Reunião esclarece informações sobre o Programa de Apoio à Pós-Graduação

Pró-Reitora de Planejamento e Gestão Patrícia Maria Silva

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), juntamente com a Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (Proplag) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), realizaram na última quarta-feira (25/1), uma reunião com toda equipe dos Programas de Pós-graduação da Universidade que recebem o auxílio Programa de Apoio à Pós-Graduação (Proap) da Coordenadoria de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O objetivo dessa reunião foi apresentar as datas estabelecidas pela Proplag, referente ao calendário orçamentário da Instituição. A Pró-Reitora de Planejamento e Gestão, Patrícia Maria Silva, ressaltou que os Programas devem se basear no valor recebido no ano de 2016 pela Capes para a confecção do Plano de Aplicação de Recursos (Par) e Plano de Aplicação de Recursos Detalhado (Pard), bem como a importância da programação dos gastos nas rubricas específicas em que o Proap pode ser utilizado.

Também foram ressaltadas algumas datas importantes, principalmente as datas limites para registro do Pard no Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac), remanejamento de rubricas e empenhos. Segundo o Pró-Reitor de Pós-graduação, professor Rafael Pio, a previsão é de que a Capes disponibilize, via ofício circular, o valor do Proap de cada Programa de Pós-Graduação em março, além disso, a expectativa é de que em abril o recurso já seja disponibilizado.

O professor Rafael Pio ressaltou que esse procedimento adotado pela PRPG, em conjuntura com a Proplag, foi extremamente positivo para que haja mais eficiência nos Programas com relação aos recursos, principalmente o custeio dos itens que favorecem maior qualidade ao Programa e a atenção em não ocorrer devolução de recursos para a União ao final do calendário orçamentário.

Além disso, essa ação foi positiva para os novos coordenadores e coordenadores adjuntos, que assumiram a coordenação dos Programas em junho do ano passado e não tiveram a oportunidade de realizar a confecção do Par e do Pard, tarefa primordial para a eficiência da utilização do Proap.

Sobre o Proap

O Proap tem como objetivo financiar as atividades dos cursos de pós-graduação, proporcionando melhores condições para a formação de recursos humanos. Esse auxílio é destinado somente para os Programas de Pós-graduação stricot sensu, categoria acadêmico, com notas 3, 4 ou 5.

O recurso é calculado em função do número de docentes do Programa, se este possui o curso de mestrado e doutorado ou apenas mestrado, área do conhecimento o qual o Programa se insere, o número de discentes e a nota do Programa.

A UFLA atualmente possui 28 Programas de Pós-graduação acadêmicos. Deste número, 24 recebem o auxílio Proap. Os demais, por possuírem notas 6 ou 7, recebem o auxílio Programa de Excelência Acadêmica (Proex), que possui maior flexibilidade no calendário orçamentário e nos valores, além desse ser controlado pelo próprio Programa.

Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA.