrá-los um dia”, relata a estudante de Agronomia, e trainee do Núcleo de Estudos em Melhoramento e Clonagem (Nemec), Mariane Ribeiro.

A visita foi conduzida pelo estudante de Agronomia, e coordenador do projeto Logistikos do Centro de Inteligência em Mercados da UFLA, Pedro Krambeck e pela estudante de Administração e, estagiária em comunicação da InovaCafé, Mariane Freitas, além de contar com o auxílio do programa criado pela Diretoria de Relações Internacionais da UFLA, Brother UFLA. Para o diretor do curso de Ciências Agrárias da Kirkwood, Scott Ermer, essa é uma maravilhosa experiência para os seus estudantes. “Nós estamos tentando criar essa oportunidade aos nossos estudantes de expandirem sua percepção sobre todas as culturas e começamos a pensar como a agricultura é diversa e como o café tem suas particularidades. Essa é minha quarta visita à UFLA e eu me surpreendo todas as vezes”.

A estudante de Agronegócio Raelynn Hunziker conta que gosta muito como a UFLA e seus estudantes estão envolvidos nas atividades, “o fato dos estudantes saberem sobre outras culturas e estudarem fora do país, além de conversarem com a gente na nossa língua, mostra que quando você está preparado para fazer algo, você está apto a fazer o que deseja”, complementa.

Na cafeteria escola CafEsal, a equipe apresentou alguns métodos de preparação do café, além de preparem um cappuccino para os novos visitantes.  “Foi uma experiência incrível receber os alunos da universidade em nossa Cafeteria. Através da visita conseguimos transmitir os nossos conhecimentos sobre os métodos de preparo e também as caraterísticas de um café de qualidade. Foi gratificante ver o interesse deles pelo universo do café”, disse a estudante de Engenharia de Alimentos, e estagiária da cafeteria, Carolina Bernandes.

No período da tarde os estudantes da Kirkwood visitaram a Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas Ltda (Cocatrel), onde conheceram o processo de armazenamento e recebimento dos grãos e degustaram café expresso e outras delícias locais na cafeteria da Cooperativa.

Texto e Fotos: ASCOM InovaCafé.