Resultado do Enem 2016 será divulgado nesta quarta-feira (18)

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será divulgado nesta quarta-feira (18), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC). A informação foi divulgada no portal do Ministério. Os candidatos terão acesso às notas de cada uma das quatro provas (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática) e da redação no endereço enem.inep.gov.br.

Em 2016, mais de 6 milhões de candidatos realizaram o Enem. Desses, 5,8 milhões realizaram as provas nos dias 5 e 6 de novembro, e 273 mil na segunda edição, ocorrida em 3 e 4 de dezembro. Outros 53 mil realizaram o exame em 13 e 14 de dezembro, datas voltadas para as pessoas privadas de liberdade.

As notas do Enem podem ser usadas para disputar vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu), bolsas no ensino superior privado pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Ainda, os candidatos com mais de 18 anos podem usar o Enem para receber a certificação do ensino médio.

Enem e o ingresso na UFLA

O Enem é essencial para o ingresso na UFLA. No primeiro período letivo de cada ano, 60% das vagas ofertadas são voltadas para os candidatos provenientes do SiSU, e 40% das vagas são destinadas aos candidatos do Processo de Avaliação Seriada (PAS). A terceira etapa do PAS é correspondente ao Enem. Todas as vagas ofertadas no segundo período letivo são destinadas aos candidatos da segunda edição de cada ano do SiSU.