Cambuquira recebe representantes de organizações suíças para debater gestão das águas – UFLA é parceira do projeto

O município de Cambuquira (MG) está mobilizado – por meio de uma parceria entre a Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Universidade de Berna (da Suíça), a ONG Nova Cambuquira e a Prefeitura da cidade – para discutir o desenvolvimento sustentável local a partir da gestão social da água. Até 11/2, membros das instituições envolvidas participam de um seminário com o professor e pesquisador da universidade suíça Andreas Kläy. O ativista internacional Franklin Frederick, do Movement of Citzenship Waters-Switzerland/Brazil, também acompanha os trabalhos.

O período de debates e capacitação permitirá que o município avance em ações para proteção da água como bem público. Para as cidades do circuito das águas, em que as fontes de água mineral estão presentes, a mobilização da comunidade para a preservação desse recurso é considerada cada vez mais necessária. De acordo com o professor da UFLA José Roberto Pereira, que coordena projetos de colaboração com o município, na legislação brasileira, a água mineral é tratada como minério (Código de Mineração, de 1967, e Código de Águas Minerais, de 1945), podendo o recurso ser extraído até sua exaustão. “Por isso, a comunidade deve participar ativamente dos movimentos que buscam garantir a água como direito humano e patrimônio público, um bem comum acessível a todos. Uma ação como essa e os projetos em parceria podem contribuir para a melhoria das condições dos parques e para a proteção ambiental das áreas de recargas das fontes”, explica.

Atualmente, UFLA, Fundação João Pinheiro, ONG Nova Cambuquira e a Prefeitura local atuam em um projeto conjunto que deverá resultar na elaboração do Plano de Gestão Social das Águas Minerais do município de Cambuquira, fundamentado nos princípios do desenvolvimento sustentável.

Cambuquira, que possui como atrativos turístico o Parque das Águas e seis fontes de água mineral, passou a integrar, em 2014, o grupo de “cidades azuis”, tornando-se a primeira comunidade azul da América Latina. O título é concedido pelo movimento Blue Community, que nasceu no Canadá e reconhece a água como um direito humano, devendo estar acessível a todos com qualidade, por meio de infraestrutura pública e gratuita, em uma gestão responsável e sustentável. Foi dentro da mesma proposta que a UFLA, em 2016, ganhou o título de Universidade Azul (Blue University) – foi a segunda universidade do mundo a receber o destaque. A primeira foi a Universidade de Berna.

Neste momento, as “universidades azuis” do Brasil e da Suiça se unem à “comunidade azul” de Cambuquira para planejar projetos de gestão social das águas. Após o seminário em Cambuquira, um evento internacional sobre o tema ocorrerá na UFLA. Tanto o professor Kläy quanto o ativista Franklin Frederick irão proferir palestras na Universidade nos dias 13/2 e 14/2. A organização desta etapa dos trabalhos é feita pelo Núcleo de Estudos em Administração Pública e Gestão Social, do Departamento de Administração e Economia (Neapegs/DAE), com o apoio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI/UFLA).

Programação do evento na UFLA – inscrições pelo SIG UFLA

13/2

14h – 16h / Contexto histórico e perspectivas para a criação da Universidade das Águas – Franklin Frederick

16h – 18h / Rethinking Science for susteinable development – Andreas Kläy