Finalizada a IV Feira de Marketing Social e Mídias Alternativas da UFLA

Na última terça-feira (13/03) ocorreu a IV Feira de Marketing e Mídias Alternativas (IV Femas) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). A feira trata-se de uma atividade prática realizada pelos estudantes do curso de Administração Pública matriculados na disciplina de Marketing Público (GAE270) do Departamento de Administração e Economia (DAE/UFLA), cujo objetivo é gerar propostas alternativas de marketing social para mudanças de hábitos e comportamentos, utilizando-se de mídias não convencionais.

As mídias não convencionais são suportes estratégicos para a promoção das campanhas, que objetivam gerar mudanças de hábitos e comportamentos sociais. Nesse sentido, cada um dos cinco grupos que se apresentaram escolheram uma temática social com a qual desejavam trabalhar.

O evento ocorreu ao lado do estacionamento do Restaurante Universitário da UFLA, onde o público presente teve a oportunidade de visitar os projetos apresentados pelos grupos, além de contar com a novidade, que foi a presença de food trucks, servindo opções doces e salgadas para os presentes.

Durante a feira, cerca de 500 pessoas passaram pelos estandes, dentre estudantes, professores e técnicos, além de contar com a presença de secretários municipais e vereadores, que elogiaram as propostas de intervenção e manifestaram interesse pelas temáticas, inclusive para implantação no município.

Segundo coordenador da Femas, professor Denis Renato de Oliveira (DAE), “o espaço garante condições para o exercício da interdisciplinaridade, pois contempla projetos que refletem problemas sociais e se colocam como estímulo para visitação da comunidade acadêmica e lavrense”.

Para o estudante Tales Montenze, que participou das atividades da disciplina, a experiência foi de fundamental importância para concretização dos ideais abordados nas aulas. “Colocar em prática o que foi visto em sala foi uma experiência fundamental que reforçou ainda mais o aprendizado. Foi um evento muito bem organizado e espero que a importância da feira seja aumentada a cada edição.”

Conheça mais sobre os projetos:

CICLO LUZ: CICLO LUZ: tem como objetivo promover a conscientização sobre o descarte correto de resíduos por meio da vinculação de descontos nas contas de energia para os cidadãos que entregarem o material em pontos de coleta definidos pela gestão pública municipal. Os valores descontados referem-se à diferença no investimento do poder público em coleta seletiva e aquisição de energia.

REUTILIZA: seu principal objetivo é a conscientização sobre a necessidade de substituição de sacolas plásticas por “ECO-bags”. Haverá financiamento do produto retornável com os valores de beneficiamento alcançados pela comercialização dos resíduos plásticos depositados pela população em pontos de coleta.

PREJUDICAR A SAÚDE NÃO “COLA”: o grupo pretende fazer uma campanha de incentivo ao público infantil das escolas do município de Lavras para a importância do consumo de sucos naturais em detrimento de refrigerantes utilizando-se de histórias em quadrinhos que simbolizam vilões e heróis.

SPOTTED: criação de um aplicativo cujo objetivo é auxiliar a identificar pessoas desaparecidas e moradores de rua.

COMBATE AO AEDES AEGYPTI: propõe utilização de mídias alternativas, como “adesivos de identificação”, para reconhecimento do comportamento pró-ativo de determinada comunidade no combate aos focos do mosquito da dengue. A ideia permite incentivar e premiar com eventos e atividades culturais diversas a comunidade com melhor desempenho. Ainda, planeja-se a criação de jogos de baixa resolução (16 bits) e “quizz” para conscientizar a população sobre a necessidade de prevenção.

Luciana Tereza – estagiária DCOM