Terra Jr. é a empresa júnior que mais evoluiu em projetos e faturamento em todo o Estado

A Terra Jr., empresa júnior da Universidade Federal de Lavras (UFLA), foi um dos destaques da premiação
A Terra Jr. foi um dos destaques da premiação – evolução e profissionalismo

No dia 10 de dezembro foi realizada no hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte, a cerimônia de entrega do Prêmio Fejemg, premiação anual realizada pela Federação das Empresas Juniores do Estado de Minas Gerais (Fejemg) em parceria com as empresas juniores (EJs). A Terra Jr., empresa júnior da Universidade Federal de Lavras (UFLA), foi um dos destaques da premiação.

A empresa da UFLA, que atua desde o ano 2000 no ramo de consultoria agropecuária, foi a primeira colocada na categoria EJ Evolução, aquela que conseguiu maior evolução em projetos e faturamento em relação aos resultados do ano anterior. Também obteve a 2ª colocação como EJ Destaque, que são aquelas que em seu Cluster (ou grupo de maturidade) apresentou os melhores resultados no ano de 2016.

Para alcançar esse desempenho, a Terra Junior passou por uma avaliação comparativa em todo o País, incluindo como critérios o número de membros; número de projetos externos; faturamento com a realização de projetos e tempo médio de projetos. Em 2016, a Terra Jr. saiu do nível 1 para o nível 3, em uma escala de 1 a 5, entre os grupos de maturidade.

Premiações e incentivo para o movimento EJ
Premiações e incentivo para o movimento EJ na UFLA – exemplo para outros grupos

Além dessas premiações, a Terra Jr. foi reconhecida como EJ de Alto Crescimento, ou seja, empresa de alto potencial, que conseguiu aumentar seu impacto, anos após ano.

Em 2016, a empresa Junior, elaborou 35 propostas de consultoria/projetos, resultando em 21 contratos fechados, ampliando o portfólio e o número de clientes. E o melhor, a empresa conquistou um índice de 90% de satisfação desses serviços. Em relação a 2015, houve um crescimento de 135% no faturamento bruto, sendo 70% do faturamento com consultorias e projetos.

Ao todo, a empresa reúne 47 membros e 17 treinees, estudantes de diferentes cursos. Para os membros da Terra Jr. foram ministrados 59 treinamentos, totalizando 254 horas de capacitação. Ao todo, o processo seletivo de 2016 para entrada de novos membros contou com 345 candidatos inscritos.  No âmbito social, foram realizados três projetos Terra Solidária, com atividades na Comunidade Eterna Misericórdia e Associação dos Bairros Jardim Glória e Campestre.

O evento anual da Fejemg tem o objetivo de fortalecer, divulgar e comunicar as ações do Movimento Empresa Júnior (MEJ), através da premiação das melhores práticas desenvolvidas pelas EJs, além de aproximar os universitários de todo o Estado. O processo de seleção inclui a auditoria em cinco quesitos: crescimento, destaque, evolução, alto impacto e empresa multiplicadora.

Apoio institucional

A organização e realização de eventos é uma das habilidades desenvolvidas na empresa
A organização e realização de eventos é uma das habilidades desenvolvidas na empresa

Para o pró-reitor adjunto de Extensão e Cultura e coordenador de Desenvolvimento Tecnológico e Social, professor Dany Flávio Tonelli (DAE/UFLA), as EJs cumprem papel fundamental na formação dos estudantes e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) está atenda aos incentivos necessários para a sua profissionalização.

“Elas possibilitam o despertamento de qualidades essenciais no ambiente profissional, como a pró-atividade e a criatividade na resolução de problemas. O destaque alcançado pela Terra Jr. no último ano será um incentivo a mais para os empresários juniores, contribuindo para o fortalecimento do Movimento Empresa Júnior na UFLA. Que a experiência dos integrantes da TERRA sirva de estímulo para os demais estudantes de cursos que ainda não possuem empresa júnior”, ressaltou Tonelli.

Tutor da empresa júnior desde 2012, o professor Renzo Garcia Von Pinho destaca o comprometimento do grupo Tera Jr. “O trabalho é realizado de maneira extremamente responsável e a seriedade é repassada de geração para geração, envolvendo todos os membros”, enfatizou. O professor também destaca a multidisciplinaridade como uma das características de sucesso da empresa. “O grupo inclui estudantes de diferentes cursos e áreas do conhecimento, o que permite uma consultoria mais eclética, que extrapola as ciências agrárias”.

Profissionalização

O lado social é reforçado e os membros participam de diferentes campanhas. No último dia 9/12, foi a vez da panfletagem para o Natal da Misericórdia
O lado social é reforçado e os membros participam de diferentes campanhas. No último dia 9/12, foi a vez da panfletagem para o Natal da Misericórdia

Presidente da Terra Júnior no ano de 2016, Karen Silva credita o desempenho da empresa ao profissionalismo das gestões anteriores, que contribuiu para que colhessem frutos neste ano e, também, o foco em gestão dos projetos, novas parcerias, prospecção de novos clientes e, em especial, a manutenção da equipe sempre alinhada e motivada.

“Sabemos que quando a equipe está engajada e alinhada a busca por objetivos em comum se torna nosso foco e, em 2016, nosso objetivo era ter mais e melhores projetos, contribuindo com a vida do homem do campo, resultando, consequentemente, na melhor capacitação dos membros, profissionalmente e pessoalmente. Fizemos o nosso melhor para conseguir essas premiações e, com certeza, vão nos motivar a crescer ainda mais e ajudar a levar o nome da nossa Empresa e nossa Universidade para todo País”, destacou Karen Silva.

A Terra Júnior é uma empresa de consultoria agropecuária, sem fins lucrativos. Fundada no ano de 2000, é formada por alunos dos cursos de Administração, Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Lavras, e conta com total assistência de professores dos diferentes departamentos. Consulte a empresa Terra Júnior no Facebook.

Em outubro, a Terra Jr realizou sua segunda Imersão, com o tema "Conhecendo o passado, planejando o futuro". Foi um tempo de muita interação, aprendizagem e crescimento, em que foram realizadas diversas atividades com o objetivo de aprimorar e alinhar nossos Empresários Juniores e consequentemente a Empresa
Em outubro, a Terra Jr realizou sua segunda Imersão, com o tema “Conhecendo o passado, planejando o futuro”. Foi um tempo de muita interação, aprendizagem e crescimento, em que foram realizadas diversas atividades com o objetivo de aprimorar e alinhar nossos Empresários Juniores e consequentemente a Empresa